Informe Pascom
Paróquia São Pedro e São Paulo
MAIO - 2025
Veja aqui os horários das Missas na sua comunidade
Dia 10/05/2025 – Sábado: 3ª Catequese Arquidiocesana para Movimentos Marianos
Dia 30/05/2025: Jubileu das Comunicações
Local: Igreja de Fátima, Fátima, Fortaleza
Dias 31/05 e 01/06/2025: Jubileu das Famílias
De 1 - 4 Maio 2025
Peregrinação da Diocese de Solsona Leia mais
De 1 - 4 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Lyon Leia mais
De 1 - 4 Maio 2025
Jubileu dos Trabalhadores Leia mais
Dia 3 Maio 2025
Peregrinação do UCID - União Cristã de Empresários Leia mais
Dia 3 Maio 2025
Peregrinação da Diocese de Avellino Leia mais
Dia 4 Maio 2025
Peregrinação dos Templários Hoje APS Leia mais
De 4 - 5 Maio 2025
Jubileu dos Empresários Leia mais
Dia 8 Maio 2025
Peregrinação da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre Leia mais
Dia 9 Maio 2025
Comemoração dos novos Mártires Testemunhas da Fé Leia mais
Dia 10 Maio 2025
Audiência Jubilar do Santo Padre Leia mais
Dia 10 - 11 Maio 2025
Jubileu das Bandas e do Espetáculo Popular Leia mais
De 11 - 19 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Sevilha Leia mais
De 12 - 19 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Sevilha Leia mais
De 12 - 14 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Otranto Leia mais
De 12 - 14 Maio 2025
Jubileu das Igrejas Orientais Leia mais
De 14 Maio 2025
Peregrinação do Horse Green Experience Leia mais
Dia 14 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Salerno-Campagna-Acerno Leia mais
De 15 - 18 Maio 2025
Peregrinação da Diocese de Albenga-Imperia Leia mais
Dia 16 - 18 Maio 2025
Jubileu das Irmandades Leia mais
De 23 - 25 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Génova Leia mais
De 23 - 25 Maio 2025
Peregrinação da Arquidiocese de Cosenza-Bisignano Leia mais
De 26 Maio 2025 - 1 Junho 2025
Peregrinação da Diocese de Astorga Leia mais
De 30 Maio 2025 - 2 Junho 2025
Peregrinação da Diocese de Cuenca Leia mais
Dia 30 Maio 2025 - 1 Junho 2025
Jubileu das Famílias, dos Avós e dos Idosos Leia mais
Dia 31 Maio 2025
Audiência Jubilar do Santo Padre Leia mais
"Maria, mãe de Jesus, foi aquela que acolheu e amou a Palavra de Deus, que carregou em seu seio a Palavra viva, que fez a grande experiência do amor e da fidelidade de Deus, por meio de Jesus Cristo."
Maria, também conhecida como Maria de Nazaré e chamada pelos católicos e ortodoxos de Virgem Maria, de Maria Santíssima, de Santíssima Virgem e de Nossa Senhora, foi a mulher israelita de Nazaré, identificada no Novo Testamento e no Alcorão como a mãe de Jesus através da intervenção divina. Jesus é visto como o Messias — o Cristo — em ambas as tradições, dando origem ao nome comum de Jesus Cristo. Maria, que teria vivido na Galileia no final do século I a.C. e início do século I d.C., é considerada pelos cristãos como a primeira adepta ao cristianismo.
Os evangelhos canônicos de São Mateus e São Lucas descrevem Maria como uma virgem (em grego: παρθένος; parthenos). Tradicionalmente, os cristãos acreditam que ela concebeu seu filho milagrosamente pela ação do Espírito Santo. Os muçulmanos acreditam que ela concebeu pelo comando de Deus. Isso ocorreu quando ela estava noiva de José e aguardava o rito do casamento, que tornaria a união formal. Ela se casou com José e o acompanhou a Belém, onde Jesus nasceu. De acordo com o costume judaico, o noivado teria ocorrido quando ela tinha cerca de 12 anos, o nascimento de Jesus aconteceu cerca de um ano depois.
Representação de Maria de Nazaré
O Novo Testamento começa o seu relato da vida de Maria com a anunciação, quando o anjo Gabriel apareceu a ela anunciando que Deus a escolheu para ser a mãe de Jesus. A tradição da Igreja e os apócrifos canônicos afirmam que os pais de Maria eram um casal de idosos, São Joaquim e Santa Ana.
