Novena Rainha da Paz

NOVENA DE NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ



Reze a Novena da Rainha da Paz, em preparação do Aniversário das Aparições em Medjugorje, dia 25 Junho.


Medjugorje está situada ente as montanhas rochosas na municipalidade de Citluk, no Sul da Bósnia e Herzegovina (antiga Iugoslávia), com sua população, formada por famílias de camponeses humildes e de tradição católica, cuja vida social é toda ligada às atividades paroquiais. O lugar ganhou expressão mundial a partir de 1981, quando começaram as mais intensas e longas aparições da Virgem Maria, da história da Igreja Católica.

Na primeira aparição no dia 24 de junho de 1981 as jovens Mirjana, de dezesseis anos e Ivanka, de quinze, estavam caminhando para suas casas, depois de um passeio no fim da tarde, num dado momento, as meninas olharam para trás e viram a silhueta de uma mulher em pé sobre uma nuvem, que flutuava logo acima de um arbusto. Com o susto, desceram a montanha correndo gritando “é a Gospa!”, que no dialeto deles significa Nossa Senhora.

Ela deixou, nesta primeira, aparição a seguinte mensagem ao mundo: “Voltar a Deus através da conversão, fé, oração, jejum, reconciliação e sobretudo através da vida sacramental.

Em 25 de junho, no dia seguinte Ivanka e Mirjana voltaram ao local, seguidas por Jacó, com dez anos, Marija, com dezesseis, Ivan, com quinze e Vicka, com dezessete, todos presenciaram a aparição de Nossa Senhora.

No terceiro dia consecutivo da aparição, 26 de junho, a Virgem Santíssima surgiu chorando e repetindo: “Paz, paz, paz; entre Deus e a humanidade precisa haver paz novamente”. O principal argumento contido nas famosas mensagens, carregadas de amor e de ternura, desde o início até hoje é o da necessidade de conversão e de levar a todos de volta a Deus e ao seu filho Jesus, para o mundo ter finalmente a paz. Por esta razão Nossa Senhora recebeu em Medjugorje o título de “Rainha da Paz”.

Reflexão:

O Santo Papa João Paulo II disse: “Medjugorje é a continuação e a realização de Fátima”. Em suas aparições em Fátima foi dado ao mundo um programa a seguir para por um fim à primeira guerra mundial. Em Medjugorje, Nossa Senhora não somente repete os mesmos pedidos para alcançar a paz, mas Ela propõe igualmente algo excepcional, nos formar diariamente ao longo dos anos para fazer de nós seus “Apóstolos do Amor”.