Santo do Dia‎ 06 de maio


São Domingos Sávio

06 de maio


Domingos Sávio, em italiano: Domenico Joseph Savio, foi um estudante italiano, aluno de São João Bosco, e toda a sua vida foi composta por uma busca da santidade segundo a fé católica. É considerado santo pela Igreja Católica.

Nascimento: 2 de abril de 1842, Chieri, Itália

Falecimento: 9 de março de 1857, Castelnuovo Don Bosco, Itália

São Domingos Sávio nasceu em 2 de abril de 1842, no vilarejo chamado Riva, pertencente a Castelnuovo d'Asti, na Itália. Era um dos três filhos de Carlos Sávio, ferreiro, e Brígida Agagliate, costureira. Uma família simples, mas rica na fé. São Domingos Sávio foi aluno de um mestre muito especial: São João Bosco. Sabe-se hoje que, toda a sua vida, tão curta e intensa, foi uma grande e linda busca pela santidade.


Domingos Sávio foi um jovem cheio de grande sensibilidade, São João Bosco disse em citação que ele era “de boa índole e muito piedoso”. Ele teve uma vida curta, mas sempre traçada em direção à santidade que muitos idosos não conseguiram. Isso foi obra do Espírito de Deus. Pode-se dizer também que foi fruto da maravilhosa pedagogia criada por São João Bosco.


Suas atitudes e devoção chamava a atenção de todos. Ainda quando criança ia à igreja para rezar. Se o templo estivesse fechado, ele simplesmente se ajoelhava de frente a porta e ficava ali em oração até abrirem a igreja. Ele permanecia assim, na neve ou na chuva, no frio ou no calor.


A infância de Domingos Sávio teve uma grande marca: a Primeira Eucaristia. Naquele tempo, ela era feita somente aos doze anos. Mas o pequeno Domingos, a recebeu aos sete anos, cheio de fervor se distinguiu pelo cumprimento de um lema de vida criado por ele mesmo: “Antes morrer que pecar”. Percebia-se facilmente o amadurecimento espiritual do pequeno Domingos nos propósitos por ele mesmo estabelecido quando fez a Primeira Comunhão. Nessa ocasião, ele escreveu seus propósitos conservados até hoje. Veja os escritos de Domingos Sávio:


1) Confessar frequentemente e receber a Eucaristia quando o confessor permitir;


2) Santificar os dias de festa;


3) Serei amigo de Jesus e de Maria;


4) Prefiro morrer que pecar”.


Esses propósitos revelam maturidade na vida espiritual e mostram que, para Deus, a idade é um fator relativo quando se trata amor a Deus e vida virtuosa.


São Domingos Sávio ficava longe dos meninos bagunceiros e só fazia amizade com os de boa índole. Certo dia, alguns colegas de classe encheram com pedras a estufa da sala de aula. Este ato era considerado uma falta grave e sua punição era a expulsar o aluno desobediente. E os colegas acusaram Domingos de ter colocado as pedras. O mestre, que era um padre, mesmo percebendo que domingos não tinha feito aquilo, não tinha escolha diante das “provas” que os colegas forjaram.


O Padre, então, ordenou que ele se ajoelhasse diante de todos os colegas e deu-lhe uma bronca severa. Domingos só não foi expulso da escola porque aquela era a primeira falha que ele cometera. São Domingos Sávio permaneceu com a cabeça baixa diante da classe não abriu a boca. Apenas um dia depois, a verdade veio à tona.


O padre procurou Domingos e perguntou por que ele se calara diante de uma falsa acusação sem se defender. Domingos disse ao padre que precisava imitar o Senhor Jesus. O padre pediu para Domingos explicar melhor. Domingos disse Jesus também tinha sido acusado sem ter culpa e ficou em silêncio, assumindo uma culpa que não era dele.


Domingos ainda disse que se falasse em sua defesa os outros alunos poderiam ser expulsos e ele não queria o mal para seus colegas. O Padre ficou impressionado e fez uma retratação formal de Domingos diante de toda a classe.


Aos doze anos de idade São Domingos Sávio se encontrou com São João Bosco e passou a fazer os estudos secundários, como eram chamados na época. Domingos era inteligente, sempre com boas notas. E ele nunca deixou de lado sua meta de alcançar a santidade. Por isso, ele reza e empenha-se nos estudos.


Tocado pelo carisma de São João Bosco, e pelo grande ideal que se resumia na expressão “Dai-me almas”, Domingos quis, mais do que nunca, salvar mais e mais pessoas. Por isso, ele fundou a Companhia da Imaculada Conceição. Dessa entidade simples saíram os melhores ajudantes de São João Bosco


Ele não pensava só em si. Várias vezes disse a Dom Bosco: “Quantas almas esperam nosso auxílio na Inglaterra! Oh! Se eu tivesse forças e virtude, quisera ir agora mesmo, e com sermões e bom exemplo, convertê-las todas, a Deus”.


