Novena de Pentecostes - Quarto Dia

Novena de Pentecostes

QUARTO DIA

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Oração inicial

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da Terra!

Oremos: Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de Suas consolações, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!


Súplica ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,

Meu coração é impuro, Mas podeis purificá-lo.

Meu coração é tenebroso, Mas podeis iluminá-lo.

Meu coração e mau, Mas podeis saciá-lo de amor.

Meu coração é triste, Mas podeis consolá-lo.

Meu coração é fraco, Mas podeis fortalecê-lo.

Me u coração é frio, Mas podeis abrasá-lo.

Meu coração é terreno, Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.

Meu coração é pecador, Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.

Meu coração é inconstante, Mas podeis torná-lo perseverante.

Vinde. pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor.


Oração

Ó Divino Espírito, que pela Igreja sois chamado Criador, não somente porque és em relação a nós, criaturas; mas também, porque movendo nas nossas almas, santos pensamentos e afetos, criais em nós aquela santidade que é obra Vossa! Venha também sobre nós a Vossa benéfica virtude, e enquanto nós Vos honrarmos com este devoto exercício, digne-se a visitar com a Tua Divina Luz a nossa mente, e com Tua Suprema Graça o nosso coração, para que as nossas orações subam agradáveis a Vós, e do Céu, desça sobre nós a abundância de Vossas divinas misericórdias. Amém!


Meditação - "O Espírito Santo na tarde da Páscoa"

"Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: 'A paz esteja convosco!' Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se ao ver o Senhor. Disse-lhes outra vez: 'A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vos. Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes:

'Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos"' (Jo 20,19-23).

Nosso Senhor Jesus Cristo resstiscitado, não mais limitado às leis da vida física, revestido com o corpo espiritual. atravessa primeiro as paredes da sala do cenáculo, para aí entrar no coração cheio de medo dos discípulos, dando-lhes o efeito da sua presença: a paz. Imediatamente o medo dá lugar à confiança, testemunhada pela alegria. Neste quarto dia da novena de Pentecostes, tenhamos a coragem de permitir que Jesus atravesse as paredes de nossas emoções feridas para também curá-las. Quantas experiências negativas tem envenenado nossa saúde emocional na caminhada da vida! Quanta falta tle amoi; sentimentos de culpa. complexos, desânimos, mágoas, sonhos não realizados...! Tal situação afeta nosso interior, com conseqüências negativas no relacionamento familiar e com outras pessoas. Jesus repete para nos: "A paz esteja convosco!", e sopra dizendo-nos: "Recebei o Espírito Santo". Ele nos dá a vida nova no Espírito, por meio da qual somos renovados interiormente.


Meditação pessoal 


Oremos

O Deus de infinito poder, que por meio do Cristo ressuscitado, na tarde da Páscoa. libertastes do medo os discípulos, iluminando seus corações com as luzes do Espírito Santo, concedei-nos a graça de amarmos neste mesmo Espírito o que é bom e sempre nos alegremos com sua consolação. Amém

Assim como nos reunimos em vosso nome, ó Divino Espírito Santo, concedei-nos, por vosso amor, a graça de permanecermos sempre unidos na justiça evangélica e na solidariedade fraterna. Que nunca nos esqueçamos e nos afastemos de vós, e alcancemos juntos a verdadeira e eterna felicidade. E que esteja sobre nós, sobre nossos amigos e familiares, sobre nossos intercessores e colaboradores, bem como sobre todos aqueles com quem ainda não vivenciamos a plena comunhão e caridade, a bênção do Deus único e todo poderoso que é Pai, Filho, e Espírito Santo. Amém!


Oração final

Vem, Espírito Santo, inunda-nos!

Espírito do Pai, vivifica-nos! Espírito do Filho, salva-nos!

Amor eterno, abrasa-nos, Com Teu fogo, inflama-nos,

Com Tua luz, ilumina-nos.

Fonte viva, dessedenta-nos, De nossos pecados, purifica-nos.

Por Tua unção, robustece-nos, Com Teu consolo, recreia-nos,

Com Tua graça, guia-nos E protege-nos com Teus anjos.

Não consistas jamais separar-nos de Ti E ouve nossa oração, Deus Espírito Santo.

Toca-nos com Teu dedo E infunde-nos a torrente de virtudes.

Fortalece-nos com Teus dons, Deleita-nos com Teus frutos.

Guarda-nos do inimigo mau, Unge-nos para o combate derradeiro,

Ampara-nos na hora da morte. Chama-nos, então, para junto de Ti

Para louvar toda a eternidade, O Pai, o Filho e a Ti,

Com todos os santos, ó doce Consolador.

Amém.


- Pai Nosso...

- Ave Maria...

-Glória ao Pai...


Reze o Veni Creator (português)

Vem, Espírito Criador!


Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,

se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer

que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.


Amém!


Consagração ao Divino Espírito Santo

Pe. Mário Salgueirinho


Ó Espírito Santo, Divino Espírito de luz e de amor, eu vos consagro a minha inteligência, o meu coração e a minha vontade, todo o meu ser, no tempo e na eternidade. Que a minha inteligência seja sempre dócil às vossas celestes inspirações e à doutrina da Santa Igreja Católica, de que sois guia infalível. Que o meu coração seja sempre inflamado de amor de Deus e do próximo. Que a minha vontade seja sempre conforme à vontade divina, e que toda a minha vida seja uma imitação fiel da vida e das virtudes de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a quem, com o Pai e convosco sejam dadas honra e glória para sempre Amém.