A Bíblia registra o papel de Maria em eventos importantes da vida de Jesus, desde o seu nascimento até a sua ascensão. Os apócrifos canônicos falam de sua morte e posterior assunção ao céu.
Os cristãos da Igreja Católica, da Igreja Ortodoxa, da Igreja Ortodoxa Oriental, da Igreja Anglicana e da Igreja Luterana acreditam que Maria, como mãe de Jesus, é a Mãe de Deus Encarnado (Μήτηρ Θεοῦ) e a Teótoco ou a Deípara, literalmente a Portadora de Deus. Maria foi venerada desde o início do cristianismo. Ao longo dos séculos ela tem sido um dos assuntos favoritos da arte, da música e da literatura cristã.
Há uma diversidade significativa nas crenças e práticas devocionais marianas entre as grandes tradições cristãs. A Igreja Católica tem uma série de dogmas marianos, como a Imaculada Conceição de Maria e a Assunção de Maria. Os católicos referem-se a ela como Nossa Senhora e a veneram como a Rainha do Céu e Mãe da Igreja, baseados no fato dela ter sido a mãe de Jesus que, segundo os Dogmas do Cristianismo, é Deus. Contudo, outros grupos que acreditam na divindade de Cristo, como a maioria dos protestantes, não compartilham dessas crenças, atribuindo a ela um papel mínimo dentro do cristianismo por conta das poucas referências bíblicas sobre sua vida.
Ser mãe é um dom divino. É sentir um amor incondicional e sem limites, que nos ensina a amar, perdoar, compreender, ter tolerância e não pedir ou desejar nada em troca. É ser guerreira e nunca se sentir sozinha, porque você passa a viver pensando por dois e em função do outro.
A "mãe", é mais que uma nutridora da natureza, ela é a guardiã, apontada pelos céus para seus filhos. Sua influência sobre a vida deles não tem limites. No livro de Timóteo, o Apóstolo Paulo afirma que, a mulher é salva pela "teknogonia". (Esta palavra grega é traduzida por "geração de filhos", ou simplesmente maternidade)
Nesta data é comemorado uma data especial. Talvez a mais importante das datas: o Dia das Mães.
Então devemos lembrar daquelas que nos criaram, e que com muita luta e dedicação, se sacrificam diariamente por amor aos seu filhos.
O alicerce da vida começa com o seu amor, que constrói, nos dar força e nos renova em cada gesto de Carinho.
Mãe é Sabedoria.
Sinônimo de Amor e Zelo...
Queremos aqui deixar o nosso abraço a todas as Mães e que Deus possa abençoar a todas.
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data que se celebra no 1º de maio e que está presente no Brasil e em dezenas de países.
O Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa celebrada anualmente no 1º de maio. Essa data é fortemente associada ao histórico de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Sua origem remonta a uma greve realizada em Chicago, no final do século XIX.
No entanto, a data passou a ser celebrada, pela primeira vez, em 1919, na França. No Brasil, a data começou a ganhar força no começo do século XX, sendo oficializada como feriado nacional durante o governo de Artur Bernardes. Em virtude da lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002, a data ainda é feriado nacional no Brasil.
O 1º de maio é uma data comemorativa celebrada em diferentes partes do planeta, sempre com o sentido de ser uma homenagem aos trabalhadores, considerando seu engajamento e luta por dignidade e valorização. A data é celebrada como feriado nacional em alguns países, como: Argentina, Colômbia. França, Espanha, Rússia.
Nos Estados Unidos, há uma celebração aos trabalhadores, mas ela não acontece no 1º de maio, mas, sim, na primeira segunda-feira do mês de setembro. O 1º de maio foi transformado nos Estados Unidos no Loyalty Day (Dia da Lealdade), uma data com sentido patriótico para celebrar os veteranos de guerra. Essa mudança aconteceu como forma de enfraquecer a influência socialista da celebração do Dia do Trabalhador.
Feliz Dia do Trabalhador!
"Gostaria de felicitar todos os trabalhadores que, com garra e muita determinação, exercem suas funções por todo este país. Todos vocês merecem respeito, dignidade e uma chance honesta de realizar os seus sonhos."
A Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz convida a todos a participarem da festa de sua padroeira Rainha da Paz, que terá inicio no dia 23 de maio com encerramento no dia 31 de maio desde ano.
