“Coragem! Eu venci o mundo.” ( João 16:33 )
Alegrem-se na esperança (tema da 38ª JMJ) e nunca desistam (tema da 39ª JMJ), tornem-se testemunhas do Cristo que vocês encontraram (tema da 40ª JMJ) e reúnam coragem (tema da 41ª JMJ) para embarcar na peregrinação a Seul!
O Papa Francisco escolheu João 16:33 como tema para a Jornada Mundial da Juventude de Seul 2027. Este versículo, proferido por Jesus aos seus discípulos na Última Ceia, nos lembra da verdade irrevogável de que, apesar dos desafios do mundo, Cristo já venceu o medo, o pecado e a morte. É um chamado à esperança e à coragem enraizadas na fé na ressurreição — não um otimismo passivo, mas uma confiança ousada alicerçada na presença viva de Cristo.
Os jovens em todo o mundo enfrentam hoje uma ampla gama de desafios, incluindo conflitos, dificuldades econômicas e um futuro incerto. Felizmente, na JMJ Seul 2027, eles poderão receber a alegria de se tornarem o "sal da terra e a luz do mundo". Por meio do encontro mútuo, experimentarão o amor incondicional, ganhando assim a força para serem enviados de volta ao mundo como "peregrinos da esperança" e "missionários corajosos", colocando em prática com ousadia a alegria do Evangelho que descobriram.
Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027
A criação do logotipo para a 41ª Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá em Seul, em 2027, foi o primeiro passo dado pelo Comitê Organizador local (COL) de Seul. O logotipo foi apresentado durante uma coletiva de imprensa, dia 24 de setembro, juntamente com o tema da Jornada: “Tende coragem: eu venci o mundo” (Jo 13, 33).
Criação do logotipo da JMJ Seul 2027
Para promover uma JMJ, sempre se elaboram um hino, uma oração oficial e um logo. Considerando as características e o ritmo próprios da sociedade coreana, o Comitê Organizador Local da JMJ de Seul identificou a necessidade urgente de um logotipo como a primeira coisa para dar início às preparações.
O COL optou, assim, por focar-se em ouvir diferentes jovens para criar um logo que refletisse as suas perspectivas individuais, em vez de realizar um concurso internacional. Para tanto, colaborou com o Instituto de Pesquisa para as Artes Ambientais da Universidade Hongik. Estudantes de especialização em design, tanto crentes quanto não crentes, trabalharam duro para capturar os sentimentos dos jovens coreanos e expressá-los com um símbolo gráfico.
Em agosto de 2024, o COL realizou uma “pesquisa sobre a preferência do design do logotipo da JMJ Seul 2027” por meio de formulários online, aberta a todos os jovens, católicos ou não. Mais de 2500 pessoas participaram na pesquisa, que durou uma semana, demonstrando grande interesse e entusiasmo pela JMJ Seul 2027. Na pesquisa, os participantes partilharam as suas ideias sobre expressões simbólicos que incorporam as características católicas, globais, juvenis e festivas da JMJ. Os dados foram partilhados com a equipe de pesquisa da Universidade Hongik, que os utilizou para desenvolver o logótipo.
Símbolos e significados
No centro do logo, a cruz é formada por dois traços – um vermelho e outro azul – que ilustram o desejo de que “a vontade de Deus se faça na terra”. Com a adição da letra coreana ieung (ㅇ) coreano à cruz, percebe-se a silhueta de uma pessoa jovem. As cores – vermelho, azul e preto – são tiradas da bandeira sul-coreana, às quais vem acrescentar-se o amarelo. O vermelho evoca o sangue dos mártires, enquanto o azul reflete a energia dos jovens. O círculo amarelo no centro da cruz remete à vitória de Cristo, recordando o tema da Jornada Mundial da Juventude de Seul 2027. Por fim, a cor preta nos mostra o futuro misterioso que precisa ser iluminado pela luz e pela coragem dos jovens.
A palavra 서울 (Seul) está escrita em caligrafia coreana tradicional, mas também contém as letras W, Y e D (World Youth Day, Jornada Mundial da Juventude em inglês). Assim, “Seul” e “JMJ” unem-se de forma perfeita, para dizer que a JMJ Seul 2027 será um evento onde jovens do mundo inteiro se encontrarão em Seul.
