Dia 10 de Agosto de 2026 - Segunda-feira
São Lourenço, Diácono e Mártir, Festa
(Vermelho. Ofício da festa, pf. dos mártires)
Antífona da entrada
Este é São Lourenço que se entregou pelos pobres; por isso, mereceu sofrer o martírio e subir com alegria para junto do Senhor Jesus Cristo.
Oração da Coleta
Ó Deus, o diácono São Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ele ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Primeira Leitura — 2Cor 9, 6-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, 6“Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”.
8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”.
10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.
Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial — Sl 111(112), 1-2. 5-6. 7-8. 9 (R. 5a)
Feliz o homem caridoso e prestativo.
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.
Evangelho — Jo 12, 24-26
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8, 12bc)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠ segundo João
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.
Palavra da Salvação.
Antífona do Ofertório
Diante dele vão a glória e a majestade, e o seu templo, que beleza e esplendor! (Cf. LH: Sl 95, 6)
Opcional:
Minha oração é pura; por isso, peço que a minha súplica seja atendida no céu, porque lá está o meu juiz que me conhece intimamente: ele está nas alturas. Eleve-se, pois, até o Senhor a minha oração. (Cf. MRQ: Jo 16, 20)
Sobre as Oferendas
Senhor, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos com alegria na festa de São Lourenço, e concedei que elas contribuam para a nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da Comunhão
Aquele que me serve, siga-me; e onde eu estiver, estará também o meu servidor, diz o
Senhor. (Cf. Jo 12, 26)
Depois da Comunhão
Senhor, alimentados com vossos dons sagrados, nós vos pedimos humildemente que, ao prestar-vos o devido culto na festa de São Lourenço, sintamos crescer em nós os frutos da vossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.