A programação consta de celebração diária de novenas e santa missa com inicio às 19 horas.
O encerramento dos Festejos de Nossa Senhora Rainha da Paz será no dia 31 de maio, com uma procissão saindo da igreja as 18:30hs. Logo após a procissão celebração da santa missa.
Participe e colabore com a festa de padroeira. AQUI
Nossa Senhora de Fátima
Dia 13 de maio
Dia 10 de maio
Nossa Senhora Auxiliadora
Dia 24 de maio
Dia 27 de maio
Pelas condições de trabalho:
Rezemos para que, através do trabalho, se realize toda a
pessoa, sejam sustentadas as famílias com dignidade e se humanize a sociedade.
A família é o amor que plantamos em solo fértil, com raiz forte, e que cultivamos e cuidamos constantemente, para que brotem belas flores e bons frutos.
Não é à toa que se compara a família a uma árvore.
Afinal, o que é a família senão vários galhos unidos pela mesma raiz, e sustentados por um tronco comum, que precisa ser forte para suportar as intempéries da vida?
Não há tempestade que desvaneça o amor de uma família unida.
Família é tudo
Igreja Católica
Dia 01 de maio - São José Operário
Dia 03 de maio - São Felipe e São Tiago
Dia 04 de maio - São Floriano
Dia 05 de maio - Santo Ângelo
Dia 13 de maio - Nossa Senhora de Fátima
Dia 14 de maio - São Matias
Dia 19 de maio - Santo Ivo
Dia 22 de maio - Santa Rita de Cássia
Dia 24 de maio - Nossa Senhora Auxiliadora
Dia 26 de maio - São Filipe Néri
Dia 27 de maio - Santo Agostinho de Cantuária
Dia 30 de maio - Santa Joana D´Arc
Dia 31 de maio - Nossa Senhora da Visitação
01 - Quinta-Feira da 2ª Semana da Páscoa, São José Operário
02 - Sexta-Feira da 2ª Semana da Páscoa, Santo Atanasio, bispo e doutor da Igreja
03 - Sábado da 2ª Semana da Páscoa, Santos Filipe e Tiago, apóstolos
04 - 3º Domingo da Páscoa
05 - Segunda-Feira da 3ª Semana da Páscoa
06 - Terça-Feira da 3ª Semana da Páscoa
07 - Quarta-Feira da 3ª Semana da Páscoa
08 - Quinta-Feira da 3ª Semana da Páscoa
09 - Sexta-Feira da 3ª Semana da Páscoa
10 - Sábado da da 3ª Semana da Páscoa, São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja
11 - 4º Domingo da Páscoa
12 - Segunda-Feira da 4ª Semana da Páscoa, Santos Nereu e Aquileu, mártires, São Pancrácio, mártir
13 - Terça-Feira da 4ª Semana da Páscoa, Nossa Senhora de Fátima
14 - Quarta-Feira da 4ª Semana da Páscoa, São Matias, apóstolo
15 - Quinta-Feira da 4ª Semana da Páscoa
16 - Sexta-Feira da 4ª Semana da Páscoa
17 - Sábado da 4ª Semana da Páscoa
18 - 5º Domingo da Páscoa
19 - Segunda-Feira da 5ª Semana da Páscoa
20 - Terça-Feira da 5ª Semana da Páscoa, São Bernardino de Siena, presbítero
21 - Quarta-Feira da 5ª Semana da Páscoa, Santos Cristóvão de Magalhães, presbítero, e Companheiros, mártires
22 - Quinta-Feira da 5ª Semana da Páscoa, Santa Rita de Cássia, religiosa
23 - Sexta-Feira da 5ª Semana da Páscoa
24 - Sábado da 5ª Semana da Páscoa
25 - 6º Domingo da Páscoa
26 - Segunda-Feira da 6ª Semana da Páscoa, São Filipe Néri, presbítero
27 - Terça-Feira da 6ª Semana da Páscoa, Santo Agostinho de Cantuária, bispo
28 - Quarta-Feira da 6ª Semana da Páscoa
29 - Quinta-Feira da 6ª Semana da Páscoa, Ascensão do Senhor
30 - Sexta-Feira da 6ª Semana da Páscoa
31 - Sábado da 6ª Semana da Páscoa, Visitação da Nossa Senhora
Veja aqui os horários das Missas na sua comunidade