Santo do Dia 29 de Julho

Dia 29 de Julho

Santos Marta, Maria e Lázaro, amigos de Jesus

Santa Marta


Dia 29 de Julho


Marta ou Marta de de Betânia é uma personagem bíblica descrita nos Evangelhos. De acordo com João 11:1-45 - João 12:2, ela era irmã de Maria e de Lázaro, da aldeia de Betânia. Marta foi uma das mulheres que acompanharam Jesus no calvário e na ressurreição. Wikipédia

Nascimento: Judeia

Falecimento: Tarascon, França

Marta é contemporânea de Jesus. Ela é mencionada treze vezes nos Evangelhos. Era irmã de Lázaro, grande amigo de Jesus e de Maria, aquela que se sentava aos pés do Mestre para ouvi-lo. A família de Marta vivia no vilarejo de Betânia, a três quilômetros de Jerusalém. A casa e Marta era um verdadeiro local de descanso para Jesus e seus discípulos. Convivendo com o Mestre, ouvindo-o e servindo-o, Marta conheceu o Reino dos céus. Ela presenciou a ressurreição de seu irmão Lázaro, operada por Jesus, quatro dias após sua morte.


Certa vez Jesus se hospedou na casa de Marta, em Betânia. Para agradar e bem receber Jesus e seus discípulos, Marta mergulhou nos afazeres domésticos, sem perceber, talvez, que Jesus gostaria de ter sua presença, ao lado da irmã Maria, como ouvinte atenta e carinhosa, da mensagem do Reino dos Céus. Tal comportamento lhe rendeu uma repreensão carinhosa de Jesus, que, afinal, tornou-se grande ensinamento para todos nós: o de que as coisas espirituais, a palavra do Senhor, são mais importantes que as materiais. Vejamos na passagem abaixo:


“Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa. Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar. Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas; no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada”. (Lucas 10, 38-42)


Apesar da chamada de atenção recebida de Jesus, o serviço que Marta prestava era importante e necessário. E jesus, em momento algum, questiona tal importância. Ele quer apenas colocar as coisas nos seus devidos lugares e valores. Assim, pela preocupação de Santa Marta com a alimentação, a acolhida e o bem estar de Jesus e de seus discípulos, Santa Marta se tornou a Padroeira dos anfitriões, hoteleiros, nutricionistas, cozinheiros e nutrólogos.


No episódio da doença, morte e ressurreição de Lázaro, seu irmão, Marta sofre. Ela manda chamar Jesus e Jesus aparentemente não atende. Seu irmão morre e é sepultado. Fica quatro dias no túmulo e, só então, Jesus chega. Marta corre até ele, ajoelha-se aos pés do Mestre e diz: "Senhor, se tivesses estado aqui, o meu irmão não teria morrido. Jo 11,21 . Este desabafo mostra a confiança e a intimidade que marta tinha com o Senhor. E a frase que ela diz em seguida, mostra toda a sua fé incondicional em Jesus: “Mas mesmo agora, eu sei que tudo o que pedires a Deus, Deus dará". Trata-se de uma das passagens mais emocionantes do Novo Testamento em que, no final, Jesus ressuscita Lázaro e muitos passam a crer nele.


Em todo o episódio da ressurreição de Lázaro, marta tem a oportunidade de fazer uma bela profissão de fé em Jesus. O capítulo 11 do Evangelho de São João conta essa história em detalhes. Destacamos aqui a confissão de Marta. Ela afirma que Jesus é o Cristo, o Enviado de Deus, que devia vir ao mundo:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? Respondeu Marta: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo. João 11, 25-27.


Os primeiros a realizarem uma festa dentro da liturgia da Igreja dedicada a santa Marta foram os franciscanos, no ano 1262. Para tal celebração, escolheram o dia 29 de julho. A festa se difundiu e os cristãos passaram a celebrar Santa Marta já como Padroeira dos Anfitriões, Hospedeiros, Cozinheiros, Nutricionistas e Nutrólogos. Mais tarde a Igreja confirmou oficialmente a celebração na mesma data.


Santa Marta, rogai por nós!



Oração a Santa Marta

“Santa Marta, santa minha, acolhe-me a vossa proteção, pois entrego-me ao vosso amparo, e em prova de meu afeto por Vós, ofereço esta luz, que acenderei todas terças-feiras durante esta novena.

Pela felicidade que tiveste em hospedar em vossa casa o Divino Salvador do Mundo, consolai-me nas minhas penas. Intercedei hoje e sempre por mim e minha família, para que tenhamos o auxílio de Deus Todo Poderoso, nas dificuldades de nossa vida.

Suplico-vos que tenhais misericórdia infinita para comigo, concedendo-me a graça que hoje vos peço de todo coração. (Faz-se o pedido). Rogo-vos que me façais vencer os obstáculos da vida, como vós vencestes o dragão que tendes debaixo de vossos pés. Amém Jesus.”



