Novena a Santo Tomás de Aquino

Novena a Santo Tomás de Aquino



Apresentamos nestas linhas uma oração e uma ladainha, a ser rezadas por nove dias em honra a Santo Afonso, Bispo e Doutor da Igreja, e em preparação para a sua memória litúrgica, a celebrar-se no início do mês de agosto.



Primeiro Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, daqueles que te esqueceram, não abandones aqueles que te abandonaram, não rejeites aqueles que te rejeitaram, e perdoa no céu aqueles que te ofenderam na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que através da tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu ente querido Filho, NS Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia : Natureza da Humanidade

A humildade é uma virtude que restringe o apetite e o contém para que não tenda excessivamente para objetos elevados e exaltados. O humilde que, segundo Santo Isidoro, equivale a curvar-se ao chão (humi acclivis), considerando as suas imperfeições e defeitos, considera-se sempre mesquinho e pequeno, e como o Patriarca Abraão exclama na sua oração: falarei ao Senhor meu Deus, não sendo mais que pó e cinza. E esta abjeção dos humildes não deve consistir apenas nas aparências e nas exterioridades, pois Santo Agostinho chama a esta falsa humildade grande orgulho, mas deve residir também no sentimento íntimo da alma, pois o verdadeiro mérito das virtudes está no segredo do coração. Este humilde e sincero abatimento do coração pode e deve ser encontrado em todos os homens, por mais excelentes e perfeitos que pareçam, pois quando comparados essa excelência e perfeição com as riquezas e maravilhas de Deus, manifesta a pequenez da criatura, tudo isso pode dizer com Isaías: Todas as pessoas diante do Senhor são como se não existissem. Encontramos exemplos muito fecundos de humildade nos santos mais iluminados e particularmente em Maria, que, ao ver-se aclamada como Mãe de Deus, se considerou serva e escrava do Senhor, e no próprio Jesus Cristo, que, sendo o Unigênito do Pai, disse aos seus discípulos: Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. É necessário, portanto, que o verdadeiro cristão, conhecendo-se a si mesmo, reprima os seus afetos e o seu orgulho, não buscando o que não pode adquirir, e, sentindo os seus defeitos e imperfeições, modere os seus apetites e os contenha nos limites da mais profunda humildade. , para que assim seja tanto mais exaltado pelo Senhor quanto mais se humilha e se humilha e, como diz Santo Agostinho, prostrado e humilhado diante do seu Deus, seja elevado e exaltado pela graça.


EXEMPLO

Santo Tomás de Aquino sempre praticou a humildade como a mais bela e necessária das virtudes. Desde criança era o encantamento de todos pela modéstia e humildade de seu caráter; Quando era estudante, os seus colegas, face ao mais humilde silêncio com que tentava esconder os talentos com que Deus o enchera, chamavam-no de Boi Mudo, sendo mais tarde Doutor nas Universidades de Paris e Roma. , nunca se notou nele nenhum sinal de arrogância e vaidade, recusando energicamente as mais altas dignidades da Igreja sem sequer exercer o cargo de Prelado num convento da sua Ordem. Quanto este exemplo do ilustre médico dominicano deve confundir aqueles que, satisfeitos, nunca suportam pacientemente a menor humilhação ou o mais imperceptível indício de adiamento e desprezo! Julgando-se a nata de todas as perfeições, muitos tolos andam por aí muito teimosos e arrogantes, dando-se ares de importantes e necessários, sem lembrar que a verdadeira grandeza é sempre modesta e o mérito legitimamente sólido é sempre humilde. Aprendamos com o Anjo das Escolas a sermos humildes, se como ele queremos alcançar a santidade perfeita.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, em união com o Filho e o Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medida . Amém.




Segundo Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, N.S. Jesus Cristo. Amém.


Oração do dia: Conveniência da Humanidade

Todos nós temos motivos suficientes para nos humilharmos e reconhecermos nos outros os nossos méritos e reconhecermos nos outros os méritos e excelências, segundo o do Apóstolo; Julguemos humildemente os outros como nossos superiores. A razão disto é muito clara, pois no homem encontramos dois tipos de obras, algumas que são graças de Deus e outras que são herança da natureza humana. Na parte que nos diz respeito como homens, tudo é defeituoso e aleijado, mas pelo que temos de Deus, somos grandes e excelentes, como diz o profeta Oséias: Tua perdição Israel nasce de ti; Sua grandeza e ajuda vêm de mim. E como a virtude da humildade olha propriamente para Deus, a quem a criatura deve submeter-se, daí cada um deve humilhar-se diante do próximo, considerando nos outros os dons que tem de Deus e vendo neles uma espécie de transferência e reverberação de perfeição infinita. como diz São Pedro: Sujeite-se a toda criatura racional por consideração ao Senhor. Isto não significa que sejamos obrigados a reconhecer sempre que os dons do céu que vemos nos nossos semelhantes são mais belos do que as graças que o Senhor nos infunde, pois, como afirma o Apóstolo, é por isso que as graças nos são dadas. , para que os conheçamos em nós mesmos, podendo preferi-los aos demais; nem é exigido de nós, como homens, que nos reconheçamos como mais imperfeitos que os nossos vizinhos, uma vez que a natureza distribui as suas graças em diferentes proporções. Procuremos, porém, ver sempre nos outros algo de excelente e de grande que não temos para viver continuamente protegidos pela humildade, disfarçando, como aconselha Santo Agostinho, os nossos bens e vendo no próximo os abundantes motivos de superioridade e excelência. .


