Novena de Pentecostes

Novena de Pentecostes



Nós nos preparemos para a Festa de Pentecostes, rezando durante nove dias esta oração, clamando os dons do Espírito Santo sobre nós, nossas famílias e sobre toda a Igreja.


Para que serve uma novena? Para suplicar, pedir e esperar a promessa da parte de Deus, fortalecendo nossa alma. E por que chamamos a Novena de Pentecostes como a mãe de todas as novenas?


Quando Jesus subiu aos céus, 40 dias após a ressurreição, ele pediu para que os apóstolos não se afastassem de Jerusalém até que viesse o Paráclito. (cf. At 1,4-5).


Este período de espera foi feito em oração perseverante, junto com a Mãe de Jesus no Cenáculo.


Por isso, a Novena de Pentecostes é chamada de “mãe de todas as novenas”, por estar neste intervalo entre a Ascenção de Jesus e a Vinda do Espírito Santo.


Beata Elena Guerra

Ela é identificada como uma novena litúrgica, instituída através de um DECRETO PAPAL inserido na Encíclica Divinum Lllud Múnus, do Papa Leão XIII, promulgada a 09 de maio de 1897.


O papa assim procedeu, pois, aconselhado pela beata Elena Guerra, fundadora das irmãs Oblatas do Espírito Santo, preocupou-se com a pouca atenção dada à Pessoa do Espírito Santo.


Para a beata, havia a ideia de um Pentecostes permanente. Em uma de suas cartas dirigidas ao Papa Leão XIII, dizia ela:


“O Pentecostes não terminou; de fato é sempre Pentecostes em todos os tempos e em todos os lugares, porque o Espírito Santo deseja ardentemente dar-se a todos os homens e, aqueles que o desejam, podem recebê-lo sempre; portanto não temos nada a invejar aos Apóstolos e aos primeiros cristãos; nós só temos que nos dispor como eles, a recebê-lo bem e Ele virá a nós como veio a eles”.


Rezemos durante 9 dias esta Novena, clamando pelos dons do Espírito Santo sobre nós, sobre as nossas famílias e toda a Igreja.


Continue a sua novena escolhendo o dia abaixo: