Campanha da Fraternidade

Campanha da Fraternidade


A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, RN, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.


Assumida pelas Igrejas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornou-se expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).


A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes:

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum;

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho;

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja)”.


A coleta da Campanha realizada como um dos gestos concretos de conversão quaresmal tem realizado um bem imenso no cuidado para com os pobres.


Ao percorrermos o itinerário da Campanha que nossos irmãos nos prepararam, possamos continuar seguindo Cristo, caminho, verdade e vida (Cf. Jo 14,6).


A CF 2023

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

“É vocação, graça e missão da Igreja responder ao chamado e cumprir a ordem de Jesus, afirmamos no contexto do 3º Ano Vocacional que viveremos a partir de novembro deste ano. A fome é um instinto natural de sobrevivência presente em todos os seres vivos. Contudo, na sociedade humana, a fome é uma tragédia, um escândalo, é a negação da própria existência”.

Campanha da Fraternidade 2023

O Texto-Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2023 traz como tema  “Fraternidade e Fome” e o lema bíblico inspirador “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). Pela terceira vez o tema da fome será tratado em uma CF pela Igreja no Brasil.


Na apresentação do texto, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chama a atenção que “a Campanha da Fraternidade é o modo brasileiro de celebrar a Quaresma”. O convite, portanto, é para “viver a Quaresma à luz da Campanha da Fraternidade e viver a Campanha da Fraternidade em espírito de conversão pessoal, comunitária e social”.

Organização da publicação


No texto-base, com quatro capítulos distribuídos em 100 páginas, o leitor encontrará a oração, os objetivos geral e específicos e a letra do hino da CF 2023. A reflexão tem início, no capítulo I – “Na fonte da Palavra” com uma reflexão baseada no texto bíblico que inspirou o lema desta campanha.


No capítulo II – “Ver a realidade da fome”, o texto aborda as causas e os números da fome no Brasil bem como apresenta iniciativas em curso no país para sua superação. 


No capítulo III – “Iluminar com a luz da Palavra”, a publicação busca os fundamentos bíblicos e do magistério da Igreja que apontam a fome como um flagelo a ser superado. 


O capítulo IV – “Agir para transformar a realidade da fome” aponta uma série de sugestões para combater a fome no plano pessoal, comunitário-eclesial e da ação sociopolítica.


O subsídio apresenta ainda, nas conclusões, uma série de ações que podem ser feitas nas comunidades eclesiais para melhor planejar e organizar iniciativas ligadas à CF 2023, além de sugestões de documentários, filmes, músicas e poesias sobre o tema para inspirar a ação pastoral.


Tema: Fraternidade e Fome

Lema: Dai-lhes vós mesmos de comer! (Mt 14, 16)


A fome é um escândalo e um contra testemunho! Num país como o Brasil, líder mundial na produção de alimentos, ver pessoas passando fome revela muito sobre nossa economia, nossa cultura, nossa política e nossos cidadãos. Afinal, como podemos admitir que pessoas, famílias e até comunidades inteiras passem fome?  A Campanha da Fraternidade 2023 propõe refletir o tema da fome a partir da perspectiva cristã entendendo, sobretudo, que não existe fé sem obras e que qualquer discurso religioso sem uma prática de vida coerente torna-se estéril e vazio.

No campo da educação podemos falar que é urgente educar as crianças e jovens para que:



Infelizmente, a situação da fome se agrava porque estamos em cultura de indiferença e resignação que, muitas vezes, é transmitida dentro de casa e reforçada na convivência social. Não entendemos a urgência da fome dos outros e ainda os julgamos a partir de um olhar meritocrático e privilegiado. Muitas vezes, as crianças são ensinadas a desconfiar e odiar os pobres. Nesse sentido, as escolas católicas têm o dever moral de desconstruir esse julgamento e formar a consciência das crianças, jovens e dos pais para a empatia, a justiça, a solidariedade e o senso de fraternidade.


Objetivos da CF 2023


Objetivo Geral

SENSIBILIZAR a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.


Objetivos Específicos


Indicações pedagógico-pastorais para a CF nas escolas católicas

De acordo com pesquisa realizada pela ANEC em 2022 e que será publicada ainda este ano, 99% das escolas católicas do Brasil abordam a Campanha da Fraternidade durante o ano letivo em uma rica gama de propostas pedagógico-pastorais: projetos, encontros, formações, celebrações, aulas, pesquisas… Assim sendo, apresentamos algumas estratégias para que coordenadores pedagógicos, pastorais e professores possam se apropriar.


O tema da CF 2023 é um assunto rico do ponto de vista pedagógico e didático, pois nos permite trabalhar todas as áreas do conhecimento e muitas das competências da Base Nacional Curricular Comum. Cada instituição deve reforçar sua identidade confessional aderindo à Campanha e auxiliando que, não apenas os estudantes, mas também suas famílias e os profissionais que ali atuam sejam multiplicadores da consciência que a CF 2023 vem despertar.


Trabalhando a CF na Educação Infantil


Trabalhando a CF no Ensino Fundamental 


Trabalhando a CF no Ensino Médio


Trabalhando a CF por áreas de conhecimento


Trabalhando a CF na Pastoral Escolar


Trabalhando a CF na gestão escolar

O Cartaz CF 2023

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a identidade visual da Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). O concurso seguiu as orientações do edital e o parecer final para a escolha coube ao Conselho Permanente da CNBB. O cartaz escolhido foi produzido por Luiz Lopes Jr., de Brasília (DF).


“Vemos no cartaz o mapa do Brasil, país considerado o celeiro do mundo, mas que carrega uma grande contradição: a fome é real e atinge hoje cerca de 33,1 milhões de Brasileiros. Em destaque contemplamos as mãos que repartem e dão vida a solidariedade guiada pela fé. O arroz e o feijão, alimento do povo, passam pelas mãos de homens e mulheres que sabem que a solução do problema da miséria e da fome não está somente nos recursos financeiros mas na vida fraterna. Ninguém deve sofrer com a fome quando realmente vivemos como irmãos e irmãs. Eis o convite: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16)”.

Oração da CF 2023

Também foi aprovada pelos bispos do Conselho Permanente a oração da 

Campanha da Fraternidade 2023:


Pai de bondade,

ao ver a multidão faminta,

vosso Filho encheu-se de compaixão,

abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes

e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”.

Confiantes na ação do Espírito Santo,

vos pedimos:

inspirai-nos o sonho de um mundo novo,

de diálogo, justiça, igualdade e paz;

ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária,

sem fome, pobreza, violência e guerra;

livrai-nos do pecado da indiferença com a vida.

Que Maria, nossa mãe, interceda por nós

para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa,

sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos.

Amém 

Hino Oficial da Campanha da Fraternidade 2023


Foi escolhida a letra do hino da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16b). O texto é de autoria de dois seminaristas dehonianos de Santa Catarina: Clark Victor Frena, de 17 anos, e Geovan Luiz Alberton, de 23 anos. Os dois estudam no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).


Uma comissão formada por bispos foi designada para a avaliação das letras do hino. “O que se levou em consideração para a escolha foram: métrica simples, de fácil captação pelo povo em geral; conteúdo adaptado à Campanha da Fraternidade, que leve a refletir o tema e o lema; e uma linguagem breve, bíblica e poética”, explicou o assessor do Setor Música Litúrgica da CNBB, irmão Fernando Benedito Vieira, SJ, responsável por operacionalizar o processo do concurso.


Confira a letra oficial:


Hino da Campanha da Fraternidade 2023

Tema: Fraternidade e fome

Lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16b)


1) Vocação e missão da Igreja:

Responder ao apelo do Senhor (cf. Mt 14,16b)

De sermos no mundo a certeza

Da partilha, milagre do amor (cf. Mt 14,13-21)


R: Ó Bom Mestre a vós recorremos (cf. Mt 14,13b)

Ajudai-nos a fome vencer

Recordai-nos o que nós devemos:

“Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16b)


2) Jesus Cristo, pão da vida plena (cf. Jo 6,35)

Em sua mesa nos faz assentar (cf. 1Sm 2,8)

E sacia a nossa pobreza

Para um mundo mais justo formar


3) Unidos nesse tempo propício

De jejum, oração, caridade (cf. Mt 6,1-18)

Recordemos, pois é nosso ofício

Cultivar e plantar a bondade


4) A ausência da fraternidade

Nos leva a desviar o olhar (cf. Eclo 4,5)

Do irmão que tem necessidade

De valor, alimento e lugar


5) A fome agravada no mundo,

Vem de uma visão arrogante (cf. Pr 21,24)

A carência do amor mais profundo (cf. 1Jo 4,20-21)

Que nos torna irmãos tão distantes


6) Nas cidades e em todo lugar

Que se abra o nosso coração (cf. Ef 1,18)

À alegria de poder partilhar (cf. At 2,42)

O pão nosso em feliz oração (cf. Mt 6,11)


Os autores do hino

Clark Victor Frena, tem 17 anos, é natural de Itajaí (SC) e está no 3º ano do Ensino Médio, na etapa do Seminário Menor. E Geovan Luiz Alberton, de 23 anos, é natural de Ipumirim (SC) e está na etapa do propedêutico. Os dois residem no Seminário São José, em Rio Negrinho (SC).