EXEMPLO

O mestre angélico estava tão convencido da necessidade de ser humilde, que se pode dizer que essa era a sua máxima contínua e o norte de todas as suas ações. Embora o Santo Doutor fosse tão grande, nunca acreditou na sua grandeza e sempre pareceu pequeno e inferior aos outros. Nas suas conversas nunca falou de si mesmo nem da excelência da sua linhagem e da sublimidade dos seus talentos: nunca ostentou os seus méritos e em todas as suas Obras não se descobre uma só palavra, nem mesmo por inadvertência, que se reflita sobre a sua própria . louvar. Se o mundo o elogiou, ele tentou esconder-se e viver na solidão; Se a Igreja e as Universidades quiseram homenagear o gigante da santidade e da ciência, Tomé sempre se considerou um pigmeu, recusou essas honras e não quis outra recompensa senão Jesus Cristo e este Crucificado. A história diz de Tomé que ele pedia diariamente ao Senhor que o preservasse no simples estado de religioso, sem nunca alcançar qualquer cargo ou qualquer dignidade. Deus ouviu o seu servo mais digno e, sem o aparato de títulos e cargos, elevou-o a um dos mais altos e gloriosos pedestais que se destacam na história. Que contraste oferece esta belíssima humildade do Anjo das Escolas com a arrogância ridícula e insuportável de muitos que, com a sua cor de esclarecimento e de cultura, aspiram a empregos e ofícios onde a ignorância e a absoluta falta de suficiência daqueles que são Eles acreditam que são o número um nas fileiras dos regeneradores e progressistas! Como São Tomás de Aquino, compreendamos o mérito da humildade e sigamos constantemente o caminho oculto dos verdadeiramente sábios.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.





Terceiro Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Oração do dia: Excelência Inefável da Humanidade

Depois das virtudes teologais que nos ordenam diretamente a Deus e da justiça que estabelece a ordem da razão, vem a seguir em dignidade e excelência a virtude da humildade com a qual a alma se prepara para todas as outras virtudes. Por isso a humildade deve ser comparada ao alicerce de um edifício, na medida em que, ao retirar tudo o que desagrada a Deus, torna a alma apta a receber as graças divinas, pois é sabido que Deus resiste aos orgulhosos e dá a sua graça aos humildes. Com esta humilde preparação, todas as virtudes chegam à alma e o edifício espiritual da santidade se ergue no segredo do coração, sendo a alma exaltada por Deus tanto mais quanto mais é humilhada pelo próprio Deus e despreza as glórias mundanas por sua amor. . Por isso, o divino Mestre Jesus Cristo não nos confiou nada com mais cuidado e preocupação do que a humildade, porque sabia muito bem que enquanto o homem se ocupar dos encantos passageiros da terra e não se esquecer das glórias passageiras do mundo, ele será impedido de cuidar do seu destino e da sua perfeição celestial. A humildade, então, é a mais excelente disposição para a graça e o bendito Redentor que veio à terra para nos ensinar o caminho para o céu nos deixou exemplos abundantes e ensinamentos saudáveis ​​sobre isso. A pessoa humilde deve garantir que o seu olhar e as suas palavras sejam sempre modestos, sem que os seus olhos proclamem vaidade e a sua conversa indique arrogância; Ele deve ser contido em seu riso, sem mostrar sinais de agitação excessiva e estúpida; Você deve amar o silêncio que não é dito, exceto quando solicitado; tente se contentar com as coisas comuns e considere-se o mais mesquinho de todos; Confesse as suas faltas com sinceridade, abrace a penitência e a mortificação, não cedendo às suas paixões, e, por fim, preserve o temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, cumprindo com escrupuloso cuidado os Seus mandamentos e preceitos.


EXEMPLO

Todas as graças que São Tomás recebeu tiveram a sua razão e origem na humildade da sua alma. Seus olhos, postos na terra, indicavam o êxtase milagroso em que seu coração foi dominado; As suas palavras foram sempre muito modestas e oportunas, preferindo o silêncio às conversas vãs, nunca quis distinguir-se entre os irmãos e a sua vida foi bela quanto mais modesta na presença do Senhor; A quietude do seu coração era inefável sem que o menor ruído das paixões interrompesse a paz soberana da sua alma. Por isso o Senhor o enriqueceu com todo o luxo de suas graças, e quanto mais o mestre angélico se humilhava e se escondia, mais o céu o procurava com amor para enchê-lo de sua luz e de seus tesouros. E quão belo Santo Tomás de Aquino aparece rodeado daquela auréola de humildade e profunda modéstia, e quão repugnantes e ridículos nos parecem tantos tolos que pululam pela sociedade moderna sem outra recomendação ou garantia senão a sua insuportável vaidade manifestada em todos os seus passos. e mexe! Imitemos São Tomás se quisermos ser verdadeiramente anjos na terra, pois só aos anjos é concedida a entrada no paraíso.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.




