Dia 25 de Outubro de 2024 - Quarta-feira
SANTO ANTÔNIO GALVÃO PRESBÍTERO
(Branco, Prefácio Comum ou dos Pastores - Ofício da Memória)
Antífona de Entrada
Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentarão com clarividência
e sabedoria (Jr 3,15).
Oração da Coleta
Deus, Pai de misericórdia, que fizestes do santo Antônio de Santana Galvão um instrumento de caridade e de paz, concedei-nos, por sua intercessão, promover sempre a verdadeira concórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos
1ª Leitura: Ef 4,1-6
Leitura da carta de são Paulo aos Efésios:
Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: Sl 24,1-2.3-4ab.5-6 (R: 6)
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração”. - Quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.
Evangelho: Lc 12,54-59
Aleluia, aleluia, aleluia.
Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelastes os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas
Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares até o último centavo”.
Palavra da Salvação.
Oração
Senhor Jesus, liberta-me do jugo que o pecado me impôs. Desta forma, me verei livre do peso que me mantém encurvado, impedindo-me de caminhar ereto para junto de ti.
Sobre as Oferendas
Fazei, Senhor, que possamos servir ao vosso altar com plena liberdade de espírito,
para que estes mistérios que celebramos nos purifiquem de todo o pecado.
Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
O Senhor vela sobre os seus fiéis, sobre aqueles que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas, para os alimentar no tempo da fome. (Sl 32, 18-19).
Depois da Comunhão
Concedei, Senhor, que a participação nos mistérios celestes nos faça progredir na santidade,
nos obtenha as graças temporais e nos confirme nos bens eternos.
Por Cristo nosso Senhor.