Santo do Dia 07 de Julho

Dia 07 de Julho

Santo Adriano

Beata Maria Romero

Santo Adriano


Dia 07 de Julho


Adriano foi um homem sábio. Conhecia profundamente as Sagradas Escrituras. Sua inteligência o direcionou para ser embaixador do Papa Vitalino e veio a ser um conselheiro papal.

Nascimento: 635 no norte da Áfricaia

Faleciemnto: 9 de janeiro de 710 : Nicomédia; 303, 304 ou 306

Adriano nasceu em 635, no norte da África. Foi batizado e recebeu o nome de Hadrian. Quando tinha 5 anos de idade, sua família precisou imigrar, fugindo da invasão árabe. Eles se estabeleceram em Nápolis, na Itália. Adriano estudou no convento dos beneditinos, de Nerida. Lá ele foi consagrado sacerdote.


Adriano estudou a Sagrada Escritura, latim e grego. Tornou-se professor de teologia e ciências humanas. Seu conhecimento e competência chegou ao Papa Vitalino, que prontamente o convocou para ser um de seus conselheiros.


Com a morte do bispo da Cantuária, na Inglaterra, o Papa convida Adriano para sucedê-lo, mas ele alega não estar preparado para o cargo. O papa, então, pede para ele indicar alguém. Adriano indica seu amigo, o monge beneditino e teólogo grego, Teodoro de Tarso, que diz aceitar o cargo se Adriano lhe ajudar na evangelização. Adriano aceita. O papa consagra Teodoro, bispo da Cantuária, e nomeia Adriano como seu conselheiro e assistente, em 668.


Durante a viagem para a Inglaterra, Adriano é detido na França, suspeito de estar em missão secreta para o imperador Constantino II. Ele nega, mas só é solto um ano depois, quando os franceses atestam sua integridade sacerdotal.


Adriano e Teodoro evangelizaram eficientemente os ingleses, de maioria pagã. O bispo Teodoro nomeia Adriano abade do convento beneditino de São Pedro, chamado depois de Santo Agostinho, na Cantuária. Esta escola torna-se um grande centro de formação de padres.

Adriano viveu na Inglaterra por 39 anos, dedicados a servir a Igreja. Os ingleses o viam como um pastor sábio e piedoso, como um missionário, um instrumento de Deus. Muitos se converteram por causa de seu exemplo de vida evangélica.


Santo Adriano morreu em 9 de janeiro de 710, na Inglaterra, e foi enterrado no cemitério do convento. Em 1091, encontraram seu corpo incorrupto e o trasladaram para uma cripta da igreja do convento. Ele foi canonizado pela Igreja, que o festeja no dia de sua morte.


Prece Do Anúncio Do Reino


Deus, nosso Pai, vós conduzistes os passos de Santo Adriano, confiando-lhe a missão de anunciar a Boa Nova do Evangelho da Libertação. Nós vos pedimos, Senhor, conduzi nossos passos e dai-nos cumprir fielmente a missão que também a nós confiastes: anunciar aos homens de nosso tempo, com nossas palavras e ações, a esperança de libertação que nos trazeis com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo. Iluminai-nos, nós vos pedimos, nos momentos de trevas; fortalecei-nos quando o desânimo quiser nos abater; aumentai a nossa fé, quando vacilarmos, e dai-nos desejar ardentemente os novos céus e a nova terra: um mundo cheio do vosso santo amor, onde não exista nem fome, nem gemidos, nem morte, nem desespero final. E que possamos em toda parte dar testemunho de que o vosso Reino já está no meio de nós, agindo com força e poder! Amém!


Oração do dia


Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.



Oração

“Deus, Pai de amor, Vós que fizestes de vosso filho Adriano mensageiro da Boa Nova, faça, também de nós, anunciadores do Evangelho, sob a intercessão de Santo Adriano, para que todos conheçam a verdade e se afastem do pecado. Que sejamos firmes nas provações e permaneçamos fieis ao nosso batismo. Amém.”

Beata Maria Romero


Dia 07 de Julho


María Romero Meneses era irmã religiosa católica romana da Nicarágua e membro professo das Irmãs Salesianas de Dom Bosco, apelidado de "Apóstolo Social da Costa Rica".

