Santo do Dia 20 de Julho

Dia 20 de Julho

Santo Aurélio

Santo Apolinário

Santo Aurélio


Dia 20 de Julho


Aurélio de Cartago foi um santo cristão que morreu por volta de 430. Foi bispo de Cartago desde cerca de 391 e deixou vários conselhos eclesiásticos da doutrina Cristã. Agostinho de Hipona admirava o trabalho de Aurélio e várias cartas destes sobreviveram ao tempo.

Falecimento: 20 de julho de 429 d.C., Cartago, Tunísia

Festa litúrgica: 20 de julho

Onde e quando nasceu Aurélio, não se tem registro. As informações sobre ele aparecem a partir de 388, quando vivia em Cartago, era apenas um diácono e amigo do futuro santo e doutor da Igreja, Agostinho. Em 391, este último era o bispo da Hipona, atual Annaba, na Argélia, enquanto Aurélio tornava-se o bispo de Cartago.


Ele foi considerado um dos principais líderes da Igreja na chamada "província da África", que ocupava a faixa norte do continente, exceto o Egito. Encontrou essa Igreja em ruínas, pois enfrentara um cisma no início do século. A crise explodira no fim da perseguição romana aos cristãos, quando o bispo da Numídia, Donato, se declarara uma força política e religiosa. Dizia que viera para purificar a Igreja, separando-a do mundo profano e do Império Romano. Os que ficaram ao seu lado foram chamados donatistas, hereges que se opunham aos católicos.


Instaurava-se uma crise e um cisma que só viria terminar com a morte de Donato, na deportação em 355. Os seus seguidores dividiram-se internamente. Nessa situação, Aurélio e seu amigo encontraram uma Igreja devastada, fiéis com uma apatia generalizada, pobre de fé assim como de obras. A doutrina fora esquecida, os templos serviam também para festas e banquetes, com muitos monges recusando-se a trabalhar.


Aurélio engajou-se, então, na reforma da Igreja e na revitalização dos costumes morais, dos ritos e da doutrina católica. Diante do estado de ânimo daquela gente, Aurélio mostrou-se um pai caridoso, preocupado e sábio. E foi durante o Concílio de Hipona que Aurélio mostrou-se ainda mais cordial e acolhedor para com os antigos bispos donatistas. A todos esses, desejosos de retornarem ao seio da Igreja, junto com seus fiéis, Aurélio devolveu o sacerdócio, inclusive aos fiéis batizados durante o cisma. Dessa forma, Aurélio conseguiu resolver uma das mais grandes crises disciplinares que a Igreja enfrentou.


Bispo Aurélio morreu no ano de 430, na sua sede episcopal de Cartago, no mesmo ano em que também morria seu amigo Agostinho. Contudo, para a Igreja da chamada "província da África", apenas começava mais um novo, obscuro e sangrento período, marcado pela invasão dos bárbaros vândalos.


Suas relíquias foram transferidas para a Abadia de Hirsau na Alemanha.


Santo Aurélio, rogai por nós!



Oração

Bem-aventurado Santo Agostinho, lembrai-vos, na vossa glória, dos pobres pecadores. Como Vós outrora, eles hoje trilham os caminhos do mal, arrastados pela ignorância ou pelas paixões.

Compadecei-vos deles e fazei que, nas suas mentes e nos seus corações, irradie a luz da verdade e triunfe a força da graça a fim de que, à vossa imitação, quebrem os grilhões do pecado que os escraviza, espantem as trevas do erro que os sufoca e, vencidos pela ternura das consolações divinas, a Deus se convertam e vivam como filhos obedientes e soldados destemidos da Igreja. Assim seja. Amém.


Fonte:

www.paulinas.org.br

Santo Apolinário


Dia 20 de Julho


Apolinário de Ravena, o Santo Apolinário foi o primeiro bispo da cidade de Ravena, sendo seu padroeiro. Apolinário nasceu em Antioquia da Síria, e conheceu o Cristianismo em Roma através da pregação do Apóstolo Pedro. Segundo o Martirológio Romano, foi ordenado bispo por São Pedro e enviado a Ravena.

Nascimento: Antioquia, Turquia

Falecimento: 79 d.C., Ravena, Itália

Apolinário de Ravena, o Santo Apolinário foi o primeiro bispo da cidade de Ravena, sendo seu padroeiro.


Apolinário nasceu em Antioquia da Síria, e conheceu o Cristianismo em Roma através da pregação do Apóstolo Pedro. Segundo o Martirológio Romano, foi ordenado bispo por São Pedro e enviado a Ravena. No tempo de Apolinário, o paganismo e sincretismo estavam dominando todo o Império e, por isso, todo evangelizador corria grandes riscos de vida.


Os milagres que ele operou logo chamaram atenção, pois ele e sua pregação conquistaram muitos convertidos à Fé, enquanto ao mesmo tempo traziam sobre ele a fúria dos idólatras, que o espancaram cruelmente e o expulsaram da cidade. Ele foi martirizado por ordens de Vespasiano. O dies natalis, ou data do martírio, corresponde a 23 de julho, enquanto seu dia de santo é o 20 de julho. Segundo outras lendas, teria vivido no século II e teria sido martirizado provavelmente durante o reinado do imperador Valente.


No local do martírio, no porto de Ravena, foi erguido no século VI a Basílica de Santo Apolinário em Classe. As relíquias do santo foram levadas no século IX para a cidade, para uma igreja que naquele momento foi batizada de Basílica de Santo Apolinário Novo, tendo somente regressados à antiga basílica no momento de sua reconsagração, em 1748.


Santo Apolinário, Bispo de Ravena, rogai por nós!