Campanha Missionária

Campanha Missionária 2023

Ide! Da Igreja local aos confins do mundo

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária de 2023, cuja inspiração bíblica, baseada no texto dos discípulos de Emaús, é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35). Após três anos refletindo sobre a natureza missionária da Igreja e sobre o “ser missão”, o tema deste ano ajuda a aprofundar a relação entre Igreja-local e a missão ad gentes, enquanto o lema bíblico permanece em sintonia com a realização do 3º Ano Vocacional que a Igreja do Brasil está celebrando.


No ano passado, foi celebrado o Ano Jubilar Missionário que animou a caminhada missionária da Igreja do Brasil. Em 2023 as ações missionárias estão voltados para a preparação do 5º Congresso Missionário Nacional, que acontecerá em Manaus nos dias 10 a 15 de novembro de 2023, tendo como horizonte o 6º Congresso Missionário Americano (CAM6) que será realizado em Puerto Rico em 2024.

Pés e coração: a construção da arte do cartaz

“Corações ardentes, pés a caminho” é o lema da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. O texto focaliza a atenção sobre o encontro com Jesus Ressuscitado como a motivação central do ser e agir missionários. Os pés dos discípulos – fincados em uma realidade bem determinada – se põe a caminho somente porque antes, os corações se inflamaram no encontro com Jesus que os ouviu, caminhou com eles, explicou-lhes a Escritura e ficou com eles para a partilha do pão. A Campanha Missionária deste ano, põe em evidência que cada Igreja local tem o dever de evangelizar toda pessoa e todos os povos até os confins da terra. Destaca-se que este élan missionário nasce da experiência do amor de Cristo que cativa e impulsiona cada cristã, cada cristão.


A construção da arte da Campanha Missionária de 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, nos lembra o coração que pulsa na realidade local e os pés que nos impulsionam à animação missionária em todo o mundo. O coração traz, de maneira especial, a arte da cultura indígena amazônica, marcado pela cruz que nos identifica. Esse símbolo nos motiva para viver novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O pé apresenta as cinco cores, representando os cinco continentes e o chamado para a missão até os confins do mundo. A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo.


O mês missionário nos recorda que todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário através da oração e da ação, com ofertas de dinheiro e de sofrimento, com o próprio testemunho. Por isso, em todas as Igrejas do mundo no penúltimo domingo de outubro (21 e 22) realiza-se a coleta missionária, destinada integralmente para a missão universal.

Materiais para download

Cartaz

A construção da arte da Campanha Missionária 2023, em sintonia com o 5º Congresso Missionário Nacional, sintetiza o convite de ter os pés fincados na realidade local e o coração aberto à realidade universal. Além disso, deseja motivar novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. A arte expressa também o desejo que a rede das 279 igrejas locais deste nosso imenso Brasil, aprofundando a compreensão da responsabilidade missionária e da necessária conversão pastoral, possam assumir, com mais vigor, o chamado e o mandato de Jesus Cristo, nas diferentes atividades da única missão da Igreja que é evangelizar até os confins do mundo

Imagens para redes sociais

Um compilado de imagens para que você possa usar na sua rede social favorita ou para divulgações.
O pacote contempla os seguintes itens:
– Arte quadrada para redes sociais;
– Arte em formato de stories para redes sociais;
– Imagem para perfil;
– Topo para Facebook.

EM BREVE

Oração do mês Missionário

Deus Pai, Filho, Espírito Santo, consagrados e enviados pelo batismo,
fazei-nos viver nossa vocação de discípulos missionários, como graça e missão.

Inspirados e guiados pelo Espírito Santo,
com os corações ardentes ao escutar a vossa Palavra,
e com os pés a caminho para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo,
queremos ir da Igreja local aos confins do mundo.

Maria, Mãe missionária, rogai por nós! Amém!

EM BREVE

Mensagem do Papa

O livrinho com a Mensagem do Papa para o dia das missões 2023 será disponibilizado em breve.

(capa sujeita a alteração)

EM BREVE

Leia a mensagem do Papa

Novena Missionária

A Novena Missionária é o único subsídio com custos, no valor de R$ 2,00 (Dois Reais) o exemplar, e pode ser adquirida conforme instruções abaixo.


(capa sujeita a alteração)

Dioceses solicitam materiais da Campanha Missionária

Para agilizar o processo de produção e envio dos materiais de animação da Campanha Missionária 2023, as Pontifícias Obras Missionárias implementaram um sistema on line de solicitação destes materiais. O link já foi enviado para todas as Arquidioceses, Dioceses, Prelazias e Regionais da CNBB. A solicitação de materiais da Campanha Missionária é realizada através de formulário eletrônico que deverá ser preenchido e confirmado até o dia 3 de maio de 2023.

A direção nacional das POM lembra sobre a importância de envolver as Coordenações de Pastoral, os Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPA), Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI) e Conselho Missionário Regional (COMIRE) no processo de solicitação dos materiais, a partir da realidade local e das necessidades de cada comunidade. É importante lembrar que os materiais são enviados gratuitamente, sendo a Novena Missionária o único subsídio com custos, no valor de R$ 2,00 (Dois Reais) o exemplar. O pagamento poderá ser feito através de depósito, transferência, boleto ou pix, com vencimento para 31/10/23. O frete e os demais materiais da Campanha Missionária são gratuitos.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail campanha@pom.org.br.

www.pom.org.br