O logotipo da JMJ Seul 2027 é particularmente especial, pois esta Jornada será acolhida por um país não cristão, e uma clara representação da cruz, juntamente com o nome Seul e a sigle da Jornada, assume um significado importante. Com efeito, a JMJ de Seul pretende demonstrar a importância da fé para um grande número de pessoas, independentemente do seu envolvimento ou crença religiosa.
Um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade
Criado a partir das opiniões dos jovens, o logotipo final – concebido por uma jovem sul-coreana não crente e finalizado pela equipa de pesquisa da Universidade Hongik – foi escolhido pelo seu caráter oriental, o qual se alinha perfeitamente com o anúncio do Santo Padre sobre Seul como próxima sede da JMJ: “passará ao extremo Oriente: é um belo sinal da universalidade da Igreja e do sonho de unidade do qual vós sois testemunhas!”
Pai amoroso de todos os jovens,
ajuda aqueles que criaste à tua imagem
a conhecer o amor que te levou a entregar o teu Filho único.
Dê-lhes a graça de conhecer Jesus Cristo
para que possam amar todos aqueles que encontrarem em suas vidas.
Reúne na tua Igreja os jovens que tanto amas,
guiados pelo Espírito Santo,
para que experimentem a tua misericórdia.
Ajude-nos a estar com eles em suas lutas e dores,
acolhê-los na Igreja
e acompanhá-los no trabalho de espalhar o evangelho.
Assim como salvaste o mundo
pela cruz e ressurreição do teu Filho,
usa a JMJ Seul 2027 para reacender a chama da fé,
renovar a tua Igreja e o mundo,
e espalhar o Evangelho até os confins da Terra. Amém.
Santa Maria, padroeira da Igreja Católica na Coreia,
reze pelos nossos jovens.
Todos os mártires e santos da Coreia,
rogai por nós.
Aprovado pelo
Arcebispo Peter Chung
23 de janeiro de 2024
Uma JMJ para o Mundo
O que une os participantes da Jornada Mundial da Juventude é o desejo de se reconectar com os valores universais que unem a humanidade, de compartilhá-los com o mundo todo e de nutrir a esperança no que está por vir. As Jornadas Mundiais da Juventude anteriores enfatizaram consistentemente o cuidado com o meio ambiente e a restauração da ordem da criação.
O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato Si', publicada em 24 de maio de 2015, enfatizou o dever prático e a responsabilidade ecológica da humanidade em relação à proteção ambiental. Ele exortou os cristãos a considerarem a Terra como nossa "casa comum" e a praticarem pequenas ações para protegê-la em suas vidas diárias.
Seguindo essa tradição, o COL da JMJ Seul 2027 está promovendo o plantio de árvores para incorporar o valor do amor pela ecologia, um dos temas de apoio desta JMJ.
Esta campanha, realizada em cooperação com o Governo Metropolitano de Seul e o Serviço Florestal da Coreia, convida jovens de Seul e do mundo todo, que assumem o futuro da nossa casa comum, a se juntarem a esta tarefa. Os participantes podem plantar árvores, vivenciar o valor da natureza e obter uma base para desenvolver hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
A campanha será realizada em seis sessões com aproximadamente 2.000 jovens, plantando mais de 10.000 árvores no total.
※ Datas [Em 2025] Primavera (final de abril), Outono (outubro) / [Em 2026] Primavera (abril ou maio), Outono (setembro e outubro) / [Em 2027] Primavera (Dia da Árvore)
Junte-se ao Plantio de Árvores
Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027
74, Myeongdong-gil, Jung-gu, Seul, Coreia do Sul
Copyright 2024 Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027. Todos os direitos reservados.
Jornada para 2027
2023
6 de agosto
Papa Francisco anuncia próximo destino da JMJ em Lisboa na Missa das Missões
22 de agosto
Coletiva de Imprensa da JMJ Seul 2027
27 de setembro
Estabelecimento do Comitê Preparatório para o Comitê Organizador Local (LOC) da JMJ Seul 2027
14 de dezembro
Estabelecimento da Fase 1 do LOC da JMJ Seul 2027
2024
25 de janeiro
Lançamento da Equipe de Pesquisa Preliminar. Leitura e meditação sobre Christus Vivit e as Diretrizes do Ministério da Juventude Coreano.
