Santo do Dia 06 de Agosto

Transfiguração do Senhor


Dia 06 de Agosto


A Festa da Transfiguração é celebrada por várias comunidades cristãs em honra da transfiguração de Jesus.

As origens da festa são incertas e podem ter derivado da dedicação de três basílicas no Monte Tabor.

A Festa da Transfiguração é celebrada por várias comunidades cristãs em honra da transfiguração de Jesus . As origens da festa são incertas e podem ter derivado da dedicação de três basílicas no Monte Tabor . A festa estava presente em várias formas no século IX, e na Igreja Ocidental foi feita uma festa universal em 6 de agosto pelo Papa Calixto III para comemorar o levantamento do cerco de Belgrado (1456).


Nos calendários ortodoxos siríacos , ortodoxos malankaras , julianos revisados ​​dentro das igrejas ortodoxa oriental , católica , católica antiga e anglicana , a Festa da Transfiguração é observada em 6 de agosto. Na Igreja Apostólica Armênia , a Festa da Transfiguração é observada no décimo quarto domingo após a Páscoa. Em algumas tradições luteranas que precederam as reformas da liturgia na década de 1970, o dia 6 de agosto também foi observado como a festa da Transfiguração. Nas igrejas ortodoxas que continuam a seguir o calendário juliano , 6 de agosto cai em 19 de agosto do Calendário Gregoriano . A Transfiguração é considerada uma grande festa, numerada entre as doze Grandes Festas do Catolicismo e da Ortodoxia Bizantinos. Em todas essas igrejas, se a festa cai em um domingo, sua liturgia não é combinada com a liturgia dominical, mas a substitui completamente.


A transfiguração também pode ser celebrada em outros pontos do calendário cristão, às vezes além da própria festa. No antigo lecionário ocidental, o sábado de brasa na Quaresma incluía a Transfiguração. No Lecionário Comum Revisado , seguido por alguns Luteranos, Metodistas Unidos, Anglicanos e outros, o último domingo da época da Epifania (aquele imediatamente anterior à Quarta-feira de Cinzas ) usa o relato do Evangelho, o que levou algumas igrejas sem calendários festivos estabelecidos a se referirem a este dia como "Domingo da Transfiguração". Na Igreja da Suécia e na Igreja da Finlândia , a história é lida no sétimo domingo após a Trindade ., o oitavo domingo depois de Pentecostes.


Nas Igrejas Católicas Bizantinas e Ortodoxas Orientais , a Transfiguração cai durante o Jejum da Dormição , mas em reconhecimento à festa o jejum é um pouco relaxado e o consumo de peixe, vinho e azeite é permitido neste dia.


Na visão bizantina, a Transfiguração não é apenas uma festa em honra de Jesus, mas uma festa da Santíssima Trindade , pois todas as três Pessoas da Trindade são interpretadas como presentes naquele momento: Deus Pai falou do céu; Deus Filho foi o que foi transfigurado, e Deus Espírito Santo estava presente na forma de uma nuvem. Nesse sentido, a transfiguração também é considerada a "Pequena Epifania" (a "Grande Epifania" sendo o Batismo de Jesus , quando a Santíssima Trindade apareceu em um padrão semelhante).


A Transfiguração é classificada como uma das Doze Grandes Festas do calendário litúrgico bizantino , e é celebrada com uma Vigília Noturna começando na véspera da Festa.


Tradicionalmente, as uvas são trazidas à igreja para serem abençoadas após a Divina Liturgia no dia da Transfiguração. Se as uvas não estiverem disponíveis na área, maçãs ou outras frutas podem ser trazidas. Assim começa a "Bênção das Primícias " para o ano.


A Transfiguração é a segunda das "Três Festas do Salvador em agosto", sendo as outras duas a Procissão da Cruz em 1º de agosto e o Ícone de Cristo Não Feito à Mão em 16 de agosto. dia da festa e é seguido por uma festa posterior de oito dias, terminando no dia anterior à festa da Dormição.


Na teologia bizantina, a Luz Tabor é a luz revelada no Monte Tabor na Transfiguração de Jesus, identificada com a luz vista por Paulo no caminho de Damasco.


A Igreja Apostólica Armênia celebra a festa da transfiguração (Պայծառակերպութիւն em armênio) no décimo quarto domingo após a Páscoa. É uma das cinco principais festas do calendário da Igreja Armênia. Também é chamado de Vardavar (Վարդավառ ou festival das rosas), uma celebração pagã que a observância da transfiguração substituiu oficialmente, mas alguns de cujos costumes e tradições ainda são observados pelos armênios cristãos e pelo povo muçulmano Hemshin .