Oração a Marta, Lázaro e Maria

Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida

e aceitou a hospitalidade que Marta Lhe oferecia em sua casa,

concedei-nos que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos,

mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua Palavra.

Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina,

na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Santa Maria


Dia 29 de Julho


Maria, irmã de Marta ou Maria de Betânia é uma personagem do Novo Testamento da Bíblia e que aparece no episódio da vida de Jesus conhecido como Jesus na casa de Marta e Maria, relatado em Lucas 10:38-42. Ela é irmã de Marta e de Lázaro.

Nascimento: Al 'Eizariya

Morte: Século I

Maria de Betânia é uma das personagens mais bonitas de todas as Escrituras, e podemos aprender lições valiosas quando estudamos a sua vida. Maria era irmã de Marta e seu irmão era Lázaro, a quem Jesus ressuscitou dos mortos. Vemos Maria três vezes diferentes na Bíblia, começando com o incidente no lar de sua irmã, Marta (Lucas 10:38-42), onde Jesus, e presumivelmente os discípulos que viajavam com Ele, estavam sendo entretidos. Marta estava tão angustiada, "ocupada em muitos serviços" e frustrada com a falta de ajuda de sua irmã, que acabou repreendendo Jesus, acusando-O de não Se importar que Maria sentava-se aos pés dEle enquanto ela mesma fazia todo o trabalho. A resposta de Jesus nos dá nossa primeira visão sobre Maria de Betânia. Jesus a elogiou por "escolher a boa parte", o que significa que o desejo de Maria de estar perto de seu Senhor e se apegar a todas as Suas palavras era muito mais benéfico do que se desgastar com os preparativos para uma refeição. Jesus disse ainda que escolher a boa parte, aprender sobre o Senhor, não seria tirado de Maria.


Ao "escolher a boa parte", Jesus quis dizer que aqueles cuja prioridade na vida é Cristo, ou seja, conhecer e se aproximar dEle, escolheram o que durará pela eternidade, como o "ouro, prata, pedras preciosas" mencionados em 1 Coríntios 3:11-12. Com esse incidente, aprendemos que aqueles que estão distraídos com o mundano e o terreno estão construindo sobre o fundamento que é Cristo com "madeira, feno e palha", materiais que não resistirão aos fogos que se aproximam em tempos de provação, nem serão lembrados na eternidade. A repreensão que Marta faz de Jesus nos dá uma visão de seu coração e mente enquanto tentava tornar tudo perfeito e ficou tão distraída que perdeu de vista quem estava falando. O silêncio de Maria, que veremos novamente em outro incidente, indica uma falta de preocupação consigo mesma, especialmente em se defender. Quando nos concentramos em Cristo, Ele se torna nossa maior paixão e nossa tendência à auto-absorção diminui e se apaga.


O segundo incidente em que Maria e Marta aparecem ocorre em João 11 com a ressurreição de seu irmão, Lázaro, da morte. Quando Maria ouve que Jesus tinha vindo e a chamava, ela imediatamente deixa o grupo dos lamentadores em sua casa e corre para encontrar Jesus. Tão grandes são o seu amor por Ele e seu desejo de agradá-lo e obedecê-lo que ela deixa aqueles que vieram confortá-la para se colocar nos braços do maior Consolador que a humanidade já conheceu. Jesus vê sua grande tristeza e chora junto com ela, mesmo sabendo que a tristeza dela terá vida curta e que seu irmão será restaurado momentaneamente. Do mesmo modo, quando lamentamos e sofremos, nosso maior conforto é encontrado em Jesus, cuja compaixão é ilimitada. Quando colocamos nossa mão na mão que carrega cicatrizes de pregos, encontramos conforto, paz e segurança, e aprendemos a verdade do Salmo 30:5b: "Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã."


A terceira e última vez que vemos Maria de Betânia é apenas alguns dias antes da crucificação de Cristo (Mateus 26:6-13; Marcos 14:3-9; João 12:1-8). Uma refeição havia sido preparada na casa de Simão, o leproso, provavelmente um leproso que havia sido curado por Jesus e se tornara um de Seus seguidores. Marta estava novamente servindo enquanto o Lázaro ressuscitado se reclinava à mesa com Jesus e os discípulos. Em algum momento, Maria abriu um pote de alabastro, derramou um litro de perfume muito caro na cabeça e nos pés de Jesus e os limpou com os cabelos. Apesar das críticas de alguns dos discípulos sobre o desperdício da substância dispendiosa, Maria não disse nada. Assim como no primeiro incidente, Maria permitiu que Jesus a defendesse, o que Ele fez, dizendo que ela guardara esse perfume para o Seu enterro e havia feito-lhe um belo ato de serviço que seria lembrado por todos os tempos.


