Dia 28 de Fevereiro de 2025 - Sexta-feira
7ª Semana do Tempo Comum
(verde, ofício do dia)
Antífona de Entrada
Confiei no vosso amor, Senhor. Meu coração por vosso auxílio rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! (Cf. Sl 12, 6)
Oração da Coleta
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, meditar sempre as realidades espirituais, e praticar em palavras e ações o que vos agrada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — Eclo 6, 5-17
Leitura do Livro do Eclesiástico
5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações.6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil.7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele.8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição.9Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar.10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade.11Quando fores bem sucedido, ele será como teu iguale, sem cerimônia, dará ordens a teus criados.12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos.14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro.15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável.16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo.17Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial — Sl 118(119), 12. 16. 18. 27. 34. 35 (R. 35a)
Guiai-me pela estrada do vosso ensinamento!
Ó Senhor, vós sois bendito para sempre; os vossos mandamentos ensinai-me!
Minha alegria é fazer vossa vontade eu não posso esquecer vossa palavra.
Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!
Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.
Guiai meus passos no caminho que traçastes, pois só nele encontrarei felicidade.
Evangelho — Mc 10, 1-12
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! (Cf. Jo 17, 17ba)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.
Palavra da salvação.
Oração
Espírito de renúncia, liberta meu coração diante dos bens deste mundo, para que eles não se tornem um empecilho para a minha salvação.
Sobre as Oferendas
Senhor, ao celebrarmos com reverência vossos mistérios, nós vos suplicamos, que o sacrifício oferecido em vossa honra nos seja útil para a salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Senhor, de coração vos darei graças, as vossas maravilhas cantarei! Em vós exultarei de alegria, cantarei ao vosso nome, Deus Altíssimo! (Cf. Sl 9, 2-3)
Ou:
Senhor, eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. (Jo 11, 27)
Depois da Comunhão
Deus todo-poderoso, concedei-nos em plenitude a salvação eterna, cujo penhor recebemos neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.