Santo do Dia‎ 07 de Novembro

São Vilibrardo


07 de novembro




São Vilibrardo, dedicou-se à conversão dos infiéis, patrono dos que sofrem com epilepsia e convulsões.

São Vilibrardo (Willibrord ), Nasceu em Northúmbria, na Irlanda, em 658, foi um santo missionário, conhecido como o "Apóstolo dos frísios "na moderna Holanda . Ele se tornou o primeiro bispo de Utrecht e morreu em Echternach (Luxemburgo), a 7 de novembro de 739.

Seu pai, Wilgils ou Hilgis, foi um anglo, um saxão , da Northumbria . Recém-convertido ao cristianismo, Wilgils confiou seu filho como oblato, à Abadia de Ripon, e retirou-se do mundo, para construção de um pequeno oratório, perto da foz do Humber , dedicado a Santo André. O rei e os nobres do bairro dotoram-no-o de propriedades, até que ele foi finalmente capaz de construir uma igreja sobre a qual Alcuíno depois governou.


São Vilibrardo cresceu sob a influência de São Wilfrid , bispo de York. Mais tarde, ele se juntou aos beneditinos. Ele passou os anos entre as idades de 20 e 32 na Abadia de Rathmelsigi, que era um centro de aprendizagem europeu no século 7.


Durante este tempo em que esteve na Frisia ele estudou sob São Egbert, que ele e onze companheiros enviados para cristianizar as tribos germânicas do Norte pagãos da Frisia, a pedido de Pepino de Herstal, austrasiano prefeito do palácio, que tinha nominal soberania sobre a região.


São Vilibrardo viajou a Roma duas vezes. Em 21 de Novembro 695, na Igreja de Santa Cecília em Trastevere , o Papa Sérgio I deu-lhe um pálio e consagrou-o como bispo dos frísios.


Ele voltou para a Frísia para pregar e estabelecer igrejas, entre elas um mosteiro em Utrecht, onde ele construiu sua catedral. São Vilibrardo é contado como o primeiro bispo de Utrecht .


Em 698, ele estabeleceu a Abadia de Echternach no lugar de uma vila romana em Echternach, que foi doada a ele pela mãe-de-lei de Pepino, Irmina de Oeren , a esposa de seneschal e Conde Palatino Hugobert .


Após Hugobert morrer, Irmina fundou um convento beneditino em Horren em Trier. Quando uma praga ameaçava sua comunidade, ela ganhou a ajuda de São Vilibrardo; e quando a peste passou, ela deu a São Vilibrardo as terras para sua abadia em Echternach.

Em 716 o pagão Radbod, rei dos frísios, retomaram a posse de Frisia, queimando igrejas e matando muitos missionários.


São Vilibrardo e seus monges foram forçados a fugir. Após a morte de Radbod em 719, Vilibrardo voltou a retomar o seu trabalho, sob a proteção de Charles Martel .


Winfrido, mais conhecido como Bonifácio , juntou-se a São Vilibrardo e permaneceu por três anos, antes de viajar para pregar em território germânico.


São Vilibrardo morreu no dia 07 de novembro 739 na idade de 81anos, e de acordo com o seu desejo, foi sepultado em Echternach. Ele foi rapidamente considerado um santo.


Suas rotas missionárias, poços e fontes onde costumava batizar são visitados pelo povo, para solicitar a cura de várias doenças nervosas, especialmente das crianças.


Na Igreja Católica Romana seu dia de festa é celebrado no dia 07 de novembro fora da Inglaterra, mas em 29 de novembro, na Inglaterra, por ordem do Papa Leão XIII .


Numerosos milagres e as relíquias foram atribuídas a ele. Em uma ocasião, o transporte de suas relíquias foi celebrado por "cinco bispos, dois guardas suíços, 16 porta-estandartes, 3045 cantores, 136 sacerdotes, 426 músicos, dançarinos, 15.085 e 2.032 jogadores ".


Uma Procissão Dançante continua a ser realizada em Echternach a cada ano na terça-feira depois de Pentecostes, e atrai milhares de participantes e igual número de espectadores, para honrar a memória de um santo que é muitas vezes chamado o apóstolo dos países do Benelux.


São Vilibrardo, rogai por nós!



Fontes:

santossanctorum



ORAÇÃO:


Ó Deus, Salvador de todos,

que enviastes o bispo Vilibrardo como peregrino de Cristo

para anunciar a boa notícia para muitos povos e confirmá-los na fé,

ajudai-nos também, nós vos rogamos,

a testemunhar o vosso amor inabalável por palavras e obras,

de modo que a vossa Igreja possa aumentar e crescer forte em santidade.


Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo,

Deus, pelos séculos dos séculos.


Amém.


Ó Senhor nosso Deus,

que chamais quem vós quereis e enviai para onde vós escolheis,

nós te agradecemos por ter enviado São Vilibrardo

para ser um apóstolo para os Países Baixos,

para convertê-los da adoração de ídolos

a fim de cultuarem o Deus vivo, que sois vós;

preservai-nos, nós vos suplicamos,

da tentação de trocar o perfeito, a liberdade de vosso serviço,

pela servidão dos falsos deuses e ídolos de nossa própria invenção

e de nosso mundo atual.


Por Cristo nosso Senhor.


São Vilibrardo, orai por nós!