Novena à Irmã Dulce

Novena por intercessão de Santa Dulce dos pobres

A recomendação é de que a novena comece num dia 13 e se estenda até 21. A oração inicial deve ser repetida diariamente e, na sequência, é a vez da leitura e da reza sugeridas para cada um dos nove dias.

Oração inicial: ó Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, venho por meio desta novena e adoração, seguindo o exemplo de irmã Dulce, o anjo bom do Brasil, que passava noites e noites na vossa presença, interceder e rezar pelos mais necessitados tanto de bens materiais como de bens espirituais. Quero, por isso, recorrer à intercessão desta vossa serva, a bem aventurada Dulce dos Pobres, para que vós, Senhor, possais olhar para a pobreza da minha alma, que se inclina diante da vossa misericórdia para pedir aquilo que necessito (fazer o pedido).


1º dia: a exemplo da bem aventurada Dulce, busquemos a conversão do coração. Palavra de Deus: Mt 19,1-10. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Ó Deus, Pai de bondade, livrai-nos do egoísmo e das ilusões deste mundo, para que atendendo ao chamado do vosso Filho, a exemplo da bem aventurada Dulce, possamos ser sensíveis às necessidades espirituais e corporais dos nossos irmãos, ajudando através da nossa conversão na construção do seu projeto de salvação no mundo. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


2° dia: Como a bem aventurada Dulce queremos dizer sim à Vontade de Deus na nossa Vida. Palavra de Deus: Mt 5, 43-48. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Ó Pai criador de todas as coisas, que nos chama a perfeição por meio do seu Filho Jesus Cristo, concede-nos a graça de vivermos a vocação de filhos de Deus para que servindo a vós na vossa Igreja e nos irmãos, possamos contribuir com o nosso sim, a exemplo de Maria e da bem-aventurada Dulce, na realização do vosso projeto de salvação. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


3° dia: Bem aventurada Dulce, mulher entregue a oração. Palavra de Deus: Mt. 7,1-12. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Senhor dá-nos a graça de que por meio da vida de oração e da intimidade convosco, experimentando o seu amor e escutando a sua Vontade, através da meditação da vossa Palavra, possamos aprender a amar e servir a vós e aos irmãos com a nossa vida, transmitindo aquilo que nos concede por meio da oração. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


4° dia: Bem aventurada Dulce, mulher eucarística. Palavra de Deus: Jo 6, 30-40. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: ó Senhor infundi em nossa alma o desejo de buscar constantemente alimentar a nossa vida no amor de Cristo, oferecido na eucaristia, para que a exemplo da Bem aventurada Dulce, possamos fortalecidos pelo vosso amor, amar sem limites o nosso irmão ao ponto de entregarmos a nossa vida pela sua salvação. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


5° dia: Bem-aventurada Dulce, modelo de missionária do Salvador. Palavra de Deus: Mc. 16, 9-20. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: ó Deus de bondade, faz-nos ouvintes atentos da vossa Palavra de Vida para que nos tornando discípulos do vosso Filho Jesus, possamos a exemplo da Bem aventurada Dulce anunciá-lo com a nossa vida e os nossos gestos, edificando, assim, o vosso reino de paz, justiça e solidariedade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


6° dia: Bem-aventurada Dulce um exemplo de humildade que gera sacrifício para o bem do próximo. Palavra de Deus: Mt. 5, 1-16. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Deus de misericórdia concede-nos pela vossa graça a virtude da humildade, para que seguindo os passos da Bem Aventurada Dulce dos pobres, possamos esquecendo de nós mesmos vencer o nosso egoísmo para buscar o bem e a salvação dos nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


7° dia: Irmã Dulce, uma alma que espera no Senhor Palavra de Deus: Rm 8,18-25. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Senhor nosso Salvador aumenta a nossa esperança nas vossas promessas de Vida plena para que, confiando no vosso amor possamos transformar por meio da fé, como a bem aventurada Dulce, o impossível para nós em possível para vós. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


8° dia: Bem-aventurada Dulce, expressão da força de Deus. Palavra de Deus: Rm. 8, 26-30. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Ó Senhor, nosso salvador, que dispusestes as graças necessárias para a nossa salvação por meio da sua Igreja. Fazei com que nós, seguindo os passos da bem aventurada Dulce através da confiança plena no vosso amor, possamos superar as dificuldades da vida com serenidade, não deixando que o desespero tome conta do nosso coração. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.


9° dia: Irmã Dulce, uma vida totalmente consagrada a Deus Palavra de Deus: Fl. 1, 18b-26. Silêncio para interiorização da palavra.

Oremos: Senhor da Igreja, impulsiona-nos a viver o nosso batismo, como viveu a bem aventurada Dulce, para que consagrando a nossa vida ao Senhor, possamos trabalhar para a nossa salvação e a do nosso irmão, realizando, assim, o projeto de amor, que o nosso Deus preparou para toda a humanidade. Amém. Reze: 1 Pai-Nosso, 3 Ave-Marias e 1 Glória ao Pai.

Fonte: Rezando Novenas