Ela é uma forma pela qual é venerada a mãe de Jesus Cristo e sua imagem costuma ter uma ou mais facas ou espadas atravessando o coração.
A novena de Nossa Senhora das Dores é famosa por promover limpeza espiritual e trazer ajuda, força e paciência para enfrentar momentos desafiadores e dolorosos da vida.
A novena pede por um ambiente tranquilo, onde não será interrompido. Você pode investir em um altar com a imagem e vela para auxiliar na conexão. Sente-se de maneira confortável e busque pelo relaxamento da mente e do corpo por meio de respirações profundas e conscientes.
Mentalize na oração com fé no que pede para alcançar, leia a oração inicial e faça seu pedido. Depois, leia a mensagem do dia específico (são nove dias). Complete diariamente com a oração final.
Orações Iniciais.
Apresente as dores de seu corpo e alma à Nossa Senhora das Dores
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Ave-Maria Dolorosa!
Deus vos salve Maria, cheia sois de dores! JESUS Crucificado está contigo, digna sois de ser chorada e compadecida entre todas as mulheres. E é digno de ser chorado e compadecido a JESUS, o Fruto Bendito de Vosso Ventre. Santa Maria, Mãe do Crucificado, dai lágrimas a nós, crucificadores de teu Filho, agora e na hora de nossa morte. Amém.
Oferecimento
Oh, Deus meu! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão pelos que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. Oh, Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo! Eu vos adoro profundamente e Vos ofereço o Preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor Jesus Cristo, presente em todos os tabernáculos do mundo, em reparação dos ultrajes com que Ele é ofendido. Pelos méritos infinitos de seu Santíssimo Coração e a intercessão do Imaculado Coração de Maria, peço-Vos a conversão dos pecadores.
Oração Inicial
Oh, Virgem! A mais dolorosa do mundo depois de teu Filho, cujas dores estiveste perpetuamente associada, rogo-vos que me alcances fortaleza para sofrer por meus pecados, como vós sofrestes pelos nossos, a fim de que, crucificando minhas paixões e concupiscências na Cruz de Cristo, levando-a pelo caminho de minha vida, caminhando em direção ao Senhor e perseverando constantemente ao vosso lado, Mãe minha, ao pé da Cruz de vosso Filho, viva sempre e morra contigo, redimido e santificado pelo Sangue preciosíssimo de nosso Redentor. Também vos peço, por vossas dores, que ouças meu pedido nesta Novena e, se convém, concedas-me o que vos peço (...).
Continue a sua novena escolhendo o dia abaixo: