Santo do Dia 27 de Junho

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Dia 27 de Junho


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido à Virgem Maria, mãe de Jesus, representada principalmente em um famoso ícone de estilo bizantino. No cristianismo oriental é conhecida também como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.

Padroeira de: Haiti

Festa litúrgica: 27 de junho

Instituição da festa: 23 de junho de 1867, por Papa Pio IX

Principal igreja: Sant'Alfonso di Liguori all'Esquilino, Roma, Itália

Venerada pela: Igreja Católica

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título conferido à Virgem Maria, mãe de Jesus, representada principalmente em um famoso ícone de estilo bizantino. No cristianismo oriental é conhecida também como Mãe de Deus da Paixão, ou ainda, a Virgem da Paixão.


O ícone célebre é venerado desde 1865 em Roma, na Igreja de Santo Afonso de Ligório no Esquilino, dos Padres Redentoristas, na Via Merulana.


Tendo vindo da ilha de Creta e estado antes na Igreja de San Matteo in Merulana, igualmente em Roma, onde tinha sido solenemente entronizado no ano de 1499, e do qual se contam muitos milagres e histórias


A tipologia da Mãe de Deus da Paixão está presente no repertório da pintura bizantina desde, no mínimo, o século XII, apesar de rara. No século XV, esta composição que prefigura a paixão de Jesus, é difundida em um grande número de ícones.


Andreas Ritzos, pintor grego do século XV, realizou as mais belas pinturas neste tema. Por esta razão, muitos lhe atribuem este tipo iconográfico. Na verdade a tipologia é bizantina, e quase acadêmica a execução do rígido panejamento das vestes; mas é certamente novo o movimento oposto e assustado do menino, de cujo pé lhe cai a sandália, e ainda a comovente ternura do rosto da mãe.


O ícone é uma variante do tipo Hodegétria cuja representação clássica é Maria em posição frontal, num braço ela porta Jesus que abençoa e, com o outro, o aponta para quem, olha para o quadro, aludindo no gesto à frase “é ele o caminho”.


Na representação da Virgem da Paixão, os arcanjos Gabriel (manto lilás) e Miguel (manto verde), na parte superior, de um lado e do outro de Maria, apresentam os instrumentos da paixão. Um dos arcanjos segura a cruz e os cravos que perfuraram os pés e as mãos de Jesus e o outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre e bile (João 19:29).


Ao ver estes instrumentos, o menino se assusta e agarra-se à mãe, enquanto uma sandália lhe cai do pé.


Sobre as figuras no retrato, estão algumas letras gregas. As letras “IC XC” são a abreviatura do nome “Jesus Cristo” e “MP ØY” são a abreviatura de “Mãe de Deus”. As letras que estão abaixo dos arcanjos correspondem à abreviatura de seus nomes.


Outros nomes atribuídos ao ícone

Mãe do Perpétuo Socorro

Nossa Senhora do Caminho

Mãe dos Missionários Redentoristas

Mãe dos Lares Católicos

Virgem da Paixão

Madona de Ouro


O ícone da Mãe de Deus da Paixão é muito difundido no Oriente Bizantino. Exemplares desta representação encontram-se nos museus de Atenas, Moscou, Creta, São Petersburgo e no Instituto Helênico de Estudos Bizantinos e pós-bizantinos de Veneza.


História

Algumas das tradições mais antigas afirmam que este ícone era uma das imagens de Nossa Senhora e Cristo feita por São Lucas. A evidência arqueológica coloca a origem do ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro provavelmente em algum momento dos anos 1200. Este ícone mede cerca de 54 x 41,5 cm. Foi mantido em uma igreja na Grécia, na ilha de Creta. Próximo ao final do século XV um comerciante levou o ícone de barco para Roma. Alguns relatos dizem que ele roubou o ícone, mas o procurou em oração durante uma tempestade no mar. Quando chegou a Roma, ficou doente. Antes de morrer, pediu a um amigo que levasse o ícone a uma das igrejas de Roma.


Em vez de fazer isso imediatamente, o homem levou o ícone para casa. Lá, sua esposa viu a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e insistiu para que guardassem o ícone em sua casa. Aqui, os relatos do que aconteceu são diferentes. O que as variações têm em comum é que a Bem-Aventurara Virgem Maria apareceu aos membros da família do amigo (especialmente à filha). Nas visões, Maria pede que seu ícone seja levado a uma igreja onde possa ser venerado publicamente. Em um relato, ela adverte que o marido morrerá se ele não devolver o ícone à igreja. Por mais que a família estivesse convencida, eles acabaram entregando o ícone aos cuidados da Igreja.


Em 27 de março de 1499, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi levado em procissão à igreja de São Mateus. O local se tornou um local popular de peregrinação pelos próximos trezentos anos. Então a guerra devastou a área e a igreja foi destruída. O ícone foi deixado aos cuidados dos monges agostinianos.


O local da antiga igreja de São Mateus tornou-se o local de uma nova igreja – Santo Afonso – também o lar dos Redentoristas. Depois de muitos anos, o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi lembrado, e os Redentoristas apelaram a São Pio IX para que ele retornasse à sua Igreja. Portanto, o ícone recebeu outra procissão em 26 de abril de 1866, quando foi entronizado na igreja de Santo Afonso. É aí que o ícone original de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro permanece até hoje.


Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, rogai por nós!



Oração

Deus, nosso Pai, nós vos agradecemos porque nos destes Maria como nossa Mãe e refúgio nas aflições. Socorrei-nos, dia e noite, ó Mãe do Perpétuo Socorro. Ajudai os doentes, e os aflitos vinde consolar! Vosso olhar a nós volvei e vossos filhos protegei. Ó Maria, dai saúde ao corpo enfermo, dai coragem na aflição; sede a nossa estrela-guia na escuridão. Socorrei-nos, amparai-nos e dai-nos hoje a graça que vos pedimos. Amém!


Oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó mãe do Perpétuo Socorro, nós vos suplicamos, com toda a força de nosso coração, amparar a cada um de nós em vosso colo materno, nos momentos de insegurança e sofrimento. Que o vosso olhar esteja sempre atento para não nos deixar cair em tentação. Que em vosso silêncio aprendamos a aquietar nosso coração e fazer a vontade do Pai. Intercedei junto ao Pai pela paz no mundo e em nossas famílias. Abençoai todos os vossos filhos e filhas enfermos. Iluminai nossos governantes e representantes, para que sejam sempre servidores do povo de Deus.


Concedei-nos ainda muitas e santas vocações religiosas, sacerdotais e missionárias, para a maior difusão do reino de filho Jesus Cristo. Enfim derramai nos corações de vossos filhos e filhas a Vossa Benção de amor e misericórdia.


Sede sempre o nosso Perpétuo Socorro na vida e principalmente na hora da nossa morte. Amém.



Oração do dia

Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.