Quarto Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, N.S. Jesus Cristo. Amém.


Oração do dia: O Dom da Sabedoria

A sabedoria é um dos dons do Espírito Santo com o qual a inteligência, banhada pelas luzes celestiais, consegue contemplar as coisas mais elevadas nas questões e, uma vez vistos esses motivos supremos, desce para julgar e discutir os demais objetos subordinados à razão. dos quais são como flashes e eflúvios. Essas causas altíssimas que constituem o fim da sabedoria podem ser consideradas de forma absoluta e em certas ordens de gêneros. Quem conhece a razão suprema, que é a pedra angular de uma ordem das coisas, alcançará sem dúvida a ciência de todos os outros objetos subordinados a esse princípio luminoso, ordenando todas as coisas inferiores em relação à sua causa geral, como na arquitetura ou na medicina, para a qual São Paulo disse: Como um arquiteto sábio, lancei os alicerces. E aquele que vier a conhecer a casa suprema absoluta e universal que é Deus, será completa e verdadeiramente sábio, pois dirige e governa todas as suas ações com dependência e subordinação às regras divinas que são o modelo de toda ciência. toda ordem. Este belíssimo conhecimento é adquirido pelo homem através de uma misteriosa influência do Espírito Santo, segundo a frase do Apóstolo: Ele é o Espírito Santo que julga e ensina toda a verdade; e assim se vê que a sabedoria é um dos dons com os quais o Espírito de amor enriquece os seus escolhidos. Não há melhor preparação do que a humildade para receber do céu essa luz e essa ciência inefável. É claro que este dom soberano da sabedoria, embora resida fundamentalmente na caridade, que é a alma de todas as virtudes, tem essencialmente o seu desenvolvimento na compreensão, uma vez que a ordem e o julgamento das coisas em relação à sabedoria são característicos da sabedoria. causas, a nenhuma outra faculdade além do entendimento cabe exercer este dom de sabedoria, pois é a inteligência que ordena e julga os objetos em harmonia com seus propósitos e causas.


EXEMPLO

São Tomás foi o novo Salomão da Igreja pela maravilhosa sabedoria com que o céu o enriqueceu. E assim como a Sagrada Escritura diz do antigo Salomão que ele sabia tudo, desde o cedro das montanhas até ao musgo e ao hissopo dos muros, também se pode dizer de Tomás de Aquino que nada escapou à sua inteligência soberana, desde a teologia até à as ciências físicas e da Sagrada Escritura à política e à linguística. “Ninguém pode subir mais alto do que o Anjo das Escolas”, disse Leão sem um segundo de Tomé, o céu com a terra, o infinito com o ilimitado, Deus com as criaturas. Todo esse prodigioso acúmulo de conhecimentos foi adquirido pelo Mestre Angélico, não só com o estudo incessante dos livros, mas com a oração ininterrupta onde o Senhor lhe revelou os arcanos mais admiráveis ​​e o Espírito Santo lhe comunicou em torrentes os mais inefáveis. luzes. com as quais todas as páginas das imortais Obras de Tomé são iluminadas e clarificadas.
Por isso o Santo Doutor foi verdadeiramente sábio, porque foi humilde e foi a Deus pedindo a sua graça e a sua santa ajuda; e é por isso que há tantos em nossos dias que, com o manto ou a aparência de estudiosos, não passam de perfeitos ignorantes, porque ao riscar e deflorar uma centena de questões, nunca conseguem apoderar-se do princípio soberano da ciência, que não consiste em uma massa de detalhes e pontas. e porque cheios de vaidade e orgulho, não vão para o céu, de onde só pode vir a luz que dissipará as brumas e sombras do nosso entendimento.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.