São Domingos Sávio tornou-se conhecido como uma pessoa com dons espirituais especiais e que reconhecia a necessidade das pessoas, bem além do percebido pelo padre comum, e tinha uma habilidade de profetizar.


Tomado pela tuberculose aos quinze anos, voltou à casa dos pais, Já nos primeiros quatro dias em casa, o apetite diminuiu e a tosse piorou; Isso levou os pais a mandá-lo ao médico, que, de imediato, pediu repouso ao leito. A inflamação foi diagnosticada e, como era costume naquela época, o médico decidiu realizar a sangria. O médico cortou o braço de Domingos dez vezes no espaço de quatro dias e agora é considerado que isso provavelmente apressou sua morte. Em sua biografia, João Bosco registra que Domingos estava calmo durante todo o procedimento. O médico assegurou aos pais que o perigo havia passado e agora só restava para ele se recuperar. Domingos, no entanto, tinha certeza de que sua morte estava se aproximando e pediu permissão para fazer sua Confissão e receber a Comunhão.


Embora achassem desnecessário, seus pais mandaram chamar o pároco que ouviu a confissão de Domingos e administrou a Eucaristia. Depois de quatro dias, apesar da convicção do médico e de seus pais de que ele iria melhorar, Domingos pediu que ele recebesse a Unção dos Enfermos em preparação para a morte. Mais uma vez, seus pais concordaram em agradá-lo. Em 9 de março, ele recebeu a bênção papal. Dom Bosco registra que, ao longo desses dias, ele permaneceu sereno e calmo. Na noite de 9 de março de 1857, depois de ser visitado por seu pároco, ele pediu a seu pai que lesse as orações para o exercício de uma morte feliz do seu livro de devoções. Então ele dormiu um pouco, e logo acordou e disse em uma voz clara: "Adeus, papai, adeus … o que foi que o pároco sugeriu para mim … Eu não me lembro … Oh, que coisas maravilhosas que eu vejo … ".


Com estas palavras, Domingos morreu, no entanto, a princípio, pareceu a seu pai que ele estava dormindo. O pai de Domingos escreveu em uma carta a João Bosco, transmitindo a notícia da morte de seu filho.


“Com o coração cheio de tristeza, envio-lhe esta triste notícia. Domingos, meu querido filho e seu filho em Deus, como um lírio branco, como Luís de Gonzaga, entregou sua alma a Deus em 9 de março depois de ter recebido com a maior devoção os Últimos Sacramentos e a Bênção Papal."


Domingos Sávio foi beatificado em 1950 e canonizado em 12 de junho de 1954 pelo Papa Pio XII. Ele é o padroeiro das pessoas que sofrem falsas acusações, dos jovens delinquentes e dos cantores do coro da igreja. Sua festa é celebrada no dia 6 de maio.



São Domingos Sávio, rogai por nós.




Oração a São Domingos Sávio

Querido São Domingos, vós que ofereceu sua curta vida totalmente ao amor de Jesus e de Sua Mãe. Ajudai a juventude de hoje a compreender a importância de Deus em suas vidas. Vós tornastes um santo através de permanente participação nos sacramentos, iluminai os meus parentes e filhos da importância da frequente Confissão e da Santa Comunhão. Quando jovem vós meditastes no sofrimento da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtenha para nós a graça de um ardoroso desejo de sofrer por amor a Ele. Nós desesperadamente necessitamos de sua intercessão para proteger as crianças de hoje das tentações e das zombarias do mundo. Olhai por eles e guiai-os na estrada para o Paraíso. Peça a Deus que nos dê a graça de santificar nossos deveres diários fazendo-os por amor a Ele. Nos lembre sempre da necessidade de praticar as virtudes em tempos de atribulações e dificuldades. São Domingos Sávio, preservai a vossa inocência em nossos corações e rogai ao Senhor por nós e pela salvação de nossa alma. Amem.



Oração

Ó amável São Domingos Sávio, que em vossa breve vida de adolescente, fostes admirável exemplo de virtudes cristãs, ensinai-nos a amar a Jesus com vosso fervor, à Virgem Santa com vossa pureza, às almas com vosso zelo; fazei ainda que, imitando-Vos no propósito de tornarmo-nos santos, saibamos, como Vós, preferir a morte ao pecado, para poder-Vos encontrar na eterna felicidade do Céu. Assim seja.


Oração do dia

Ó Deus eterno e todo-poderoso, olhai com bondade a nossa fraqueza e estendei, para proteger-nos a vossa mão poderosa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.