Dia 24 de Maio de 2024 - Sexta-feira
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde - ofício do dia)
Antífona de Entrada
Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração por vosso auxilio rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6).
Oração da Coleta
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais e praticar, em palavras e ações, o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
1ª Leitura: Tg 5,9-12
Leitura da carta de são Tiago:
9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu - pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo. 12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: Sl 103,1-4.8-9.11-12 (R: 8a)
O Senhor é indulgente, é favorável.
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade;
da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo.
Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.
Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
Evangelho: Mc 10,1-12
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vossa Palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Jo 17,7).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
Palavra da Salvação.
Oração
Pai, concede-me o Espírito que me dá forças para enfrentar e vencer o mundo, e manter-me fiel a teu Filho Jesus.
Sobre as Oferendas
Concedei, Senhor, que celebremos dignamente estes divinos mistérios, de modo que os dons oferecidos para vossa glória sejam para nós fonte de salvação eterna. Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Cantarei todas as vossas maravilhas. Quero alegrar-me e exultar em Vós.
Cantarei ao vosso nome, ó Altíssimo. (Sl 9,2-3)
Depois da Comunhão
Nós Vos pedimos, Deus todo-poderoso, que este sacramento de salvação seja para nós penhor seguro de vida eterna. Por Cristo nosso Senhor.