Novena Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Como fazer a Novena:


Preparamos para você a novena em honra ao título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que comemoramos no dia 27 de junho. Entregue-se ao amor de Maria nesses nove dias e deixe Ela vir em seu auxílio. 


A novena é uma oração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que deve ser rezada por nove dias consecutivos em intenção à cura de um amigo, membro da família ou à cura pessoal: 


Inicie a sua novena clicando no dia na sequencia abaixo.

Conta-se que a história de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro teve início com um homem que ganhava a vida como comerciante e roubou a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no século XV. Quis vendê-la em Roma, mas durante a travessia do mar Mediterrâneo, uma violenta tempestade quase fez o navio naufragar.


Em Roma, adoeceu. Depois, arrependido, contou a um amigo sua história e pediu para que devolvesse o ícone a uma Igreja para que pudesse ser venerado pelos fiéis.


A esposa desse amigo não quis devolvê-la. Porém, depois de ficar viúva, uma aparição de Nossa Senhora para sua filha de seis anos mudou os rumos da história. Ela apareceu dizendo para que o quadro fosse colocado na Igreja de São Mateus, situada entre as basílicas de Santa Maria Maior e São João de Latrão, sob o título de Perpétuo Socorro.


No dia 27 de março de 1499, o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, ficando lá por mais de 300 anos. No século XVIII, quando a igreja foi destruída pela invasão dos franceses, os Agostinianos que guardavam a obra, levaram-na para um lugar oculto onde ficou esquecida por 30 anos. Porém, um monge agostiniano que tinha muita devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, antes de morrer, contou a história da imagem e da devoção a um coroinha, que tempos depois se tornou padre Redentorista.


Depois de um período, os Redentoristas compraram uma área para construir a Casa Mãe da Congregação e o jovem padre ajudou a reencontrar o ícone. Com isso, no início de 1866, o Papa Pio IX entregou a imagem aos Redentoristas, recomendando: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”. Hoje podemos encontrá-la em Roma na Igreja Santo Afonso e Ligório. Foram feitas, então, muitas cópias do ícone e assim foi difundida por todas as partes do mundo a devoção à Imaculada sob

o título de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Reflexão:

No ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nota-se olhar significante de Maria, isto é, o seu olhar está direcionado a quem olha o quadro e, ao mesmo tempo, a sua cabeça indica seu Filho Jesus. 


Deve-se observar a sandália do Menino que está desatada e mostra seu pé. Conforme a tradição oriental, mostrar a planta do pé é dizer que se é homem. Assim, esta cena indica que Jesus mostra a planta do seu pé para dizer que ele é verdadeiramente homem.


Outro ponto importante a se observar, se refere às cores das vestes e seus significados. No quadro Maria se veste com túnica vermelha e manto azul. E o Menino se veste de túnica verde com faixa vermelha e manto ocre. 


Na simbologia oriental, o verde e o vermelho significam divindade. O azul e o ocre significam humanidade.


Deus abençoe.


Fonte: Milícia da Imaculada