Quinto Dia da Novena

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração para todos os dias

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia: Objetivo A Mais Vasta Sabedoria

A sabedoria não é uma mera virtude técnica que encontra todos os seus encantos na contemplação das maravilhas de Deus e na simples especulação dos princípios mais elevados das coisas, mas, como diz o Apóstolo, estende a sua influência aos atos da vida. movimentos e organizando os fins das causas secundárias. Portanto, quando o Padre Santo Agostinho distingue duas faculdades da inteligência humana, uma que chama de razão superior e outra que chama de razão inferior, acrescenta que a primeira, ao contemplar Deus e a sua grandeza, aplica-a aos atos humanos, adaptando-os aos leis divinas que são a base de todas as harmonias. E pela mesma razão que o dom da sabedoria é tão excelente e soberano, tem virtude e eficácia para exercer a sua ação numa esfera imensa, unindo a alma a Deus, que ela considera como a Causa mais universal e perfeita, e moderando a ao mesmo tempo todas as operações com que esta mesma alma deve demonstrar a sua atividade na vida: e assim se verifica que Deus, como princípio soberano e necessário, é a regra e a medida dos atos humanos contingentes e mutáveis, resultantes deste celeste influência, não uma diminuição da liberdade e uma falta de jeito nas ações humanas, mas antes o esplendor augusto dessa liberdade e uma doçura inefável juntamente com um descanso e uma placidez soberana com que a alma tudo faz nos braços da santa Providência. Esta paz e bem-aventurança que a sabedoria produz não pode ser concebida nem ter lugar numa alma pecadora entregue aos vícios, pois o próprio Deus já diz que a sabedoria não pode entrar numa alma prevaricadora, nem habitará num corpo sujeito ao pecado. . A razão disso é óbvia e muito fácil, pois o julgamento reto que a sabedoria nos inspira, seja sobre as coisas e verdades de Deus, seja sobre os demais objetos regulados pela contemplação divina, não pode ser feito senão através de uma certa união da alma. com Deus, que só pode ser alcançado com uma caridade que não se encontra num coração dominado por culpas graves. É por isso que a legítima e verdadeira sabedoria é herança dos bons e só nas suas almas se pode sentir a sua abençoada influência, cumprindo-se assim a de Salomão, de que o temor de Deus e a observância das suas leis são o início de toda a sabedoria.


EXEMPLO

Desde que São Tomás, ainda criança de cinco anos, disputou com os monges do Monte Casino, perguntando-lhes sobre a existência e os atributos de Deus, até que, condecorado pelas universidades mais famosas do mundo, explicou como mestre soberano o as questões mais abstrusas da razão e da Fé, a sabedoria no seu mais belo sentido, foi a companheira inseparável da sua vida e o norte luminoso de todas as suas operações. Como o Divino Mestre, o Santo Doutor cresceu em sabedoria e idade na presença de Deus e dos homens e não houve ocasião ou circunstância em que esse espírito de compreensão e esse dom de sabedoria não aparecessem com os mais puros lampejos de amor e de caridade. . Cada artigo da milagrosa Summa, cada ponto das suas tão variadas questões, cada pensamento dos seus frutíferos ensinamentos, cada argumento das suas poderosas razões, são tantas reverberações da sabedoria celestial, indicações peregrinas da virtude hercúlea da mente angélica de Tomé. O próprio famoso Doutor afirmou que tudo o que sabia era um presente do céu e que aprendeu mais aos pés do Crucifixo do que vasculhando as obras dos sábios. E como o céu viu a alma de São Tomé tão maravilhosamente preparada para receber a chuva mais abundante da ciência, ela caiu sobre as faculdades angélicas transformadas num borrifo de prata e pérolas com os quais todos os poderes de São Tomé foram enriquecidos como que por encanto divino. . Ah, se todos os verdadeiros amantes da sabedoria, os legítimos filósofos, imitassem o Rei da ciência cristã, preparando as suas almas para a serena contemplação da luz e para o sentimento inspirado pela caridade!... A ciência seria então menos espetacular e os seus princípios mais sólido; haveria mais sábios e menos charlatões e o bom senso e a honestidade abundariam um pouco mais, ganhando terreno sobre o descaramento e a mais absurda arbitrariedade que vemos nas regulamentações com as quais se pretende regenerar a ciência e elevar a um belo pedestal a sabedoria muito alardeada e incompreendida.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.




Sexto Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, N.S. Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia: Excelência da Sabedoria