Hino da Campanha da Fraternidade 2023


Cifra: Principal (violão e guitarra) 

Tom: C

[Intro] F7M  F#º  C/G  A7  Dm  G7(4/9) C


[Primeira Parte]

     C        G/B      Am

Vocação e missão da Igreja

       F       A7         Dm  Dm/C  G/B

Responder ao apelo do Senhor

    C         G          C

De sermos no mundo a certeza

 F     C        Dm        G

Da partilha, milagre do amor


[Refrão]

       Am        Am/G     F

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  C/E  Dm        A7      Dm  Dm/C

Aju___dai-nos a fome vencer

      E7/B       E7       Am   F7M

Recordai-nos o que nós devemos

  G            G7(4/9)     C   A7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Dm           G           C

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

( F  G  C )


[Segunda Parte]

        C          G/B      Am

Jesus Cristo, Pão da vida plena

        F        A7       Dm  G/B

Em sua mesa nos faz assentar

     C     G        C

E sacia a nossa pobreza

 F       C          Dm       G

Para um mundo mais justo formar


[Refrão]

       Am        Am/G     F

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  C/E  Dm        A7      Dm  Dm/C

Aju___dai-nos a fome vencer

      E7/B       E7       Am   F7M

Recordai-nos o que nós devemos

  G            G7(4/9)     C   A7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Dm           G           C

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

( F  G  C )


[Terceira Parte]

  C           G/B      Am   Am/G

Unidos nesse tempo propício

      F       A7       Dm  Dm/C  G/B

De jejum, oração, caridade

      C          G         C

Recordemos, pois é nosso ofício

 F    C         Dm       G

Cultivar e plantar a bondade


[Refrão]

       Am        Am/G     F

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  C/E  Dm        A7      Dm  Dm/C

Aju___dai-nos a fome vencer

      E7/B       E7       Am   F7M

Recordai-nos o que nós devemos

  G            G7(4/9)     C   A7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Dm           G           C

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

( F  G  A )


[Quarta Parte]

     D          A/C#   Bm  Bm/A

A ausência da fraternidade

     G      B7          Em  A

Nos leva a desviar o olhar

      D           A      D

Do irmão que tem necessidade

 G    D       Em        A

De valor, alimento e lugar


[Refrão]

       Bm        Bm7/A    G

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  B7  Em        B7      Em  Em/D  

Aju__dai-nos a fome vencer

 C#7(4)  F#7                 Bm   Bm/A  G7M

Recor___dai-nos o que nós devemos

  A7(4/9)      A7          D   Bm7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Em           A7          D

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

( G  A  D )


[Quinta Parte]

   D        A/C#    Bm   Bm/A

A fome agravada no mundo

       G      B7      Em   A

Vem de uma visão arrogante

     D          A4          D

A carência do amor mais profundo

  G      D  A/C#  Em/B        A

Que nos torna  irmãos tão distantes


[Refrão]

       Bm        Bm7/A    G

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  B7  Em        B7      Em  Em/D  

Aju__dai-nos a fome vencer

      F#7                 Bm   Bm/A  G7M

Recordai-nos o que nós devemos

  A7(4/9)      A7          D   Bm7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Em           A7          D

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

( G  A  D )


[Sexta Parte]

       D          A/C#   Bm  Bm/A

Nas cidades e em todo lugar

       G       B7        Em  A

Que se abra o nosso coração

       D        A         D

À alegria de poder partilhar

G      D    A/C#  Em/B   A

O pão nosso em feliz oração


[Refrão]

       Bm        Bm7/A    G

Ó Bom Mestre, a vós recorremos

  B7  Em        B7      Em  Em/D  

Aju__dai-nos a fome vencer

      F#7                 Bm   Bm/A  G7M

Recordai-nos o que nós devemos

  A7(4/9)      A7          D   Bm7

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

  Em           A7          D

“Dai-lhes vós mesmos de comer”


[Final] G7M  G#º  D/A  B7  Em  A7(4/9)  D