Santo do Dia‎ 02 de Outubro

Santos Anjos da Guarda

   

02 de outubro


A Memória dos Santos Anjos da Guarda é um memorial da Igreja Católica oficialmente celebrado em 2 de outubro. Em alguns lugares, a festa é celebrada no primeiro domingo de setembro com a permissão da Congregação para o Culto Divino.

Data: 2 de outubro

A palavra anjo significa, “enviado, mensageiro divino”, muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: “Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos”.

A devoção aos anjos é uma tradição antiga que a Igreja Cristã herdou do Judaísmo. Começou a se desenvolver com o nascimento da tradição monástica. A festa foi celebrada pela primeira vez pela ordem franciscana em 1500. Esta festa, como muitas outras, era local antes de ser colocada no Calendário Romano Geral em 1607 pelo Papa Paulo V. O decreto papal que estabelece a festa foi assinado por Roberto Belarmino, o que levou alguns estudiosos a especular que a festa foi criada sob a influência da Companhia de Jesus. Foi originalmente classificada como dupla, e acredita-se que a nova festa pretendia ser uma espécie de suplemento à festa de São Miguel, uma vez que a Igreja homenageava naquele dia (29 de setembro) a memória de todos os anjos também como a memória de São Miguel. Clemente X elevou-o à categoria de duplo obrigatório e, por fim, Leão XIII elevou a festa à categoria de duplo maior. Desde 1976, é considerado um memorial obrigatório.

No dia 2 de outubro de 1795, Pio VI concedeu indulgência parcial todas as vezes, com o coração contrito e devoção, qualquer dos fiéis recitar a oração do anjo da guarda. A oração diz: "Anjo de Deus, meu querido guardião, A quem o seu amor me confia aqui, Esteja sempre ao meu lado, Para iluminar e guardar, para governar e guiar. Amém.

Pio VI também concedeu uma indulgência plenária na festa dos Santos Anjos da Guarda (2 de outubro) para aqueles que rezaram a oração pela manhã e à noite durante todo o ano, desde que cumpram os outros requisitos usuais para receber uma indulgência plenária ( confissão verdadeiramente penitente e recepção da Eucaristia, visita a uma igreja ou oratório e oração pelo Soberano Pontífice ). Em 11 de junho de 1796, o Papa Pio VI concedeu outra indulgência plenária àqueles que frequentemente repetiram esta oração na hora de sua morte, desde que tenham as disposições necessárias. 

O Papa Pio VII confirmou essas indulgências de seu predecessor novamente em 15 de maio de 1821 e, além disso, concedeu uma indulgência plenária uma vez por mês, em qualquer dia do mês, para aqueles que rezaram a oração do anjo da guarda todos os dias durante um mês, sob o os mesmos requisitos acima mencionados para receber uma indulgência plenária. Após a revogação dessas indulgências, uma indulgência parcial é concedida no Enchiridion de 1968.

João XXIII escreveu uma Meditação para a Festa dos Anjos da Guarda, na qual se lê, em parte: "Devemos lembrar quão admirável foi a intenção da Providência divina em confiar aos anjos a missão de zelar por toda a humanidade e pelos seres humanos individualmente, para que não sejam vítimas dos graves perigos que enfrentam."

Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus:“Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: “Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?” (Hb 1,14)

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: 

“Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!


SANTOS ANJOS DA GUARDA DOS FILHOS

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus conselheiros inspirai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus defensores protegei-nos. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus fiéis amigos pedi por eles.

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus consoladores fortificai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus irmãos defendei-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus mestre ensinai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, testemunhas de todas as suas ações purificai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus auxiliares amparai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus intercessores falai por eles. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, seus guias dirigi-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, sua luz iluminai-os. 

Santos Anjos da guarda dos nossos filhos, a quem Deus encarregou de conduzi-los governai-os. 

Santos Anjos do Senhor , zelosos guardiões de nossos filhos, já que a vós lhes confiou a piedade divina, sempre os rejam, os guardem, os governem e os iluminem. Amém! 

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Eu humildemente vos saúdo, ó fiel,

amigo celeste de meu filho!

Dou-lhe sinceros agradecimentos

por todo o amor e bondade que mostrais.

Em algum dia no futuro eu irei,

com agradecimentos mais dignos do que posso dar agora,

reembolsar o cuidado para com eles,

e diante de toda a corte celeste

reconhecer minha dívida para com a sua orientação e proteção.

Continue a vigiá-lo.

Providenciar todas as suas necessidades do corpo e da alma.

Oro, da mesma forma, por mim, para o meu esposo e toda a minha família,

que todos possamos um dia, nos encontrar alegres na tua sociedade bem-aventurada.


Amém.