Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza

Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza 2020-2023 


Apresentação

Estamos aqui para apresentar o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza para os anos 2020 a 2023. O que quer ser esta apresentação? Por que este Plano de Pastoral?

Evangelizar é a missão da Igreja que nasce do Evangelho e para o Evangelho. E a Igreja é uma só, é toda a Família de Deus nesta terra, no desenvolver de sua história rumo ao Reino de Deus definitivo. Este Reino já iniciado em Jesus e que, pela sua morte e ressurreição, realiza a redenção da humanidade em nova criação, pelo dom do Seu Espírito, vai se desenvolvendo até os confins da terra e até o fim dos tempos, até chegar a toda criatura.

“A Igreja é o sacramento, isto é, o sinal e instrumento da íntima união dos homens com Deus e entre si” (LG, 1).

Assim é uma só e mesma evangelização em todo o mundo e esta é a missão de toda a Igreja, ou melhor: a Igreja-Missão.

Até chegar a um Plano Arquidiocesano de Evangelização para determinado período, partimos do próprio sentir e agir da Igreja como um todo, como Católica, na comunhão universal com o Magistério do Papa, hoje Francisco, com a Comunhão da Igreja no Brasil expressa nas Diretrizes da Ação Evangelizadora na Conferência Episcopal, em nível nacional (CNBB), na comunhão Regional da Igreja no Ceará (suas nove dioceses em sintonia para responder com o Evangelho à realidade e desafios que nos são próprios) com as Prioridades Evangelizadoras e Pastorais do Regional NE1 e afinal com um Plano de Ação Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza, que expressa esta comunhão na única missão de toda a Igreja e sua caridade que se realiza em meio a nosso povo no dom do Evangelho do Senhor.

Este plano que vem da comunhão universal no Espírito Santo que é Alma e Guia da Igreja, agora quer se expressar na comunhão da Igreja Arquidiocesana, sua caridade e ação no Evangelho para esta porção do Povo de Deus que somos na Arquidiocese de Fortaleza.

As reflexões e avaliações que se realizaram na comunhão durante o processo de assembleia e que chegou ao discernimento deste Plano de Pastoral, agora deverão se tornar solicitude, solidariedade e ações em comunhão para que o próprio Jesus que prometeu: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mt 28, 20), seja o Evangelizador presente e atuante pelo Seu Espírito na comunhão dos irmãos e suas ações de testemunho, anúncio e dom do Evangelho que se estenda a todos: “17Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. 18Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. 19Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade. 20Eu não rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela palavra deles. 21Que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitamente unidos, e o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste como amaste a mim.” Jo 17, 17-23.

Assim vamos ao Plano de Pastoral de Evangelização da Igreja em Fortaleza para os anos 2020 a 2023.


+ José Antonio Aparecido Tosi Marques

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza



VEJA NA INTEGRA AQUI.