Sendo este dom do Espírito Santo uma virtude tão bela e excelente, não pode ser encontrado, como foi dito na véspera, com a mancha e o defeito da culpa: mas onde a graça tem a sua sede, aí vive a sabedoria, pois que Deus ama apenas aqueles que são adornados com sabedoria, e o amor de Deus supõe a alma na graça e na causa, ou melhor, nessa mesma graça e amizade divina. Foi dito, além disso, que a sabedoria implica um julgamento correto sobre os mistérios divinos e as outras verdades sujeitas à Causa Primeira; E é claro que para este conhecimento e esta aplicação das coisas a Deus é necessária a graça como afirma São João dizendo: A Unção, isto é, a graça, vos ensinará todas as coisas. Às vezes a sabedoria se estende, não apenas à ordem particular do indivíduo e às suas operações em direção a Deus, mas também alcança em sua influência a conquista das almas dos outros para o céu e, nesse sentido, a sabedoria também pressupõe a graça e é um dom único de Deus. . Desta belíssima sabedoria que reside no coração, segue-se na alma uma paz abundante que, como diz Santo Agostinho, modera toda rebelião dos apetites e sujeita as paixões ao império da inteligência. E precisamente nessa ordem de todos os atos do indivíduo consiste a sabedoria e dessa ordem decorre a paz, que nada mais é do que a tranquilidade da ordem, como diz o próprio Santo Agostinho. O prêmio dessa paz é o título de filhos de Deus com o qual os verdadeiramente pacíficos são honrados, e uma vez que esta participação como filhos de Deus é recebida pelos justos da Palavra que é a Sabedoria do Pai, segue-se que através do dom de sabedoria chega ao homem para merecer o glorioso ditado de filho de Deus. Tão grande e excelente é o seu mérito! Junto com a sabedoria, já ajudando-a a sublimar a alma, está o temor de Deus que, removendo os obstáculos no cumprimento da lei, é o início da sabedoria, a paz que com a posse de Deus como causa suprema de toda verdade, é o fim e o descanso da sabedoria, a modéstia que separa a alma da corrupção, tornando-a bondosa na sociedade, o conselho para que o verdadeiramente sábio, não confiando nas suas próprias luzes, vá para os outros seguindo as suas prudentes instruções, a misericórdia para que, vendo os defeitos dos outros, ajuda-os com doçura e, finalmente, com a caridade, para que, ao julgar as ações dos outros, não se deixe guiar pelo ódio e pela calúnia. Desta forma, o justo julgamento da sabedoria influencia as demais virtudes, contribuindo para dar maior ênfase e brilho a esse admirável dom milagroso.


EXEMPLO

Raramente a sabedoria terá brilhado tão pura e radiante como na testa de São Tomé. E não se deteve apenas na luz que fez com que todos os que a viam se apaixonassem pelos seus raios, mas transformada em fogo de caridade atraiu para Deus aqueles que foram iluminados de perto pelos esplendores daquele Sol. Ninguém falou com São Tomé. que não permaneceu docemente ligado às correntes do amor divino, ninguém viu aquele que não abençoava o céu, ninguém o ouviu em suas luminosas explicações como um Mestre que não acreditou ter visto o dedo de Deus acendendo em sua inteligência a bela chama de gênio. Com a sabedoria salomônica do Santo Doutor, todas as demais virtudes se uniram numa maravilhosa exibição, fazendo dele um observador escrupuloso da lei de Deus e dos conselhos evangélicos expressos nas Constituições de sua Ordem, modesto e modesto, com a alma elevando-se acima todas as coisas terrenas e mergulhando repetidamente no abismo em êxtases de caridade inefável, amigo dos conselhos e opiniões dos outros, sem nunca confiar nos seus talentos prodigiosos, mas sujeitando-se continuamente à opinião dos outros, especialmente dos seus superiores, convencido de que, como é comum disse, quatro olhos veem mais do que dois, misericordioso e compassivo para com as desgraças do próximo, exercitando-se nestas obras de compaixão desde o alvorecer da sua vida inocente, e cheio de caridade para com Deus a quem amou como único centro da sua alma e cuja glória ele buscou em todas as suas obras e nas façanhas com que surpreendeu a história. Se fôssemos sábios ao estilo de São Tomé, o espírito de Deus e a sua sabedoria desceriam também sobre as nossas almas, se não em tanta cópia e abundância como no Anjo das Escolas, então o suficiente para que o nosso progresso fosse direcionado rumo ao Céu. e para que nossas obras tivessem algo mais patriótico e culto do que hoje oferecem diariamente, às vezes parecendo nada mais do que o sangue de alguma tribo selvagem que corre em nossas veias e inspira nossos sentimentos.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.



Sétimo Dia da Novena 


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, N.S. Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia: Natureza da Virgindade

Não há entre as virtudes cristãs nenhuma mais bela e resplandecente do que a santa virgindade, através da qual, como ensina Santo Agostinho, a integridade da carne é consagrada e oferecida ao Senhor através de uma continência louvável. Assim como se diz que uma planta é verde e luxuriante, quando a abundância de calor não murcha ou murcha sua seiva, assim uma pessoa totalmente dedicada ao seu Deus é chamada de virgem, ela está livre do calor das paixões e do fogo da luxúria; Por isso, Santo Ambrósio diz que o conceito de limpeza absoluta e de a alma estar livre da corrupção dos sentidos está envolvido na razão da virgindade, sendo a essência desta virtude celestial que ela é acompanhada por um propósito firme e perpétuo. abster-se da sujeira da sensualidade. Este propósito da alma inocente e pura tem o objetivo de poder dedicar-se mais livremente à meditação de Deus e de Suas excelências que não podem ser compreendidas por um coração imerso nas delícias carnais ou pelo menos não completamente desapegado da carne e de seus apetites. É por isso que a virgindade é, como diz Santo Ambrósio, uma virtude principal e mais excelente do que a própria castidade e a modéstia, pois estas visam reprimir os atos ilícitos da concupiscência, e a virgindade voa com asas de neve e ouro. para regiões mais diáfanas e belas , evita todo movimento de sensualidade e unindo a alma aos anjos, liberta-a da lama e da corrupção da terra, descobrindo horizontes cheios de luz, paraísos das mais puras delícias e sorrisos inefáveis ​​onde o Noivo gosta de habitar entre lírios e lírios. Assim eleva a virgindade à alma e investe-a de força divina para resistir aos ataques das paixões, tornando-a filha preferida do céu e companheira dos anjos.