Nascimento: 13 de janeiro de 1902, Granada, Nicarágua

Falecimento: 7 de julho de 1977, Nicarágua

María Romero Meneses nasceu na Nicarágua em 1902 como um dos oito filhos de pais de classe média – seu pai era ministro do governo. Seus pais eram Félix Romero Arana e Ana Meneses Blandon e uma irmã era Chila. Seu batismo foi realizado no dia 20 do mês. Ela recebeu sua Confirmação em 23 de julho de 1904 de Siméon Pereira y Castellón e recebeu sua Primeira Comunhão em 8 de dezembro de 1909.


Descobriu-se que Meneses tinha talento para a arte e a música e seus pais cuidaram para que ela fosse treinada no piano e no violino. Mais tarde, frequentou a escola das Irmãs Salesianas de Dom Bosco , embora em 1914 tenha sido acometida por uma longa febre reumática que sofreu até 1915 e que deixou seu coração danificado pelo resto de sua vida. Quando ela se recuperou, foi considerado de natureza milagrosa e isso levou a uma total confiança na Madonna e à visão de sua vocação para a ordem.


A jovem esperançosa ingressou na associação mariana Filhas de Maria Auxiliadora em 8 de dezembro de 1915, para seguir seu chamado mariano. Em 1920 ingressou nessa congregação e partiu para El Salvador para o noviciado , recebendo o hábito da ordem em 16 de janeiro de 1921. Seu diretor espiritual foi o padre Emilio Bottari que lhe deu uma recomendação profética: "Ainda que momentos difíceis venham e você se sentirá dilacerado, seja fiel e forte em sua vocação". Estas palavras a sustentaram para o resto de sua vida religiosa. Em 6 de janeiro de 1929, na Nicarágua, fez sua profissão perpétua. Seus escritos indicam que ela tentou viver a vida religiosa interior a exemplo de João Bosco.


Em 1931 foi para San José na Costa Rica , que se tornou sua segunda pátria e em 1933 foi professora de música e arte, além de datilografar em uma escola para filhas de famílias ricas. Um grande número de seus alunos foi conquistado para o seu modo de vida e trabalhou com ela para ajudar os pobres e os abandonados. Seu foco era o desenvolvimento social enquanto ajudava os ricos a ver se estes poderiam ajudar os pobres com suas riquezas. Ela montou centros recreativos em 1945, bem como centros de distribuição de alimentos em 1953. Ela também montou uma escola para meninas pobres em 1961 e uma clínica em 1966 para pessoas doentes. Em 1973 ela organizou a construção de sete casas que se tornaram a base da vila de Centro San José – um lugar onde as famílias pobres poderiam ter casas decentes.


Meneses morreu de ataque cardíaco em meados de 1977 na casa das Irmãs Salesianas de León , para onde foi enviada para descansar. Seus restos mortais foram enviados de volta a San José, na Costa Rica, para serem enterrados na capela de uma casa salesiana.

O processo de beatificação começou em 20 de setembro de 1988, uma vez que a Congregação para as Causas dos Santos emitiu o nihil obstat à causa e a intitulou como Serva de Deus , o que permitiu que o processo diocesano durasse de 18 de novembro de 1988 até seu encerramento em 6 de maio. 1992; o CCS validou o processo em 8 de janeiro de 1993 e, em seguida, recebeu a Positio em 1997 para inspeção.


Os teólogos aprovaram a causa em 7 de março de 2000 e o CCS também em 3 de outubro de 2000. Ela foi nomeada Venerável em 18 de dezembro de 2000 depois que o Papa João Paulo II aprovou que ela viveu uma vida de virtude heróica . O processo de investigação de um milagre durou de 1997 a 1998 e foi validado em 9 de outubro de 1998, o que permitiu que uma junta médica o aprovasse em 30 de março de 2000 e os teólogos também o fizessem em 30 de janeiro de 2001; o CCS emitiu sua aprovação em 3 de abril de 2001, o que levou o papa a conceder a aprovação final em 24 de abril de 2001. João Paulo II beatificou Meneses em 14 de abril de 2002 na Praça de São Pedro . Meneses foi o primeiro indivíduo da América Central a ser beatificado.


Beata Maria Romero, rogai por nós!