Logo Original da fundação da Paróquia
Logo atualizada em 05/2021 no aniversário de 51 anos
Na comemoração dos 51 anos de fundação de nossa paróquia foi apresentado a comunidade o Brasão paroquial.
O Brasão de uma instituição representa, através de elementos simbólicos próprios da heráldica, a identidade e os ideais norteadores desta instituição, sua essência e seus valores.
Um brasão é um símbolo heráldico que representa uma família, instituição, cidade, região ou país. É um desenho composto por um escudo e elementos gráficos que o identificam, como cores, símbolos e objetos.
Descrição da heráldica
Escudo paroquial:
terciado em mantel, sendo o primeiro e o quarto campo em azul com as chaves e a cruz petrinas em ouro, o barco em marrom que singra nas águas representadas por faixas onduladas em prata.
O segundo e o terceiro campo em vermelho, com uma bíblia aberta, cujas páginas trazem os caracteres gregos alfa e ômega, bem como a espada de Paulo Apóstolo. Ao centro e por trás do escudo, uma Cruz processional sobre o escudo, e em suas laterais dois ramos de oliveira. Sob o escudo, um listel, que traz em sua inscrição a data de fundação de nossa paróquia e seu nome ao centro.
Interpretação
No primeiro e no terceiro campo, o esmalte azul faz alusão à doçura, lealdade e piedade, virtudes atribuídas à Virgem Maria, estrela da nova evangelização.
As chaves e a Cruz de Pedro que nos fazem lembrar os poderes de ligar e desligar tudo entre o céu e a terra, bem como o seu martírio.
As faixas onduladas em prata ilustram o oceano que margeia parte do território paroquial. Em esmalte marrom, a barca de São Pedro, em alusão à Igreja Católica, de onde se faz ouvir o eco da voz de Cristo que segue convocando novos discípulos ao desafio de serem também pescadores de homens.
No segundo e terceiro campo, o esmalte vermelho expressa as virtudes de fortaleza e valorosidade, recorda-nos o martírio de nosso padroeiro, São Pedro, em união Sacrifício de Cristo, o Cordeiro imolado. Este mesmo campo apresenta o livro com as inscrições gregas alfa e ômega, o princípio e o fim. O livro denota os ensinamentos de São Paulo através de suas palavras e de seus escritos.
A espada simboliza a forma pela qual ele foi morto: a decapitação. Esta era uma pena de morte considerada mais "leve", pois faz o condenado morrer na hora, sem grandes sofrimentos como numa crucificação.
São Paulo teve este "privilégio" por ter cidadania romana, senão, teria sido crucificado, como o foi São Pedro.
Temos também em dourado o símbolo representativo da Congregação da Missão, de ondem vem os nossos padres lazaristas, com a seguinte inscrição:
Evangelizare pauperibus misit me "Ele me enviou para evangelizar os pobres."
Fora do escudo estão os ornamentos, tais como a Cruz colocada atrás do escudo, pois se trata de um brasão eclesiástico. Recorda-nos a Sagrada Liturgia, celebração do Mistério Pascal.
Segundo o evangelista João, todo o Mistério Pascal se dá no Sacrifício de amor de Cristo: Paixão, Morte, Ressurreição e Pentecostes.
Os ramos de oliveira simbolizam a paz.
O listel é a faixa dourada que traz o nome da paróquia, abaixo sua diocese e em suas laterais, sua data de fundação.
O Brasão Paroquial foi idealizado e estilizado por Williame Maranhão de Sousa, como forma de presenteá-la, pelos seus 51 anos de história. Nossa gratidão.
O Brasão foi apresenta na CPP celebrativa do dia 17 de maio de 2021 pelo então padre Gilvan Manuel, nosso pároco na época.
Paróquia São Pedro e São Paulo