EXEMPLO

São Tomás foi uma virgem puríssima durante toda a sua vida. Desde a titânica luta travada em Roca-Seca, onde conquistou como valente soldado a bela palma da vitória e a bendita corda com que os anjos cingiram os seus castos lombos, toda a vida do ilustre Doutor Dominicano foi um contínuo idílio de inocência que para eles, Serafim adorou.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.



Oitavo Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração para todos os dias

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, N.S. Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia: Legalidade da virgindade

Bastaria saber que se trata de uma virtude e, portanto, de um ato meritório, para compreender não só a legalidade, mas pelo menos a conveniência da virgindade.
Mas, além disso, vale saber que nos atos humanos pode-se encontrar algo de ilícito e vicioso quando os poderes se opõem ou não seguem a decisão da razão, que é a reguladora de todas as operações, ordenando-as a um fim preconcebido como bom. Este bom fim tem três aspectos, considerados nos bens externos, nos bens do corpo e nos bens da alma, entre estes últimos preferindo os da vida contemplativa aos da vida ativa, como disse o Salvador: Maria Ele escolheu a melhor parte. De todos estes bens, os das coisas externas devem estar subordinados aos do corpo, estes aos da alma e os da vida ativa à vida contemplativa, guardando esta escala do mais imperfeito ao mais elevado e perfeito. Daí se infere que as riquezas podem ser licitamente recusadas para o bem-estar do corpo, e também podem ser rejeitados os prazeres corporais, mesmo aqueles que são lícitos para a felicidade da alma e para que ela possa dedicar-se mais livremente à contemplação e dar as mãos aos negócios da vida ou, pelo menos, subordiná-los aos negócios principais e únicos necessários. Por isso o Apóstolo diz que a virgem pensa apenas em Deus, procurando ser santa e pura de corpo e alma, mas a esposa pensa no mundo tentando agradar ao homem. Nem o argumento, tantas vezes repetido, deve ser apresentado como uma resposta de que a sociedade precisa preservar-se e propagar-se e para isso existe o mandato expresso de Deus que ordenou aos primeiros pais que crescessem e se multiplicassem; porque embora seja verdade que a sociedade deve zelar pela sua propagação, e que Deus ordena o mesmo, não é menos verdade que esta necessidade social e esse preceito devem ser atendidos pela multidão e a ela se refere, não sendo necessário que cada um o indivíduo cumpre especialmente essa lei e satisfaz esse preceito; Pelo contrário, é muito conveniente para o bem da sociedade e para a beleza da espécie humana que existam indivíduos que se dediquem plenamente à meditação das coisas de Deus, para que implorem mais de perto as graças do céu e que o mundo pode parecer mais bela a harmonia da unidade dentro da variedade do quadro universal, como num exército há aqueles que lutam com armas corpo-a-corpo com o inimigo e aqueles que dirigem e ordenam, e aqueles que carregam as tochas e os bandeira do país, resultando em uma unidade mais compacta. de força na variedade de ofícios.


EXEMPLO

São Tomás vivia tão longe da carne e dos seus instintos que mais do que um homem parecia um anjo ocupado apenas com Deus e com o aumento da sua honra. Nem a prosapia da sua linhagem foi suficiente para deslumbrar o seu coração, nem a delicadeza do seu corpo inocente foi suficiente para mitigar o rigor com que sempre procurou mortificar e manter sob controle as suas paixões e todos os apetites da sua carne. Com esta salvaguarda dos sentidos e esta mortificação saudável da parte inferior, a alma sempre se viu protegida dos assaltos dos seus inimigos, todas as suas investidas chocando-se contra a rocha imóvel da sua constância e a contínua contenção de todas as faculdades e paixões. Tudo estava no sujeito Angélico pela arte maravilhosa ao império da razão e separado da sensualidade e da concupiscência, e sem mal sentir o canto da sereia de suas ilusões e a lisonja de seus instintos, sua mente extremamente pura e seu coração saturado de candura, Eles viveram apenas para Deus e para a ciência que iluminou plenamente os seus poderes, elevando-os a um grau inconcebível de esplendor e heroísmo. Quisera que nos jovens estudantes encontrassem uma entrada franca, como em São Tomás, à virtude e à verdadeira ciência, sem ocupar a inteligência e o coração com outras diversões e passatempos fúteis, senão perniciosos e imorais, que não podem ser mencionados aqui!.. Esta seria a única melhor maneira de regenerar a juventude e os estudos, e tudo o resto, por mais que sejam exibidos planos e regulamentos, será uma perda de tempo e talvez prejudicial e retrógrado, especialmente se o que se trata não é educar os jovens e educar os jovens. ciência, mas para encorajar desabafos ridículos e atacar certas personalidades ou instituições.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.




