Informe Março


Informe Pascom

Paróquia São Pedro e São Paulo

MARÇO - 2024


São José e sua solenidade
O patrono da Igreja Universal

Dia 19 de Março de 2024 - terça-feira

Solenidade de São José, esposo da Santíssima Virgem Maria, homem justo, da descendência de David, que exerceu a missão de pai do Filho de Deus, Jesus Cristo, que quis ser chamado filho de José, e Jesus foi submisso como um filho ao seu pai. A Igreja venera, com especial honra, como seu patrono aquele a quem o Senhor constituiu chefe da sua família.


Em 1870, o Papa Pio IX declarou José como patrono da Igreja Universal e instituiu outra festa, uma solenidade com uma oitava, a ser realizada em sua homenagem na quarta-feira, na segunda semana após a Páscoa. A festa de 1870 foi substituída no Calendário Romano Geral do Papa Pio XII, em 1955, pela Festa de “São José Operário”, a ser comemorada em 1º de maio. Essa data coincide com o Dia Internacional dos Trabalhadores, desde a década de 1890, e reflete o status de José como santo padroeiro dos trabalhadores.


Em 1870, no Decreto QUEMADMODUM DEUS, o Papa Pio IX proclamou São José como Patrono da Igreja à Cidade e ao Mundo. Logo após, em 1871, o mesmo Papa, na INCLYTUM PATRIARCHAM, Carta Apostólica, concedeu as prerrogativas litúrgicas dos Patriarcas às festas de São José para Perpétua Memória. Em 1889, o Papa Leão XIII emitiu a encíclica Quamquam Pluries, em que pedia aos católicos que rezassem a São José, como patrono da Igreja, em vista dos desafios que a Igreja enfrenta.


Em 1989, por ocasião do centenário dos cultos de Quamquam Pluries, o Papa João Paulo II emitiu o Redemptoris Custos (Guardião do Redentor), que apresentava o papel de São José no plano de redenção, como parte dos “documentos de redenção” emitidos por João Paulo II. Em 1962, o Papa João XXIII inseriu o nome de José no cânon da missa, imediatamente após o da Virgem Maria. Em 2013, o Papa Francisco inseriu seu nome nas três outras orações eucarísticas.

O Dia Mundial da Oração


Dia 1 de março comemora-se o Dia Mundial da Oração do ano de 2024. A efeméride é celebrada toda primeira sexta-feira do mês de março, portanto, pode mudar de dia conforme o calendário vigente daquele ano. Celebrado em mais de 170 país, o Dia Mundial da Oração ajuda a fortalecer a importância da religião no cotidiano das pessoas, além de promover o aumento de obras missionárias e doações de civis à entidades religiosas que desempenham projetos sociais.

Porém, a data não é direcionada à uma só religião, mas sim para todas as crenças e credos que vêm, por meio da oração, uma forma de fortalecer sua fé e propagar o bem. 

Apesar de promulgada oficialmente em 1968,  sua história tem início ainda no século XIX, quando um grupo de mulheres americanas e canadenses buscavam formas de conscientizar a população de como agir efetivamente em prol de causas sociais era mais importante do que somente rezar ou cumprir penitências. 

O objetivo final era arrecadar mais dinheiro ajuda de todo tipo em projetos voltados às crianças e mulheres. 

Seu caráter mais específico perdeu-se após a Primeira Guerra Mundial, quando a consciência de que o mundo sofria dos mesmos problemas se abateu sobre a população. Logo, esse dia  ganhou um viés mais democrático e globalizado, unindo todas as nações ao redor de um bem comum: as preces pela paz mundial. Até mesmo um comitê específico, chamado Comitê do Dia Mundial da Oração, foi criado para que se pensassem em conjunto uma liturgia específica para esse dia. 

O grupo organizava encontros a cada quatro anos para pensar em expansão coletiva. O Comitê existe até hoje, e seu escritório oficial fica em Nova York Estados Unidos, mas já não é mais responsável por tomada de decisões de grandes dimensões. 

E você, já exerceu sua espiritualidade hoje?

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 08 de março, data que está relacionada com um acontecimento que ocorreu na Rússia czarista no ano da Revolução Bolchevique, 1917.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado em vários países em 8 de março. Essa data tornou-se um consenso entre os movimentos feministas do início do século XX.

Isso aconteceu porque, no dia 8 de março de 1917 – mesmo ano da Revolução Bolchevique na Rússia –, houve uma greve geral de milhares de operárias russas que recebeu o apoio de operários do mesmo país ligados à indústria pesada, como a metalurgia.

A exemplaridade dessa greve tornou-se tão notória à época que as feministas tomaram tal data com referência para suas bandeiras.


Se você pensa que o Dia Internacional da Mulher é um dia exclusivo para dar flores e chocolates para agradar as mulheres da sua vida, saiba que é possível ir muito além Existem sim algumas ações interessantes para fazer nessa data.


"O Dia Internacional da Mulher não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas diz respeito a um convite à reflexão referente a como a nossa sociedade as trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas ao mercado de trabalho."


"O 8 de março é um dia para reflexão a respeito de toda a desigualdade e a violência que as mulheres sofrem no Brasil e no mundo. É um momento para combater o silenciamento que existe e que normaliza a desigualdade e as violências sofridas pelas mulheres, além de ser um momento para repensar atitudes e tentar construir uma sociedade sem desigualdade e preconceito de gênero."


brasilescola

Comunidade em Festa


A Comunidade São José do Olavo Oliveira convida a todos a participarem da festa do seu padroeiro São José, que terá inicio no dia 09 de março  com encerramento no dia 19 de março desde ano.

