Novena Nossa Senhora do Carmo

Novena de Nossa Senhora do Carmo

O objetivo de celebrar Nossa Senhora do Carmo era agradecer a Maria pelos benefícios concedidos nos tempos de dificuldades dos primeiros anos da Ordem do Carmo.

Contemplemos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia, clique no dia abaixo e inicie a sua novena. Deus lhe conceda a sua graça.

Novena de Nossa Senhora do Carmo

“ Maria discípula fiel de seu filho Jesus”

Contemplemos a relação de Maria com Jesus na Eucaristia


Julho, mês de

Nossa Senhora do Carmo


O Monte Carmelo foi o local onde Santo Elias derrotou os profetas de Baal. Ali, viu a pequena nuvem que representava uma chuva de graças sobre a Terra.

Diz a tradição que, nesse momento, Santo Elias anteviu a existência de Nossa Senhora e foi seu primeiro devoto. Desse dia em diante, sempre houve naquele lugar devotos da Virgem Maria. Depois das cruzadas, com a invasão muçulmana, a ordem do Carmo mudou-se para a Europa, mas estava enfraquecida.

No dia 16 de julho de 1251, enquanto rezava em seu convento na cidade de Cambridge, na Inglaterra, o superior geral da Ordem, São Simão Stock, pedia à Virgem um sinal visível de Sua proteção contra os inimigos da Ordem.

Milagrosamente, então, recebe uma visita de Nossa Senhora, com o Menino Jesus nos braços e rodeada de anjos, trazendo em suas mãos o santo escapulário, que Ela lhe entrega, dizendo estas palavras:


“Recebe, filho amado, este escapulário. Todos os que com ele morrerem não padecerão a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.


As promessas feitas por Nossa Senhora a São Simão Stock ecoaram por toda a Europa, e em pouco tempo o mundo inteiro já estava se beneficiando destas graças.

O Escapulário do Carmo Ao conceder a São Simão Stock o escapulário do Carmo, Nossa Senhora tomou o costume existente na Idade Média de usar sobre o corpo um tecido, tendo na frente um brasão que indicava a linhagem familiar da qual a pessoa fazia parte. Era um sinal visível de que pertencia a uma família, simbolizando sua proteção, sua tradição e sua história.

O santo escapulário de Nossa Senhora do Carmo também consiste em dois pedaços de lã marrom, unidos entre si por um cordão. É um símbolo visível de nossa estreita ligação com Ela, sinal certo de predestinação e ocasião de muitas graças.

Outra forma não tão conhecida do escapulário, mas que igualmente beneficia àqueles que o utilizam, é a medalha-escapulário. 

Foi instituída pelo Papa São Pio X, com a intenção de facilitar o uso e estender a todas as pessoas a possibilidade de usufruir das mesmas graças e privilégios. Consiste numa medalha que tem em um de seus lados a imagem de Jesus com o Coração e do outro uma imagem da Virgem Maria sob qualquer invocação.

O uso com fruto do escapulário requer uma “imposição” por um sacerdote ou diácono. Somente depois dessa bênção se pode substituir o de tecido pela medalha.


Nossa Senhora do Carmo é um título consagrado a Nossa Senhora, também conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo. Este título apareceu por propósito de relembrar o convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.

Sua principal característica é carregar consigo o escapulário, que representa estar a serviço do reino de Deus e traz benefícios a quem assume este sinal e esta proposta como seus.

A festa a Ela é comemorada em 16 de Julho.


Ladainha de Nossa Senhora do Carmo

Senhor, tende piedade de nós!

Jesus Cristo, tende piedade de nós!

Senhor, tende piedade de nós!

Deus Pai Celestial, tende piedade de nós!

Deus Filho Redentor do mundo, tende piedade de nós!

Deus Espírito Santo, tende piedade de nós!

Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós!

Santa Maria, rogai por nós!

Mestra da vida interior, rogai por nós!

Caminho seguro na noite escura, rogai por nós!

Virgem da fé, rogai por nós!

Virgem do caminho de perfeição, rogai por nós!

Virgem fiel, rogai por nós!

Virgem que sabe ouvir, rogai por nós!

Mãe do abandono perfeito, rogai por nós!

Mãe da pequena via, rogai por nós!

Mãe da caridade, rogai por nós!

Senhora das moradas eternas, rogai por nós!

Senhora do “sim”, rogai por nós!

Senhora do Monte Carmelo, rogai por nós!

Fiel esposa de José, rogai por nós!

Esposa da Viva Chama de Amor, rogai por nós!

Perfeita esposa do Cântico Espiritual, rogai por nós!

Flor do Carmelo, rogai por nós!

Nossa Senhora da Subida do Monte Carmelo, rogai por nós!

Modelo de oração, rogai por nós!

Modelo de vida interior, rogai por nós!

Caminho que leva a Jesus, rogai por nós!

Alma enamorada de Deus, rogai por nós!

Auxilio dos carmelitas, rogai por nós!

Serva de Javé, rogai por nós!

Sublime filha de Sião, rogai por nós!

Esperança dos carmelitas, rogai por nós!

Rainha do silêncio, rogai por nós!

Rainha do castelo interior, rogai por nós!

Rainha do Carmelo, rogai por nós!

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós!

Rogai por nós, ó Maria, Esposa do Espírito Santo!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!


Oração a Nossa Senhora do Carmo

Ó Bendita e Imaculada Virgem Maria, honra e esplendor do Carmelo! Vós que olhais com especial bondade para quem traz o vosso bendito escapulário, olhai para mim benignamente e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção. Fortificai minha fraqueza com vosso poder, iluminai as trevas do meu espírito com a vossa sabedoria, aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade. Ornai minha alma com as graças e as virtudes que a tornem agradável ao vosso divino Filho. Assisti-me durante a vida, consolai-me na hora da morte com a vossa amável presença e apresentai-me à Santíssima Trindade, como vosso filho e servo dedicado. E lá no céu eu quero louvar-vos e bendizer-vos por toda eternidade. Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós. Amém.

AVE MARIA (3 vezes)

Consagração a Nossa Senhora

Com o seu SIM, Maria pôde rezar “O Poderoso fez em mim grandes coisas”. Para que a Vida se torne abundante no mundo, neste nono dia da novena, consagremo-nos com muita fé à Nossa Senhora.

“Ó minha Senhora e também minha Mãe, eu me ofereço, inteiramente todo a vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração. Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a vós pertença. Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me, como filho(a) e propriedade vossa. Amém.”