14 de fevereiro
Iniciou o Movimento dos 200 Milhões de Rosários em preparação para a JMJ Seul 2027
14 de março
Nomeação do Bispo Paul Kyung Sang Lee como Coordenador Geral Episcopal da LOC
4 de abril
A Equipe de Pesquisa Preliminar se reuniu com o Arcebispo Chung para compartilhar suas experiências sobre o processo de preparação para a JMJ
13 de abril
Bênção do Escritório do LOC
3, 16 e 30 de maio
Realizado Fórum para Padres Diocesanos sobre a Pastoral da JMJ
23 a 28 de maio
Apresentado na JMJ Seul 2027 no Congresso Internacional de Pastoral Juvenil realizado em Roma e firmado convênio com a DLFL
22 de junho
Após a conclusão das atividades da Equipe de Pesquisa Preliminar, os frutos do seu trabalho foram oferecidos em uma cerimônia
28 de junho
Realizou-se o Acampamento na Catedral para ouvir e partilhar as histórias dos jovens
12 de julho
Assembleia Geral Inaugural da Fundação JMJ Seul 2027
28 de julho
Para comemorar os três anos até o evento, uma cerimônia de lançamento e uma missa foram realizadas na Catedral de Myeongdong
24 de setembro
Santa Sé anuncia temas para a 40ª e 41ª JMJ e o logotipo da JMJ Seul 2027
6 de outubro
Iniciou o “Projeto 1004”, que inclui uma Missa para Jovens a nível de Vicariato e “Conversas com o Bispo”
24 de novembro
Jovens de Lisboa entregam a icónica Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora, Salus Populi Romani
29 de novembro
Evento de boas-vindas aos Símbolos da JMJ, Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora, Salus Populi Romani
13 de dezembro
Missa para celebrar a conclusão da formação da Equipe de Planejamento Juvenil da JMJ de Seul e dos voluntários de preparação
2025
24 de fevereiro
Bênção do novo escritório e veículos do LOC
28 de março
24 Horas para o Senhor preparadas por jovens voluntários
26 de abril
Primeira plantação de árvores da Campanha "Sopro de Vida" pela neutralidade de carbono
10 e 11 de maio
Festival da Juventude para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações
4 a 13 de julho
Exposição Com Coragem como um Grão de Mostarda , uma meditação visual sobre o tema da JMJ Seul 2027
18 de julho
Missa para celebrar a conclusão da formação da segunda turma de voluntários de preparação
19 de julho
Missa de despedida dos participantes do Jubileu da Juventude
24 de julho a 3 de agosto
Peregrinação de 1078 jovens de Seul ao Jubileu da Juventude em Roma
3 de agosto
O Papa Leão XIV anunciou as datas da JMJ Seul 2027 (3 a 8 de agosto de 2027) durante o Angelus no encerramento do Jubileu da Juventude
Comitê Organizador Local da JMJ Seul 2027
74, Myeongdong-gil, Jung-gu, Seul, Coreia do Sul
O que é a Jornada Mundial da Juventude?
Muitos chamaram a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de "a mais bela invenção de São João Paulo II". No entanto, o Papa certa vez atribuiu sua origem não a si mesmo,
mas aos jovens do mundo, afirmando que foram os jovens que inventaram a JMJ.
Então, como essa jornada incrível começou? Vamos analisar mais de perto.
De 1983 a 1984, a Igreja celebrou um Ano Jubilar extraordinário para marcar o 1.950º aniversário da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como parte das celebrações do Jubileu, São João Paulo II propôs um encontro especial de jovens no Domingo de Ramos.
O plano era modesto — talvez 60.000 participantes. Mas a resposta foi impressionante: mais de 250.000 jovens compareceram, enchendo Roma de alegria e fé.
