Às vésperas da festa de Nossa Senhora Aparecida, nada mais conveniente que meditar sobre o mistério de sua Imaculada Conceição. Peçamos à Virgem Maria que nos conserve na graça de Deus e nos faça crescer na vida de virtudes.
Nossa Senhora Aparecida, padroeira dos brasileiros, derramai Vosso amor, Graça e proteção sobre todos os nós que de Vós precisamos! Afastai as tristezas, as desgraças e principalmente o pecado de nossas vidas e socorrei-nos no momento difícil que estamos vivendo.
Você também deseja pedir uma Graça ou proteção muito especial a Nossa Senhora Aparecida? Aqui, você poderá rezar uma oração poderosa, poderá rezar conosco a Novena de Nossa Senhora Aparecida e também ficará conhecendo a história e muitos milagres que alcançados pela Virgem Mãe Aparecida.
Façamos o nosso pedido e comecemos clicando no dia inicial no menu abaixo no início de todos os dias da sua novena.
Veja mais sobre a Novena a Nossa Senhora da Conceição Aparecida
O texto da novena a seguir, extraído de um manual antigo de orações em latim e italiano [1], foi vertido para a língua portuguesa por nossa equipe. Tem a vantagem de ser uma oração tradicional, com pedidos espirituais e formas bastante piedosas de se dirigir à Virgem Santíssima. (O que deveria ser uma regra para qualquer novena que a ela se faça, mas não é isto, infelizmente, o que se encontra em muitos lugares.)
A devoção à Imaculada Conceição é particularmente forte nos países lusófonos e acompanha a história de Portugal desde as suas origens. Três fatos são suficientes para atestá-lo:
No Cerco de Lisboa, em 1147, quando a cidade foi tomada dos muçulmanos por D. Afonso Henriques, o primeiro rei português, uma Missa pontifical de ação de graças foi celebrada em honra à Virgem da Conceição.
Na crise dinástica do século XIV, que se resolveu com a Batalha de Aljubarrota, em 1385, D. Nuno Álvares Pereira (São Nuno de Santa Maria) mandou construir em Vila Viçosa um templo a Nossa Senhora da Conceição.
Após a Restauração da Independência de Portugal, em 1640, D. João IV jurou e proclamou solenemente Nossa Senhora da Conceição como Rainha e Padroeira de Portugal e de todos os seus territórios ultramarinos (o que incluía, na época, o Brasil). Na provisão régia — confirmada depois pelo próprio Papa —, o rei prometeu “confessar e defender sempre (até dar a vida sendo necessário) que a Virgem Maria Mãe de Deus foi concebida sem pecado original”. Depois, num ato profundamente simbólico, coroou a imagem da Virgem da Conceição, na mesma igreja de Vila Viçosa, e desde então os reis de Portugal nunca mais colocariam a coroa real em sua cabeça, como forma de reconhecer na Virgem Maria a única verdadeira soberana de todo o reino lusitano.
Essa devoção também se tornou particularmente cara ao povo brasileiro, principalmente com a pesca milagrosa de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição no rio Paraíba, em 1717 — daí o culto à Virgem Aparecida. No século seguinte, o Brasil se tornaria independente de Portugal, mas a devoção à Imaculada continua a unir espiritualmente as duas nações.
Em 1854, o Beato Papa Pio IX finalmente proclamou como dogma a Imaculada Conceição, tornando obrigatória a todos os católicos essa doutrina que os portugueses e brasileiros já confessavam espontaneamente.
Por isso, sugerimos aos nossos leitores que façam esta novena não só de 3 a 11 de outubro (quando nos preparamos para a festa de Nossa Senhora Aparecida), mas também dos dias 29 de novembro a 7 de dezembro (que precedem a solenidade da Imaculada Conceição) — embora essas orações possam ser rezadas a qualquer tempo.
Equipe Christo Nihil Præponere
Padre Paulo Ricardo
3.Out.2022