Dia 22 de Maio de 2024 - Quarta-feira
7ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde - ofício do dia)
Antífona de Entrada
Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração por vosso auxilio rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Sl 12,6).
Oração da Coleta
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais e praticar, em palavras e ações, o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
1ª Leitura: Tg 4,13-17
Leitura da carta de são Tiago
Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: 'Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro'. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida, amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece. 15Em vez de dizer: 'Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo', 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal.17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: Sl 49,2-3.6-7.8-10.11 (R: Mt 5,3)
Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos Céus!
Ouvi isto, povos todos do universo, muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
Por que temer os dias maus e infelizes, quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas e se gloriam na abundância de seus bens?
Ninguém se livra de sua morte por dinheiro nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites e garantir-lhe uma existência imortal.
Morrem os sábios e os ricos igualmente; morrem os loucos e também os insensatos, e deixam tudo o que possuem aos estranhos.
Evangelho: Mc 9,38-40
Aleluia, aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”.
39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.
Palavra da salvação.
Oração
Espírito de iluminação, ensina-me e recorda-me todos os ensinamentos do Mestre Jesus, para que eu possa vivê-los com mais fidelidade.
Sobre as Oferendas
Concedei, Senhor, que celebremos dignamente estes divinos mistérios, de modo que os dons oferecidos para vossa glória sejam para nós fonte de salvação eterna. Por Cristo nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Cantarei todas as vossas maravilhas.
Quero alegrar-me e exultar em Vós.
Cantarei ao vosso nome, ó Altíssimo. (Sl 9,2-3).
Depois da Comunhão
Protegei, Senhor, o vosso povo, que saciastes nestes divinos mistérios, e fazei-nos passar da antiga condição do pecado à vida nova da graça. Por Cristo nosso Senhor.