Em 1985, as Nações Unidas proclamaram o "Ano Internacional da Juventude". Em resposta, o Santo Padre convidou novamente os jovens a irem a Roma no Domingo de Ramos para demonstrar a especial preocupação da Igreja com a nova geração.
Desta vez, mais de 300.000 jovens compareceram.
Eles passaram um tempo em oração em igrejas por toda a cidade, participaram de sessões de catequese e, por fim, se encontraram com o Papa para a missa na Praça de São Pedro.
Após esses dois eventos, as pessoas se perguntavam: Por que houve uma resposta tão forte? O que os jovens buscavam? São João Paulo II pensava que os jovens queriam se encontrar para compartilhar suas experiências e ouvir palavras de fé. Ele acreditava que eles estavam olhando para o futuro e sentiam um forte desejo de estabelecer e renovar firmemente seus compromissos. Foi com isso em mente que ele instituiu a Jornada Mundial da Juventude em 1985 , pedindo a cada Igreja local que a comemorasse adequadamente. Essa celebração local foi, por muitos anos, celebrada no Domingo de Ramos. São João Paulo II disse que sua escolha da data refletia o desejo dos jovens.
"A resposta é dada por todos vocês que vêm a Roma em peregrinação há muitos anos, justamente para celebrar este dia [...]. Isso não significa, talvez, que vocês mesmos estejam buscando Cristo no coração do seu mistério?
Vocês o buscam na plenitude da verdade que é o próprio Cristo na história da humanidade."
(Homilia da Missa do Domingo de Ramos, III Jornada Mundial da Juventude, 27 de março de 1988)
A Jornada Mundial da Juventude é celebrada anualmente em cada diocese, mas também há um encontro internacional.
No início, o encontro internacional acontecia a cada dois anos.
A primeira JMJ diocesana foi realizada em 1986, com a primeira JMJ internacional (e a segunda JMJ) sendo realizada no ano seguinte, em 1987, em Buenos Aires. Em 1988, a terceira JMJ foi comemorada em dioceses ao redor do mundo, e em 1989, jovens de todo o mundo se reuniram em Santiago de Compostela para a JMJ. Hoje, a Jornada Mundial da Juventude diocesana é celebrada todos os anos em cada diocese.
Depois, a cada três ou quatro anos, jovens de todo o mundo se reúnem para celebrá-la com o Papa.
O Papa Francisco decidiu transferir a Jornada Mundial da Juventude do Domingo de Ramos para a Festa de Cristo Rei. Em 22 de novembro de 2020, quando os jovens de Lisboa receberam a Cruz da JMJ, o Papa Francisco anunciou durante a missa celebrada na Basílica de São Pedro que, a partir de 2021, as celebrações diocesanas da Jornada Mundial da Juventude seriam transferidas do Domingo de Ramos para o Domingo de Cristo Rei. O Santo Padre tomou essa decisão após ouvir diversas opiniões e consultar o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, responsável pela pastoral juvenil. Ele também lembrou aos jovens reunidos que o foco do dia não havia mudado: "O centro da celebração continua sendo o Mistério de Jesus Cristo Redentor do Homem, como sempre enfatizou São João Paulo II, iniciador e padroeiro da JMJ."
"Queridos jovens, clamem com a vida que Cristo vive, que Cristo reina, que Cristo é o Senhor!
Se vocês se calarem, eu lhes digo que até as pedras clamarão!" (cf. Lc 19,40)
A Cruz de Cristo, sinal do amor infinito de Deus pela humanidade, é o elemento central, de onde tudo nasce.
Tal como indica o relato da Visitação que dá tema à JMJ Lisboa 2023, Maria parte, pondo-se a caminho para viver a vontade de Deus, e dispondo-se a servir Isabel. Este movimento sublinha o convite feito aos jovens para renovarem «o vigor interior, os sonhos, o entusiasmo, a esperança e a generosidade» (Christus Vivit, 20). A acompanhar o caminho surge, ainda, uma forma dinâmica que evoca o Espírito Santo.
A opção pelo terço celebra a espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora de Fátima. Este é colocado no caminho para invocar a experiência de peregrinação que é tão marcante
em Portugal.
