Dia 25 de Setembro de 2024 - Quarta-feira
25ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Antífona de Entrada
A salvação do povo sou eu, diz o Senhor: de qualquer tribulação em que clamarem por mim, eu os ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Oração da Coleta
Ó Deus, que resumistes toda sagrada lei no amor a vós e ao próximo, concedei-nos que, observando os vossos mandamentos, mereçamos chegar à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos
1ª Leitura: Pr 30,5-9
Leitura do livro dos Provérbios:
5A Palavra de Deus é comprovada. Ele é um escudo para os que nele se abrigam. 6Não acrescentes nada às suas palavras, para que ele não te repreenda e passes por mentiroso! 7Duas coisas eu te pedi; não mas recuses, antes de eu morrer: 8afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. 9Não aconteça que, saciado, eu te renegue e diga: “quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: Sl 119,29.72.89.101.104.163 (R: 105a)
Vossa Palavra é uma luz para os meus passos!
Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei quanto um presente!
A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
É eterna, ó Senhor, vossa palavra, ela é tão firme e estável quanto o céu.
De todo mau caminho afasto os passos, para que eu siga fielmente as vossas ordens.
De vossa lei eu recebi inteligência, por isso odeio os caminhos da mentira.
Eu odeio e detesto a falsidade, porém amo vossas leis e mandamentos!
Evangelho: Lc 9,1-6
Aleluia, aleluia, aleluia.
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
Naquele tempo, 1Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios e para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar os enfermos. 3E disse-lhes: “Não leveis nada para o caminho: nem cajado nem sacola nem pão nem dinheiro nem mesmo duas túnicas. 4Em qualquer casa onde entrardes, ficai aí; e daí é que partireis de novo. 5Todos aqueles que não vos acolherem, ao sairdes daquela cidade, sacudi a poeira dos vossos pés, como protesto contra eles”. 6Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e fazendo curas em todos os lugares.
Palavra da Salvação.
Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a compreender que tua paixão e morte fazem parte de tua opção de fidelidade ao Reino de Deus.
Sobre as Oferendas
Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios
os bens em que pela fé acredita. Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Promulgastes, Senhor, os vossos preceitos para se cumprirem fielmente.
Fazei que os meus passos sejam firmes na observância dos vossos mandamentos. (Sl 118,4-5).
Depois da Comunhão
Sustentai, Senhor, com o auxílio da vossa graça, aqueles que alimentais nos sagrados mistérios,
para que os frutos de salvação, que recebemos neste sacramento, se manifestem em toda a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor.