Mês da Bíblia
O Mês da Bíblia, celebrado em setembro pela Igreja Católica no Brasil, é uma tradição que se consolidou desde 1971. Essa iniciativa tem suas raízes no Concílio Ecumênico Vaticano II, que incentivou o acesso das Escrituras Sagradas a todos os fiéis. A escolha de setembro está ligada ao Dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30, conhecido como o tradutor da Bíblia para o latim.
A celebração do Mês da Bíblia tem como principais objetivos aproximar os fiéis da Palavra de Deus, promovendo uma leitura orante e reflexiva das Escrituras. Além disso, busca-se estimular a prática do estudo bíblico em comunidade, fortalecendo a fé e a missão evangelizadora da Igreja.
A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB prepara duas iniciativas que marcam o trabalho de fortalecimento da relação do povo de Deus com as Sagradas Escrituras. Nesta semana, por meio da Edições CNBB, começou a oferta do texto-base e do livro com encontros bíblicos para o Mês da Bíblia. Na próxima semana, uma live vai apresentar o Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral, evento marcado para maio, em Goiânia.
Neste ano, a CNBB escolheu a Carta aos Romanos como livro bíblico para ser aprofundado no mês de setembro, dedicado a maior proximidade com a Palavra de Deus.
O texto-base para o Mês da Bíblia de 2025 está focado na Carta aos Romanos com o lema “A esperança não decepciona” (Rm 5,5), relacionando-se com o Jubileu da Encarnação de 2025, convocado pelo Papa Francisco.
Segundo a comissão, o material “é essencial para todos os membros da comunidade que se dedicam a revitalizar o Mês da Bíblia, uma iniciativa única do Brasil, onde a comunidade se une em torno da Palavra para mergulhar em sua sabedoria e discernir os caminhos da missão com a criatividade do Espírito Santo”.
Também está disponível na Edições CNBB o livro com encontros bíblicos. O material contém roteiros acessíveis e dinâmicos para proporcionar uma experiência de fé comunitária, “fortalecendo a vivência cristã e renovando a esperança em Cristo”. Esse material pode ser utilizado pelas paróquias, famílias e grupos de estudo.
O Tema Central para 2025
Livro Foco: A Carta aos Romanos.
Lema: "A esperança não decepciona" (Romanos 5:5).
Contexto: A escolha do tema está alinhada com o Jubileu da Encarnação de 2025, que tem como foco "Peregrinos de esperança".
Objetivos da Reflexão
Aprofundar a fé cristã na esperança.
Conscientizar sobre o caminho espiritual, pessoal e comunitário.
Refletir sobre temas fundamentais da vida cristã, como a justificação pela fé, o batismo, e a vida segundo o Espírito Santo.
Como Aprofundar a Leitura
Subsídios e Cursos:
A Paulinas Livrarias e outras instituições oferecem subsídios e cursos online que aprofundam a Carta aos Romanos.
Eventos e Comunidades:
Participar das celebrações e dos encontros propostos pelas comunidades locais e por organizações como o CEBI (Centro de Estudo da Bíblia e da Pastoral da Comunicação) pode enriquecer a experiência.
Leitura Diária:
Considerar um plano de leitura bíblica anual para ler toda a Bíblia ao longo de 2025, focando em uma leitura equilibrada do Antigo e do Novo Testamento
A live no Youtube para divulgar o Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral, veja o video abaixo.
O evento foi realizado de 19 a 22 de maio, na Pontifícia Universidade Católica de Goiânia (PUC–GO). A Comissão apresentou os objetivos desse evento:
• Ressaltar a centralidade bíblica na vida da Igreja.
• Discernir os caminhos para o serviço de Animação Bíblica da Pastoral no Brasil.
• Articular as equipes regionais de ABP.
• Fomentar o diálogo entre a CNBB e as Instituições Bíblicas do Brasil em vista de um serviço sinodal.
• Traçar atividades e propostas de ABP para os próximos 4 anos.