Maria foi desenhada jovem para representar a sua figura tal como é retratada no Evangelho de São Lucas (Lc 1, 39) e potenciar uma maior identificação com os jovens. O desenho exprime a juvenilidade própria da sua idade, característica de quem ainda não foi mãe, mas carrega em si a luz do mundo. Esta figura aparece levemente inclinada, para mostrar a atitude decidida da Virgem Maria.
Condições de uso da marca
A utilização da marca JMJ, em qualquer material ou suporte de comunicação, pressupõe a leitura e o respetivo cumprimento das normas de utilização que se seguem abaixo.
De forma a orientar a correta utilização do logótipo JMJ e assegurarmos a consistência da comunicação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, disponibilizamos um kit com os materiais e as regras relativas à utilização do logotipo, que pode ser acedido através deste link.
Para questões ou dúvidas relacionadas com a marca JMJ, contacte: marca@lisboa2023.org
A música “Há Pressa no Ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, foi inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023 [«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)] e desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica.
“Há Pressa no Ar” tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra, no centro de Portugal. Os arranjos são do músico Carlos Garcia.
O tema foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano).
Ao cantar este hino, os jovens de todo o mundo são convidados a identificarem-se com Maria, dispondo-se ao serviço, à missão e à transformação do mundo. A letra evoca também a festa da JMJ e a alegria centrada na relação com Deus.
Materiais para descarregar
Áudio | Versão português
Áudio | Versão internacional
Língua Gestual Portuguesa
O projeto “Mãos que Cantam” organizou o vídeo técnico da versão em Língua Gestual Portuguesa de “Há pressa ar”, o hino da JMJ Lisboa 2023.
O vídeo técnico serve para surdos e ouvintes poderem aprender os gestos do hino da JMJ Lisboa 2023.
Condições de uso do hino
A utilização do hino JMJ Lisboa 2023 pressupõe a leitura e o respetivo cumprimento das normas de utilização que se seguem abaixo.
Para questões ou dúvidas relacionadas com o hino JMJ Lisboa 2023, contacte: geral@lisboa2023.org
O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. É o Papa quem escolhe a diocese que irá acolher cada JMJ, cabendo a esta a organização do evento, sempre em estreita colaboração com a Santa Sé, mais concretamente com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. É também o Santo Padre quem escolhe o tema da JMJ e o apresenta através de uma mensagem escrita para o efeito, orientando o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada.
A edição em 2023 é organizada pelo Patriarcado de Lisboa. Com esse objetivo, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, instituiu o Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, órgão executivo da preparação e organização da JMJ Lisboa 2023 formado pelos Bispos Auxiliares de Lisboa D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar e pelo secretário executivo Duarte Ricciardi.
A entidade jurídica da organização da JMJ Lisboa 2023 é a Fundação JMJ Lisboa 2023, presidida por D. Américo Aguiar. Os Estatutos, o Plano de Atividades e Orçamento 2020 e o Relatório e Contas 2020 da Fundação JMJ Lisboa 2023 estão disponíveis para consulta.
Nossa Senhora da Visitação,
que partistes apressadamente para a montanha ao encontro de Isabel,
fazei-nos partir também ao encontro de tantos que nos esperam
para lhes levarmos o Evangelho vivo:
Jesus Cristo, vosso Filho e nosso Senhor!
Iremos apressadamente, sem distração nem demora,
antes com prontidão e alegria.
Iremos serenamente, pois quem leva Cristo leva a paz,
e o bem-fazer é o melhor bem-estar.
Nossa Senhora da Visitação,
com a vossa inspiração, esta Jornada Mundial da Juventude
será a celebração mútua do Cristo que levamos, como Vós outrora.
Fazei que ela seja ocasião de testemunho e partilha,
convivência e ação de graças,
procurando cada um o outro que sempre espera.
Convosco continuaremos este caminho de encontro,
para que o nosso mundo se reencontre também,
na fraternidade, na justiça e na paz.
Ajudai-nos, Nossa Senhora da Visitação,
a levar Cristo a todos, obedecendo ao Pai, no amor do Espírito!
Fonte de informação:
Rua do Grilo, 84
1950-146 Lisboa
E-mail: geral@lisboa2023.org