Vemos aqui duas coisas sobre Maria das quais podemos tirar o nosso exemplo. Primeiro, ela parece saber que o tempo da morte de Jesus na cruz estava próximo, um fato que havia escapado aos discípulos apesar da clara declaração de Jesus sobre essa verdade. Parece que Maria se contentou em ouvir seu Senhor e meditar em Suas palavras, enquanto os discípulos brigavam sobre quem seria o maior entre eles no reino. Ao fazer isso, eles perderam as importantes verdades que Jesus estava lhes ensinando sobre Sua breve morte e ressurreição (Marcos 9:30-35). Quantas vezes perdemos as verdades espirituais porque nos concentramos em nós mesmos e nos preocupamos demais com nossas recompensas, nosso status e nossa reputação entre os homens?


Segundo, vemos em Maria uma firme convicção e confiança em seu Senhor, tanto que ela não sente a necessidade de se defender diante das críticas. Quantas vezes aproveitamos a chance de nos justificar aos olhos de outras pessoas que nos criticam e mangam de nós, principalmente no que diz respeito à nossa fé? Mas se nós, como Maria, nos sentarmos aos pés de Jesus e tivermos a prioridade de escutá-lo, teremos sua profundidade de entendimento, sua paixão por Cristo e sua completa fé em Seu plano para nossas vidas. Podemos não ter Jesus sentado em nossas salas de estar pessoalmente, mas temos a Sua Palavra, a Bíblia, e dela temos todo o conhecimento e entendimento de que precisamos para viver uma vida de fé segura e confiante como Maria de Betânia.


Santa Maria, rogai por nós!

São Lázaro


Dia 29 de Julho


Lázaro de Betânia é uma personagem bíblico descrito no Evangelho segundo João como um amigo que Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. Seu nome, provavelmente do grego, corresponde ao hebraico Eleazar, e significa literalmente "Deus ajudou". Wikipédia

Nascimento: al-Eizariya

Falecimento: 30 d.C., Judeia

São Lázaro foi discípulo e amigo pessoal de Jesus. Era irmão de duas mulheres que se tornaram conhecidas pelos Evangelhos: Marta e de Maria. Lázaro vivia com sua família no vilarejo chamado Betânia, que ficava a menos de uma hora de caminhada de Jerusalém, em Israel. Jesus, em suas andanças missionárias, anunciando o Reino de Deus, sempre ia se hospedar na casa de Lázaro. O nome Lázaro vem do grego. Em hebraico seria Eleazar, e quer dizer "Deus ajudou".


Lázaro era estimado e respeitado pela comunidade hebraica, pela origem nobre, honestidade e religiosidade da família. Lázaro foi um personagem especial na Bíblia, pois é a única pessoa por quem Jesus chora no Novo Testamento. Lázaro foi ressuscitado por Jesus após a sua morte, a pedido de Marta, sua irmã, que foi inabalável na fé. Lázaro já estava cheirando mal. Já fazia quatro dias que estava sepultado, quando Jesus chegou para chamar-lhe à vida novamente.


Foi um dos maiores milagres de Jesus. Trata-se do último grande “sinal” realizado por Jesus, depois do qual os sumos sacerdotes reuniram o Sinédrio e decidiram matá-lo; e decidiram matar também o próprio Lázaro, que era a prova viva da divindade de Cristo, Senhor da vida e vencedor da morte.

Alguns escritos muito antigos afirmam que Lázaro e suas irmãs foram para a ilha de Chipre. Lá, ele se tornou bispo de Citio, hoje Lamaca.


Sua tumba original, feita de mármore, estava localizada no local onde hoje está a igreja de São Lázaro, em Lamaca. De acordo com registros históricos, suas relíquias foram levadas para Constantinopla por ordem do imperador Leão VI, o filósofo, e várias igrejas e capelas foram erigidas em sua honra na Síria. Em 1972, porém, arqueólogos encontraram achados com inscriçõesde que seriam os restos mortais de São Lázaro. Estes restos estavam escondidos abaixo da igreja de Lamaca. Este local, hoje, está bem preservado, debaixo da igreja. Ele é um local de peregrinação e é aberto à visitação pública.


A Basílica de São Lázaro, santo padroeiro de Lamaca, construída em 890 d.C., era um templo cristão do século V, no qual existia um sarcófago com a inscrição: "Lazaro, o amigo de Cristo". Isto reforça a tradição de que ele viveu sua "segunda vida ressuscitado", em Lamaca, na ilha de Chipre.


A devoção a São Lázaro era muito comum na Igreja antiga. São Lázaro começou a ser venerado já no início do cristianismo, como diz São Jerônimo, e as peregrinações eram feitas á sua casa, em Betânia, e ao túmulo de onde Jesus o ressuscitara.


São Lázaro teve o privilégio de ter dois túmulos, pois morreu duas vezes. Muitas vezes pensou-se que São Lázaro fosse o pobre, miserável e cheio de feridas da parábola contada por Jesus. Por isso, na Idade Média, foi tido como o padroeiro dos leprosos. Mas esta associação é errada e hoje não é mais usada,


São Lázaro, rogai por nós!