Informe Pascom
Paróquia São Pedro e São Paulo
FEVEREIRO - 2026
A Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes convida a todos a participarem da festa de sua padroeira, que teve inicio no 24 de janeiro com encerramento no dia 2 de fevereiro desde ano.
A programação consta de celebração diariamente de novenas e santa missa com inicio às 19 horas.
O encerramento dos Festejos de Nossa Senhora dos Navegantes será no dia 02 de fevereiro, com uma procissão saindo da igreja matriz, São Pedro e São Paulo as 18:30hs. Logo após a procissão celebração da santa missa.
Participe e colabore com a festa de padroeira. AQUI
Por crianças com doenças incuráveis
Oremos para que as crianças que sofrem de doenças incuráveis e suas famílias recebam os cuidados médicos e o apoio necessários, sem jamais perder a força e a esperança.
A Igreja dedica o mês de fevereiro à Sagrada Família.
A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus.
As origens da festa litúrgica remontam ao século XVII. Em 1895, Leão XIII fixou a celebração no terceiro domingo depois da Epifania; Bento XV, em 1921, colocou-o na oitava da Epifania; e, atualmente, a reforma litúrgica de 1968 fixou-o no domingo depois do Natal.
A Sagrada Família, como o nome sugere, é “sagrada” e “única” ao mesmo tempo. “Santo”, porque cada um dos seus componentes é santo: o Menino é Santo por natureza; a Mãe é santa por privilégio; e José é justo pela graça.
A santidade de toda a família é dada pela soma da santidade desigual de cada componente individual. “Única”, porque historicamente não houve outra família igual nem jamais haverá a mesma. E isso pelo simples fato de que cada membro de uma mesma família, como pessoa, não é apenas único e irrepetível, mas também exclusivo, pois a predestinação absoluta de Cristo e Maria é uma e única, e a santidade de José é declarada oficialmente a partir de Deus.
A Apresentação de Jesus no Templo, festividade litúrgica celebrada no dia 2 de fevereiro, celebra um episódio da infância de Jesus. É também a data em que se comemora a Festa da Candelária (festa à luz de velas), uma festa de origem pagã e latina comemorada tradicionalmente em alguns países, que depois se tornou uma festa religiosa cristã.
Na Igreja Ortodoxa e em algumas Igrejas Católicas Orientais, ela é uma das doze Grandes Festas, e é por vezes chamada de Hypapante (literalmente "Encontro", em grego); outros nomes tradicionais são Dia de Nossa Senhora das Candeias, ou da Candelária, ou da Purificação da Virgem Maria. Na Igreja Católica Apostólica Romana, esta festividade religiosa é uma das mais importantes, sendo realizada entre a Festa da Conversão de São Paulo, no dia 25 de janeiro, e a Festa do Trono de São Pedro, no dia 22 de fevereiro.
No rito latino da Igreja Católica, a Apresentação de Jesus no Templo é o quarto Mistério Gozoso do Santo Rosário. Com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, esta festividade tem sido referida como a festa da Apresentação do Senhor.
São Brás
Dia 03 de fevereiro
Nossa Sra de Lourdes
Dia 11 de fevereiro
Os Santos Pastorinhos
Dia 20 de fevereiro
Dia 28 janeiro