A programação consta de celebração diária de novenas e santa missa com inicio às 19 horas.

O encerramento dos Festejos de São José  será no dia 19 de fevereiro, com uma procissão  saindo da igreja as 18:30hs. Logo após a procissão celebração da santa missa.


Participe e colabore com a festa de padroeira.  AQUI

A origem do mês de março!

O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

O ano iniciava em 1 de março na Rússia até o final do século XV. O Reino da Grã-Bretanha e suas colônias continuaram a utilizar o dia 25 de março para iniciar o ano até 1752, no mesmo ano eles finalmente adotaram o calendário gregoriano. Muitas outras culturas e religiões ainda celebram até hoje o Ano-Novo em março.

Em finlandês, o mês é chamado de maaliskuu, que tem origem em maallinen kuu significando o mês terrestre. Isto é porque em maaliskuu a terra começa a aparecer sob a neve derretida.

Historicamente os nomes para março incluem o termo saxão Lenctmonat, dado ao equinócio. Os saxões também chamavam março de Rhed-monat ou Hreth-monath (devido a seu deus Rhedam/Hreth) e os anglos chamavam-no de Hyld-monath.

No calendário judaico, o fim de fevereiro e o começo de março é chamado de adar, o último mês, enquanto que o fim de março e começo de abril é chamado de nisã, e é considerado o primeiro mês.

A Igreja dedica o mês de Março em devoção especial a São José.

Novenas para o mês de Março

São João de Deus
Dia 08 de março

São Longuinho

Dia 15 de março

São José
Dia 19 de março

Campanha da Fraternidade 2024

 

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no período da Quaresma. A cada cinco anos é promovida de forma ecumênica em conjunto com outras denominações cristãs. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2024 é a reflexão fundamental que sustenta o caminho da CF. Ele propõe despertar, de acordo com o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, em um caminho de verdadeira penitência e conversão

A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também durante a Quaresma deste ano, um convite de conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs.

Oração do Papa para Março



PELOS NOVOS MÁRTIRES, TESTEMUNHAS DE CRISTO


Rezemos para que aqueles que em várias partes do mundo arriscam as suas vidas pelo Evangelho contagiem a Igreja com a sua coragem e o seu impulso missionário.

Datas Cívicas

 

O mês de março contempla uma série de datas comemorativas que nos propiciam aprender sobre diferentes temas. O calendário de março não inclui feriados.
Saiba quais as datas mais comemoradas em março:

 

Datas litúrgicas - Março

01-Sexta-Feira - 2ª Semana da Quaresma, São David, padroeiro do País de Gales. São Rosendo

02-Sábado - 2ª Semana da Quaresma, Santa Inês da Boêmia (ou de Praga)

03-Domingo - 3º Domingo da Quaresma, Santos Marino e Astério

04-Segunda-Feira - 3ª Semana da Quaresma, São Casimiro

05-Terça-Feira - 3ª Semana da Quaresma , São João José da Cruz. Presbítero Franciscano.

06-Quarta-Feira - 3ª Semana da Quaresma, Santa Rosa de Viterbo

07-Quinta-Feira - 3ª Semana da Quaresma,  Santas Perpétua e Felicidade, mártires

08-Sexta-Feira - 3ª Semana da Quaresma,  São João de Deus, religiosos

09-Sábado - 3ª Semana da Quaresma,  Santa Francisca Romana, religiosa

10-Domingo - 4º Domingo da Quaresma,Os Santos Mártires de Sebaste

11-Segunda-Feira - 4ª Semana da Quaresma, São Eulógio, Sacerdote e mártir.

12-Terça-Feira - 4ª Semana da Quaresma,  Santo Inocêncio, Promotor da Paz.

13-Quarta-Feira - 4ª Semana da Quaresma, Santos Rodrigo e Salomão.

14-Quinta-Feira - 4ª Semana da Quaresma, Santa Matilde 

15-Sexta-Feira - 4ª Semana da Quaresma, 

16-Sábado - 4ª Semana da Quaresma,Santa Eusébia

17-Domingo - 5º Domingo da Quaresma, São Patrício, bispo

18-Segunda-Feira - 5ª Semana da Quaresma, São Cirilo de Jerusalém, bispo e doutor da Igreja

19-Terça-Feira  - São José, esposo da Virgem Santa Maria

20-Quarta-Feira - 5ª Semana da Quaresma,Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra

21-Quinta-Feira - 5ª Semana da Quaresma, São Nicolau de Flue, padroeiro da Suíça

22-Sexta-Feira - 5ª Semana da Quaresma, São Zacarias, Papa; Santa Léia, viúva romana.

23-Sábado - 5ª Semana da Quaresma,  São Turíbio de Mongrovejo, bispo

24- Domingo - Ramos e da Paixão do Senhor, Santa Catarina da Suécia; Santo Oscar Romero

25- Segunda-Feira - Semana Santa, Solenidade da Anunciação do Senhor; São Dimas, o Bom Ladrão

26 - Terça-Feira - Semana Santa, São Bráulio

27 - Quarta-Feira - Semana Santa, São Ruperto

28 - Quinta-Feira - Tríduo Pascal, São Guntrano; Santa Gisela da Baviera 

29 - Sexta-Feira - Tríduo Pascal,  São Constantino

30 - Sábado - Tríduo Pascal,  São João Clímaco.

31 - Domingo - Páscoa da Ressurreição do Senhor, Santa Balbina, virgem e mártir de Roma; São Benjamin