Paróquia São Pedro e São Paulo
A Igreja católica dedica o mês de novembro em oração às pobres Almas do Purgatório.
No ano litúrgico, novembro é considerado um mês de reflexão e lembrança.
O Dia de Todos os Santos comemorado na Igreja Católica Romana, em honra a todos os seus santos, este Memorial Day é sempre celebrado em 1 de novembro. Isso é seguido pelo Dia de Finados em 2 de novembro, quando a Igreja Católica comemora os fiéis defuntos. O 11 de novembro é o chamado Dia de Martinho, um dia de celebração da Igreja Católica em homenagem a São Martinho de Tours. Também no dia 11, nos Estados Unidos se celebra o feriado do dia dos Veteranos.
O Dia de Luto Nacional é sempre celebrado dois domingos antes do primeiro dia do Advento e é o dia da lembrança dos soldados alemães mortos nas duas Guerras Mundiais. Na quarta-feira, entre o Dia do Luto Nacional e o Domingo dos Mortos, é o Dia da Penitência e da Oração, feriado da Igreja Evangélica em que se deve voltar mais uma vez para Deus.
Um domingo antes do primeiro Advento é o Domingo dos Mortos, onde funciona a Igreja Protestante dos Mortos. A Igreja Católica celebra Cristo Rei no domingo neste dia. O primeiro advento está em quatro dos sete casos em novembro. Com o 1º Advento começa o tempo do Advento e a espera do Natal.
Comunidade em Festa
A Comunidade da Imaculada Conceição, situada na Rua Carlos Gondim, 386 Jardim Guanabara, comunica que no dia 30 de dezembro 2024 se dará o inicio dos festejos de sua padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição.
Desde já a comunidade esta convida a participar da celebração de abertura dos festejo que será às 19 horas. compareçam e traga a sua família.
Santa Cecília
De 13 a 21/10
Festa dia 22/10
Nossa Senhora das Graças
De 18/10 a 26/10
Memória dia 27/10
Pela prevenção do suicídio:
Rezemos para que as pessoas tentadas pelo suicídio
encontrem na sua comunidade o apoio, o cuidado e o amor de que necessitam e se abram à beleza da vida.
Todos os Santos
Fiéis Defuntos
Purgatório
Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. Esta festa é celebrada pelos crentes de muitas das igrejas da religião cristã, por ser herdada a partir da tradição apostólica.
A Igreja Católica celebra a Festum Omnium Sanctorum (Festa de Todos os Santos) a 1 de novembro que é seguido pelo dia dos fiéis defuntos a 2 de novembro, (a data pode as vezes ser transferida para o domingo seguinte).
A Igreja Ortodoxa celebra esta festividade no primeiro domingo depois do Pentecostes, fechando a época litúrgica da Páscoa, tal como a Igreja Católica Oriental.
A Igreja Anglicana também celebra o dia de Todos os Santos com o mesmo significado que nas Igrejas Católica e Ortodoxa.
Na Igreja Luterana, o dia é celebrado principalmente para lembrar que todas as pessoas batizadas são santas e também aquelas pessoas que faleceram no ano que passou, pelo que o significado da celebração também é quase idêntico ao de outras igrejas cristãs.
Na prática cristã ocidental, a celebração litúrgica começa na véspera na noite de 31 de outubro (Véspera de Todos os Santos), e termina no final de 1º de novembro. É assim um dia antes do Dia dos Fiéis Defuntos, que comemora a partida dos fiéis.
Dia dos Fiéis Defuntos, Dia de Finados ou Dia dos Mortos é uma data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, no dia 2 de novembro de cada ano.
Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos quando visitavam os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos já esquecidos.
O abade Odilo de Cluny, no final do século X, pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigavam a comunidade a dedicar um dia aos mortos.
No século XIII essa data passa a ser oficialmente celebrada em 2 de novembro, um dia após a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; Jó 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46) e é suportada por uma prática de quase dois mil anos.
O sepultamento dos mortos nas igrejas ou nos seus imediatos arredores permitia à comunidade sentir a continuidade da presença dos seus entes queridos na proximidade das suas vidas terrenas, ajudando a cimentar o conceito da Igreja enquanto comunidade peregrina (os vivos), sofredora (as almas em purificação no Purgatório) e triunfante (as almas santas no Paraíso).
Se o dia de Todos os Santos celebrava estes últimos, principalmente os santos anónimos, o dia de Fiéis Defuntos honrava as almas do Purgatório e por estas eram oferecidas orações e sacrifícios.
