Liturgia Diária 10 de junho

 Dia 10 de Junho de 2024 - Segunda-feira

10ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde - ofício do dia)



Antífona de Entrada

O Senhor é minha luz e salvação, de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei? São eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem (Sl 26,1s)

 

Oração da Coleta

Ó Deus, fonte de todo bem, atendei ao nosso apelo e fazei-nos, por vossa inspiração, pensar o que é certo e realizá-lo com vossa ajuda. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1 Rs 17,1-6

Leitura do primeiro livro dos Reis: 

Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: "Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!" 

2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3"Parte daqui e toma a direção do oriente. 

Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. 

E eu ordenei aos corvos que te dêem alimento". 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, 

e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte do Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 121,1-8 (R: 2)

Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!


Eu levanto os meus olhos para os montes: de onde pode vir o meu socorro? 

"Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!"


Ele não deixa tropeçarem os meus pés, e não dorme quem te guarda e te vigia. Oh! Não! 

Ele não dorme nem cochila, aquele que é o guarda de Israel!


O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, é uma sombra protetora à tua direita. Não vai ferir-te o sol durante o dia, nem a lua através de toda a noite.


O Senhor te guardará de todo o mal, ele mesmo vai cuidar da tua vida! Deus te guarda na partida

e na chegada. Ele te guarda desde agora e para sempre!


Evangelho: Mt 5,1-12

Aleluia, aleluia, aleluia.

Alegrai-vos, vós todos, porque grande há de ser a recompensa nos céus que 

um dia tereis! (Mt 5,12)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

Naquele tempo: 1Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los:  3"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

Palavra da Salvação.


Oração

Pai, tu exiges respeito mútuo entre homens e mulheres. Não permitas jamais que a cupidez e a malícia do mundo tomem conta do meu coração.


Sobre as Oferendas

Olhai com bondade, Senhor, para os dons que apresentamos ao vosso altar, fazei que esta oblação Vos seja agradável e aumente em nós a caridade. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Sois minha rocha, meu refúgio e salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga! (Sl 17,3)


Depois da Comunhão

Nós Vos pedimos, Senhor, que a ação santificadora deste sacramento nos liberte das más inclinações

e nos conduza a uma vida santa. Por Cristo nosso Senhor.

<<< Anterior

Próximo >>>