Santo do Dia‎ 26 de Janeiro

São Timóteo & São Tito

São Timóteo


26 de Janeiro


Timóteo (em grego: Τιμόθεος - Timótheos, que significa "honrando a Deus" ou "honrado por Deus") foi um bispo cristão do século I que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, que era seu mentor, durante as suas viagens missionárias. Ele é considerado como sendo o destinatário das Epístolas a Timóteo.
Ele está listado como um dos Setenta Discípulos.

São Timóteo, conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João

Sua vida foi marcada pela evangelização, pela santidade de São Paulo e também de São João Evangelista. A respeito dele, certa vez, São Paulo escreveu em uma de suas cartas: “A Timóteo, filho caríssimo: graça, misericórdia, paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, Nosso Senhor!” (II Timóteo 1,2).

Nesta carta, vamos percebendo que ele foi fruto de uma evangelização que atingiu não somente a ele, mas também sua família: “Quando me vêm ao pensamento as tuas lágrimas, sinto grande desejo de te ver para me encher de alegria. Confesso a lembrança daquela tua fé tão sincera que foi primeiro a de tua avó Lóide e de tua mãe, Eunice e, não tenho a menor dúvida, habita em ti também”. (II Timóteo 1,4-5) Por isso, São Paulo foi marcado pelo testemunho de São Timóteo, que se deixou influenciar também por São Paulo. Tornou-se, mais tarde, além de um apóstolo, um companheiro de São Paulo em muitas viagens.

Primeiro bispo de Éfeso, foi neste contexto que ele conheceu e foi discípulo de Nosso Senhor seguindo as pegadas do Evangelista João.

Conta-nos a tradição que, no ano de 95, o santo havia sido atingido por pagãos resistentes à Boa Nova do Senhor e, por isso, martirizado. São Timóteo, homem de oração, um apóstolo de entrega total a Jesus Cristo. Viveu a fé em família, mas também propagou a fé para que todos conhecessem Deus que é paz.

Peçamos a intercessão desse grande santo para que sejamos apóstolos nos tempos de hoje.

São Timóteo, rogai por nós!


Oração a São Tito e São Timóteo

“Deus, nosso Pai, nós vos pedimos perdão e a graça da conversão. Vós nos chamais a compartilhar, mas nós teimamos em tudo reter; vós nos chamais ao despojamento de toda ganância e soberba, mas nós agimos com avareza e acima de tudo colocamos o nosso amor próprio; vós nos chamais ao respeito, à gratidão, à justiça, à ternura, à compreensão, mas nós blasfemamos contra Deus, desonramos nossos pais, somos injustos e mesquinhos, desafetuosos e implacáveis; vós nos chamais à verdade, e mentimos; vós nos chamais à bondade, e somos cruéis; vós nos chamais à amizade, e traímos nossos amigos e o próprio Deus. Porém, a vossa misericórdia supera nossos pecados e nossas fraquezas. Se vos somos infiéis, vós permaneceis fiel, pois não podeis negar-vos a vós mesmo.

Amém.”

São Tito


26 de Janeiro


Tito era um companheiro de São Paulo, mencionado em diversas epístolas paulinas. Tito estava com Paulo e Barnabé em Antioquia e os acompanhou no Concílio de Jerusalém, embora seu nome não seja citado nos Atos dos Apóstolos. Ele está listado como um dos Setenta Discípulos.

São Tito era outro grande companheiro de São Paulo, ele também é mencionado em diversas epístolas paulinas, no Novo Testamento. Ele esteve junto de São Paulo em Antioquia e também no Concílio de Jerusalém. São Tito é listado como um dos setenta Discípulos, sendo esses os primeiros seguidores de Jesus.


Ele nasceu como gentio, ou seja, um não israelita. Segundo a Lei Mosaica (Lei de Moíses), as pessoas deveriam ser circuncisadas, porém Paulo se recusou a fazer isso com Tito, já que ele acreditava que Cristo havia libertado os fiéis de costumes antigos.


São Tito esteve junto de São Paulo e São Timóteo na viagem para Êfeso, de lá São Tito foi enviado para Corinto, onde deveria conseguir contribuições para a igreja, em nome dos cristãos empobrecidos. Ele esteve junto de Paulo depois na Macedônia, onde levaram boas noticias da sua missão em Corinto.


São Tito só aparece novamente nas escrituras de São Paulo, quando Paulo é preso pela primeira vez, quando é mencionado que ele estava se empenhando em Creta, organizando a igreja. Depois ele é citado novamente se despedindo de São Paulo para viajar até Dalmácia, não é relatado como ele morre, mas acredita-se que ele tenha se tornado bispo de Gortina, ordenado por Paulo, e tenha morrido aos 95 anos.

São Tito, rogai por nós!