Liturgia Diária 14 de Fevereiro

Dia 14 de Fevereiro de 2025 - Sexta-feira

São Cirilo, Monge e São Metódio, Bispo

(Branco – Ofíc memoria , Missa própria, Glória, pf. dos Santos.)



Antífona de Entrada

Estes são homens santos, que se tornaram amigos de Deus, gloriosos arautos da verdade divina.


Oração da Coleta

Ó Deus, pelos Santos irmãos Cirilo e Metódio, concedestes a luz da verdade aos povos eslavos; dai-nos acolher em nossos corações as palavras da vossa doutrina, e fazei de nós um povo unido na verdadeira fé e no fiel testemunho do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos

.

Primeira Leitura — Gn 3, 1-8

Leitura do Livro do Gênesis

1A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: “É verdade que Deus vos disse: ‘Não comereis de nenhuma das árvores do jardim?’” 2E a mulher respondeu à serpente: “Do fruto das árvores do jardim, nós podemos comer. 3Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus nos disse: ‘Não comais dele nem sequer o toqueis, do contrário, morrereis’”.

4A serpente disse à mulher: “Não, vós não morrereis. 5Mas Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal”. 6A mulher viu que seria bom comer da árvore, pois era atraente para os olhos e desejável para obter conhecimento. E colheu um fruto, comeu e deu também ao marido, que estava com ela, e ele comeu.

7Então, os olhos dos dois se abriram; e, vendo que estavam nus, teceram tangas para si com folhas de figueira. 8Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava pelo jardim à brisa da tarde, Adão e sua mulher esconderam-se do Senhor Deus no meio das árvores do jardim.

Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial — Sl 31(32), 1-2. 5. 6. 7 (R. cf. 1a)

Feliz aquele cuja falta é perdoada!


Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!


Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.


Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.


Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.


Evangelho — Mc 7, 31-37

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! (Cf. At 16, 14b)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo Marcos 

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

Palavra da salvação.


Oração

Espírito de universalidade, sensibiliza meu coração para acolher os apelos que me vêm da humanidade sofredora, para a qual devo ser testemunha do Reino.


Sobre as Oferendas

Acolhei, Senhor, os dons que vos apresentamos na comemoração dos Santos Cirilo e Metódio; concedei que se tornem sinais de uma nova humanidade, reconciliada convosco na caridade e no amor. Por Cristo, nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Os discípulos partiram para pregar o Evangelho. O Senhor os ajudava e confirmava a sua palavra pelos sinais que a acompanhavam. (Cf. Mc 16, 20)


Depois da Comunhão

Ó Deus, Pai de todas as nações, que nos fizestes herdeiros do eterno banquete e participantes de um único pão e um só Espírito, concedei-nos benigno, na comemoração dos Santos Cirilo e Metódio, que a multidão de vossos filhos, perseverando na mesma fé, edifique um único reino de justiça e de paz. Por Cristo, nosso Senhor.