Novena de Pentecostes - Sétimo Dia

Novena de Pentecostes

SÉTIMO DIA

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oração inicial

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!


Súplica ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,

Meu coração é impuro, Mas podeis purificá-lo.

Meu coração é tenebroso, Mas podeis iluminá-lo.

Meu coração e mau, Mas podeis saciá-lo de amor.

Meu coração é triste, Mas podeis consolá-lo.

Meu coração é fraco, Mas podeis fortalecê-lo.

Me u coração é frio, Mas podeis abrasá-lo.

Meu coração é terreno, Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.

Meu coração é pecador, Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.

Meu coração é inconstante, Mas podeis torná-lo perseverante.

Vinde. pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor.


Oração antes da meditação

Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!


Meditação - "O Pentecostes de São Paulo"

"Havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. O Senhor, numa visão, lhe disse: 'Ananias'! 'Eis-me aqui, Senhor', respondeu ele. O Senhor lhe ordenou: 'Levanta-te e vai à rua Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso, chamado Saulo; ele está orando'. (Este via numa visão um homem, chamado Ananias, entrar e impor-lhe as mãos para recobrar a vista.) Ananias respondeu: 'Senhor, muitos já me falaram deste homem, quantos males fez aos teus fiéis em Jerusalém. E aqui ele tem poder dos príncipes dos sacerdotes para prender a todos aqueles que invocam o teu nome'. Mas o Senhor lhe disse: 'Vai, porque este homem é para mim um instrumento escolhido, que levará o meu nome diante das nações, dos reis e dos filhos de Israel. Eu lhe mostrarei tudo o que terá de padecer pelo meu nome. Ananias foi. Entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse:

'Saulo, meu irmão, o Senhor, esse Jesus que te apareceu no caminho, enviou-me para que recobres a vista e fiques cheio do Espírito Santo"' (At 9,10-17).

Durante a viagem a Damasco, com o propósito de perseguir os cristãos, Paulo se viu de repente rodeado de uma grande luz, caiu em terra e ficou cego. Nesse instante ouve uma voz que lhe diz: Saulo,Saulo, por que me persegue? Ele respondeu: Quem é, Senhor? E ele: Eu sou Jesus a quem você persegue. Levante-se e entre na cidade e aí lhe será dito o que tem de fazer (At 9,4-6). Deus poderia ter completado a obra de restauração de Paulo sozinho. Em vez disso, escolhe um homem simples e bom chamado Ananias para levar a salvação a esse que se considerava sábio, mas nau possuia a verdadeira sabedoria de Deus. Ananias, docil ao Espírito Santo, para realizar a obra que lhe estava sendo confiada, deixou-se curar de seus preconceitos para com Paulo. Quantas vezes perdemos oportunidades de levar pessoas a Cristo por estarmos contaminados com nossas reservas humanas em relação a elas. Paulo foi curado de seu orgulho para aceitar o anuncio do evangelho e a oração de um homem sem muita instrução. Uma pequena vela pode acender urna grande luz.


Meditação pessoal 


Oremos

O Deus de infinita misericórdia, que não olhais para nossos pecados, mas para o propósito de viver uma nova vida vinde em socorro da nossa fraqueza, enchendo-nos com o mesmo Espírito Santo que removeu as escamas dos olhos de Paulo e o transformou em uma nova criatura. Enviai-nos o Vosso Espírito e seremos renovados. Amém.

Assim como nos reunimos em vosso nome, ó Divino Espírito Santo, concedei-nos, por vosso amor, a graça de permanecermos sempre unidos na justiça evangélica e na solidariedade fraterna. Que nunca nos esqueçamos e nos afastemos de vós, e alcancemos juntos a verdadeira e eterna felicidade. E que esteja sobre nós, sobre nossos amigos e familiares, sobre nossos intercessores e colaboradores, bem como sobre todos aqueles com quem ainda não vivenciamos a plena comunhão e caridade, a bênção do Deus único e todo poderoso que é Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém!


Oração final

Vem, Espírito Santo, inunda-nos!

Espírito do Pai, vivifica-nos! Espírito do Filho, salva-nos!

Amor eterno, abrasa-nos, Com Teu fogo, inflama-nos,

Com Tua luz, ilumina-nos.

Fonte viva, dessedenta-nos, De nossos pecados, purifica-nos.

Por Tua unção, robustece-nos, Com Teu consolo, recreia-nos,

Com Tua graça, guia-nos E protege-nos com Teus anjos.

Não consistas jamais separar-nos de Ti E ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.

Toca-nos com Teu dedo E infunde-nos a torrente de virtudes.

Fortalece-nos com Teus dons, Deleita-nos com Teus frutos.

Guarda-nos do inimigo mau, Unge-nos para o combate derradeiro,

Ampara-nos na hora da morte. Chama-nos, então, para junto de Ti

Para louvar toda a eternidade, O Pai, o Filho e a Ti,

Com todos os santos, ó doce Consolador.

Amém.


- Pai Nosso...

- Ave Maria...

-Glória ao Pai...


Reze o Veni Creator (português)

Vem, Espírito Criador!


Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,

se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer

que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.


Amém!


Consagração ao Divino Espírito Santo

Pe. Mário Salgueirinho


Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, eu vos consagro a minha inteligência, o meu coração e a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade. Que a minha inteligência seja sempre dócil às vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa Igreja Católica, de que sois guia infalível. Que o meu coração seja sempre inflamado de amor de Deus e do próximo. Que a minha vontade seja sempre conforme à vontade divina, e que toda a minha vida seja uma imitação fiel da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem, com o Pai e convosco sejam dadas honra e glória para sempre Amém.