Purgatório é o estado temporário de purificação das almas daqueles que morrem em estado de Graça, mas ainda não totalmente purificados de seus pecados veniais ou das consequências temporais do pecado.
Trata-se de uma realidade espiritual onde essas almas, já salvas, são preparadas para entrar plenamente na visão beatífica, isto é, na comunhão definitiva com Deus no Céu. Uma alusão à existência do Purgatório é encontrada em I Coríntios 3, 12-15, onde São Paulo fala de um processo de purificação pelo fogo, pelo qual a pessoa pode ser salva, como que através do fogo.
Outros textos que dão luz a essa doutrina são Lucas 12,42–48, que fala de diferentes graus de castigo para os servos infiéis, e Mateus 5,22–26, onde se menciona que o homem não sairá da prisão até que tenha pago o último centavo.
A palavra "purgatório" passou a referir-se também a uma ampla gama de concepções históricas e modernas de sofrimento pós-morte, e é usado, em um sentido não específico, para qualquer lugar ou condição de sofrimento ou tormento, especialmente um que é temporário.
A cultura popular também apresenta a concepção do Purgatório como um lugar físico, embora a Igreja Católica ensine que Purgatório não é um lugar, mas "uma condição de existência, uma etapa transicional de amor e justiça divina, na qual a alma é purificada de toda imperfeição antes de entrar na Glória eterna."
Igreja Católica
1 de novembro - Dia de Todos-os-Santos
2 de novembro - Dia de Finados
9 de novembro - Dia de Santa Elisabete da Trindade
11 de novembro - Dia de São Martinho de Tours
14 de novembro - Dia de Todos os Santos Carmelitas
15 de novembro - Dia de Santo Alberto Magno
17 de novembro - Dia de Santa Isabel
19 de novembro - Dia de Nossa Senhora da Divina Providência
21 de novembro - Dia de Nossa Senhora da Apresentação
22 de novembro - Dia de Santa Cecília
25 de novembro - Dia de Santa Catarina
27 de novembro - Dia de Nossa Senhora das Graças
30 de novembro - Dia de Santo André
Datas litúrgicas - Novembro 2025
Dia 01 - Sábado, Todos os Santos
Dia 02 - Domingo. Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
Dia 03 - Segunda-Feira da 31ª Semana do Tempo Comum, São Martinho de Porres, religioso
Dia 04 - Terça-Feira, São Carlos Borromeu, bispo
Dia 05 - Quarta-Feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Dia 06 - Quinta-Feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Dia 07 - Sexta-Feira da 31ª Semana do Tempo Comum
Dia 08 - Sábado da 31ª Semana do Tempo Comum, Santa Maria no Sábado
Dia 09 - Domingo, Dedicação da Basílica de Latrão
Dia 10 - Segunda-Feira, São Leão Magno, papa e doutor da Igreja
Dia 11 - Terça-Feira, São Martinho de Tours, bispo
Dia 12 - Quarta-Feira, São Josafá, bispo e mártir
Dia 13 - Quinta-Feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Dia 14 - Sexta-Feira da 32ª Semana do Tempo Comum
Dia 15 - Sábado da 32ª Semana, Santo Alberto Magno, bispo e doutor da Igreja, Santa Maria no Sábado
Dia 16 - 33º Domingo do Tempo Comum
Dia 17 - Segunda-Feira, Santa Isabel da Hungría, religiosa
Dia 18 - Terça-Feira da 33ª Semana, Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo, apóstolos
Dia 19 - Quarta-Feira da 33ª Semana do Tempo Comum
Dia 20 - Quinta-Feira da 33ª Semana do Tempo Comum
Dia 21 - Sexta-Feira da 33ª Semana do Tempo Comum, Apresentação de Nossa Senhora
Dia 22 - Sábado da 33ª Semana do Tempo Comum, Santa Cecília, virgem e mártir
Dia 23 - Domingo, Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Dia 24 - Segunda-Feira, Santos André Dũng Lạc, presbítero, e Companheiros, mártires
Dia 25 - Terça-Feira da 34ª Semana do Tempo Comum, Santa Catarina de Alexandria, virgem e mártir
Dia 26 - Quarta-Feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Dia 27 - Quinta-Feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Dia 28 - Sexta-Feira da 34ª Semana do Tempo Comum
Dia 29 - Sábado da 34ª Semana do Tempo Comum, Santa Maria no Sábado
Dia 30 - 1º Domingo do Advento