Nono Dia da Novena


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.


Oração Inicial

De Ti, meu Deus, fonte de misericórdia, me aproximo de Ti, pecador imundo, para que te digne lavar minhas manchas. Ó Sol da justiça, ilumina este cego! Ó eterno Médico, cura este desgraçado! Ó Rei dos reis, vista este homem nu! Ó mediador entre Deus e os homens, reconcilie este prisioneiro! Ó bom pastor, dê as boas-vindas a esta ovelha perdida! Concede, meu Deus, perdão a este criminoso, indulgência a este homem perverso, e a unção da tua graça a esta vontade endurecida. Ó Senhor misericordioso, chama ao teu seio este fugitivo, atrai este resistente, levanta aquele que está caído e uma vez levantado, sustenta-o e guia os seus passos. Não te esqueças, Senhor, de quem te esqueceu, não abandones quem te abandonou, não rejeites quem te rejeitou e perdoa no céu quem te ofendeu na terra. Amém.


Oração à Santíssima Virgem

Ó bendita e doce Virgem Maria, oceano de bondade, Filha do Rei soberano, Rainha dos anjos e Mãe do Criador Comum! Lanço-me com confiança no seio da tua misericórdia e ternura, confiando-te o meu corpo, a minha alma, os meus pensamentos, os meus desejos, os meus afetos e toda a minha vida, para que com a tua ajuda caminhe sempre para o bem segundo a vontade. do seu amado Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Oração do Dia: Excelências da Virgindade

A virgindade é sem dúvida mais bela e excelente que o estado conjugal e uma das virtudes mais agradáveis ​​aos olhos divinos. Dizer o contrário, afirmar que o casamento é em si mais perfeito que o estado celibatário, foi o erro de Joviniano tantas vezes repetido e alardeado em tons por vezes satíricos e também profanos e imorais. Da excelência da virgindade somos testemunhados, primeiro, pelo divino Redentor que em sua vida terrena, para nos dar exemplo de virtude e perfeição, quis ser perfeitamente virgem, e quis que sua bendita Mãe fosse uma virgem puríssima e sem defeito. e quis também que os Seus Apóstolos pregassem com palavras encomiasticas as excelências da virgindade; Em segundo lugar, a razão nos diz que os bens da alma e a doçura da contemplação devem ser preferidos aos bens do corpo e às suas delícias sensuais, cabendo à virgindade a responsabilidade de elevar a alma do pó da corrupção e das necessidades da vida ativa. ao estado conjugal. E embora seja verdade que há casos de pessoas muito perfeitas no casamento e de almas mesquinhas e mesquinhas no estado celibatário, isso não depende da mais eminente santidade do primeiro estado, mas da disposição de indivíduos que às vezes servem melhor ... Deus entre as tarefas e distrações do casamento, do que outras almas talvez virgens pela força ou pela rotina ou por pontos de vista acomodados. Em si mesmos, comparados ao casamento e ao estado virginal, aquele segundo visualmente mais belo e perfeito em que, como diz Santo Ambrósio, a alma se oferece e se consagra completamente a Deus e se utiliza com pureza de consciência na consideração do céu, esquecendo-se a terra ou adiá-lo casado, exceto com a pátria abençoada da promessa.


EXEMPLO

O Doutor angélico estava tão enamorado do estado religioso e tão apaixonado pela virgindade que nele se observa, que os ataques ferozes promovidos pelo mundo, pelo demônio e pela carne não foram suficientes para fazê-lo desistir de seu empreendimento. Religioso e religiosa vestido com hábito bem branco, símbolo de inocência e candura foi São Tomás de Aquino; e tendo abraçado a vida pobre, mortificada e escondida em Jesus, o aroma da sua pureza imaculada e o brilho da sua ciência celestial descobriram os seus tesouros e deram nome e fama sem segundo ao Anjo das Escolas. Se o Santo Doutor tivesse cedido às orações de sua família e tivesse caído imprudentemente na armadilha que o diabo e a carne, feitos de poder supremo, armaram para ele com habilidade e astúcia infernais, talvez o nome do cristão Salomão tivesse permaneceu obscurecido nas sombras da vulgaridade ou seria um dos muitos condes ou guerreiros da Idade Média onde a nobreza e a bravura eram proverbiais e pela mesma razão foram relativamente poucos os que eternizaram a sua memória durante gerações. Mas São Tomé não se deixou seduzir por lisonjas ou ameaças, seguiu a voz de Deus apesar dos obstáculos mais difíceis de superar, era virgem e religioso, e Deus, como recompensa pela inocência e heroísmo de Tomé, cuidou de glorificar a sua memória e o nome de um gigantesco frade dominicano dificilmente tem rival nos anais do mundo e nos arquivos das bibliotecas. É assim que o céu honra os seus santos, e é assim que honraria uma multidão de jovens se, em vez de seguirem a voz das paixões e os instintos da concupiscência, a voz das paixões e os instintos da concupiscência, obedecessem a Deus e seguissem seus preceitos, não já saindo do mundo e entrando num mosteiro, que não é para todos, nem a todos se concede a necessária força de vontade, mas pelo menos, guardando com solicitude filial a santa lei do Senhor e atendendo à prudência da razão e não à arbitrariedade dos sentidos.