A Igreja Ortodoxa Copta Celebra a festa da transfiguração em 19 de agosto, que cai como 13 de Mesri no calendário copta. A festa é considerada uma das sete festas menores da igreja, e é celebrada no tom alegre.


A Igreja Ortodoxa Etíope realiza a cerimônia de Buhe na Festa da Transfiguração.


Na Igreja Católica Romana , a Transfiguração já foi celebrada localmente em várias partes do mundo católico em dias diferentes, incluindo 6 de agosto, mas não foi universalmente reconhecida. Em 1456, o Reino da Hungria repeliu uma invasão otomana dos Balcãs ao romper o cerco de Belgrado . A notícia da vitória chegou a Roma em 6 de agosto. Dada a importância para a política internacional da época de tais batalhas entre nações cristãs e muçulmanas, em comemoração à vitória o Papa Calixto III elevou a Transfiguração a um dia de festa a ser celebrado em todo o rito romano .


Em 2002, o Papa João Paulo II selecionou a Transfiguração como um dos cinco Mistérios Luminosos do Rosário .


A Igreja Católica Antiga celebra a Transfiguração tipicamente em 6 de agosto, de acordo com o calendário do rito romano; no entanto, cada Igreja Católica Velha local em todo o mundo tem a opção de celebrar esta grande festa em um dia diferente. A visão teológica católica antiga da Transfiguração compartilha muito em comum com a perspectiva ortodoxa oriental. Os antigos católicos também acreditam que a transfiguração foi um grande evento que revelou a divindade de Cristo; que Jesus é de fato o esplendor e eikon do Pai. A Transfiguração mostra a humanidade no esplendor de sua forma original quando foi unida no amor vivificante do Deus Triúno. Este evento revela a possibilidade da theosis da humanidade .


Se a Transfiguração cair em um domingo, ela substitui o Ordo litúrgico ordinário do tempo para a Sagrada Liturgia.


No Livro de Oração Comum (1549 e 1552) a festa da Transfiguração, que tinha uma posição relativamente baixa no Calendário de Sarum, é omitida, mas foi restituída ao Calendário, sem que fosse providenciada uma coleta e leitura, por ordem régia em 1560. Este estado de coisas é perpetuado no Livro de Orações de 1662, mas foi remediado se a Proposta de BCP de 1928 tivesse sido aprovada pelo Parlamento. Do jeito que estava, os Bispos da Igreja da Inglaterra se recusaram a sancionar aqueles que usaram o abortado Livro de Oração Comum de 1928, e a data de 6 de agosto passou a ser de uso geral. A Festa da Transfiguração é mantida no lecionário de Adoração Comum da Igreja da Inglaterra (6 de agosto). O Livro Americano de Oração Comumde 1892 introduziu-o ao uso episcopal, e de lá foi levado para a maioria dos calendários anglicanos modernos (às vezes chamado de "A Transfiguração de Nosso Senhor").


Após a Reforma, a Festa da Transfiguração foi abandonada nas partes protestantes da Alemanha, mas continuou a ser observada na Suécia.


A Igreja Evangélica Luterana na América , a Igreja Luterana-Sínodo de Missouri , a Igreja Evangélica Luterana no Canadá e a Igreja Luterana da América do Norte (NALC) observam a Festa da Transfiguração como o último domingo após a Epifania , que é o domingo imediatamente anterior às cinzas Quarta -feira e o tempo da Quaresma .


Na Igreja Presbiteriana , o Domingo da Transfiguração marca o último dia do tempo da Epifania, no último domingo antes da Quarta-feira de Cinzas. A tradição calvinista incipiente rejeitou todas as festas litúrgicas, incluindo a Festa da Transfiguração. Isso, no entanto, não significa que a própria Transfiguração foi ignorada pelos calvinistas. As próprias opiniões de Calvino sobre a Transfiguração estavam longe de ser ambivalentes:


"Pode-se perguntar se eram realmente Moisés e Elias que estavam presentes ou se apenas seus espectros foram colocados diante dos discípulos, com a mesma frequência que os profetas tiveram visões de coisas ausentes. Embora haja muito a ser dito de ambos os lados, pois eles digamos, parece-me mais provável que eles realmente tenham sido trazidos para aquele lugar."

Com o tempo, a maioria das grandes festas foi restaurada no calendário eclesiástico reformado. O Domingo da Transfiguração agora faz parte do Lecionário Comum Revisado . Quer seja celebrado liturgicamente ou apenas nominalmente, fica ao critério do clero ou da Sessão.


O Livro de Adoração Comum de 1993 ( Igreja Presbiteriana EUA ) contém a ordem do serviço da Transfiguração do Senhor. Esta ordem é combinada com a liturgia dominical ou a substitui nas congregações que se orientam para as práticas e observâncias litúrgicas.