(Agora peça a graça especial que deseja obter e depois reze três Pai-Nosso e Ave-Maria com seu Gloria ao Pai em reverência à humildade, sabedoria e pureza angélica de São Tomás de Aquino).


Antífona

Ó São Tomás, glória e honra da Ordem dos Pregadores! Transporta-nos à contemplação das coisas celestiais, tu que foste mestre soberano dos mistérios sagrados.

V. Roga por nós, São Tomás.

A. Para que nos tornemos dignos das promessas de Jesus Cristo.


Oração Final

Obrigado, dou-te, Senhor meu Deus, e Pai das misericórdias, porque te dignaste a admitir-me, meu pobre pecador e teu servo indigno, à livre participação da tua graça no segredo da oração. Rogo-te que esta comunicação da minha alma contigo não seja um castigo pelas minhas faltas, mas sim um penhor seguro do perdão das minhas ofensas, a mais fina armadura da fé e escudo invulnerável do meu coração. Conceda-me a remissão das minhas faltas, o extermínio da concupiscência e da sensualidade, o aumento da caridade, da humildade, da paciência, da obediência e de todas as virtudes; Defenda-me das armadilhas visíveis e invisíveis dos inimigos; Dá-me a paz inefável dos meus apetites e de todos os meus afetos para que eu possa me unir melhor a Ti que és a minha felicidade e o meu descanso. Eu também imploro. Meu Deus, depois da minha morte, digna-te admitir-me na Páscoa celeste e no banquete divino onde tu, na união do Filho e do Espírito Santo, és a verdadeira luz, a abundância perfeita, a alegria eterna, a alegria consumada e a felicidade sem medir. Amém.



Uma oração de Santo Tomás para fazer todos os dias



Concedei-me, ó Deus onipotente e misericordioso, ardentemente desejar, prudentemente descobrir, verazmente conhecer e perfeitamente realizar o que for do vosso agrado.

Para louvor e glória do vosso nome, ordenai meu estado de vida e dai-me saber, poder e querer o que me pedis que faça. E dai-me levá-lo a cabo como convém à salvação de minha alma.

Santo Tomás. Detalhe em vitral na igreja de São Patrício, Columbus, Ohio.

Que o meu caminho até vós seja reto e seguro. Que eu não sucumba na prosperidade nem na adversidade, a fim de não me ensoberbecer na primeira nem desesperar na segunda. Que na fortuna eu vos renda graças e na dificuldade mantenha a paciência. Que eu de nada me alegre ou entristeça senão do que me leve a vós ou afaste de vós. Que a ninguém deseje agradar nem tema aborrecer senão somente a vós.

Dai-me tudo fazer com caridade e o que não diz respeito ao vosso culto, reputá-lo como morto. Dai-me praticar minhas ações, não por costume, mas referindo-as a vós com devoção.

Que por vós eu não dê valor às coisas transitórias, e me seja caro tudo o que vos diz respeito. Que me compraza, mais do que tudo, todo trabalho que for para vós e me aborreça todo descanso que não seja em vós.

Dai-me, dulcíssimo Senhor, dirigir-vos meu coração frequente e ferventemente e, de alma contrita, emendar com firme propósito a minha fraqueza.

Fazei-me, ó Deus, humilde sem fingimento; alegre sem dissipação; grave sem depressão; maduro sem severidade; vivaz sem leviandade; veraz sem duplicidade; temente sem desespero; confiante sem presunção; casto sem corrupção; corrigir ao próximo sem indignação e edificá-lo por exemplo e palavra sem exageração; obediente sem contradição; paciente sem murmuração.

Dai-me, dulcíssimo Jesus, um coração desperto, para que nenhuma vã curiosidade o afaste de vós; imóvel, para que não ceda a nenhum afeto indigno; infatigável, para que não sucumba em nenhuma tribulação; livre, para que dele não se apodere nenhum prazer violento; e reto, para que não o faça desviar-se nenhuma má intenção.

Concedei-me, dulcíssimo Deus, inteligência para conhecer-vos; diligência para buscar-vos; sabedoria para encontrar-vos; bondade para agradar-vos; perseverança para esperar-vos doce e fielmente; confiança para alcançar-vos felizmente. Fazei-me, pela penitência, suportar vossas penas; utilizar vossos benefícios nesta vida pela graça; e por fim, na pátria eterna, desfrutar de vossos gozos pela glória.

Vós, que com o Pai e o Espírito Santo viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.