Pastoral da Sobriedade

Pastoral da Sobriedade


A Pastoral da Sobriedade, organismo da CNBB que visa dentre outras coisas, à PREVENÇÃO, INTERVENÇÃO, RECUPERAÇÃO, REINSERÇÃO FAMILIAR do dependente químico. Além de lidarmos com o mal do século que são as DROGAS, trabalhamos também em cima de outras dependências como: manias, álcool, condicionamentos, vícios em geral, jogos, depressão, pecado. 

É importantíssimo que o CO-DEPENDENTE que são os amigos e familiares, participe das reuniões dos Grupos de AUTO AJUDA. A Pastoral segue um PROGRAMA DE VIDA NOVA, que se compõe em 12 PASSOS, os quais são baseados na BÍBLIA: ADMITIR, CONFIAR, ENTREGAR, ARREPENDER-SE, CONFESSAR, RENASCER, REPARAR, PROFESSAR A FÉ, ORAR E VIGIAR, SERVIR, CELEBRAR e FESTEJAR, cada um na sua ordem, dado semanalmente.


O que é Pastoral da Sobriedade?


A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja Católica na Prevenção e Recuperação da Dependência Química. É uma ação pastoral conjunta que busca a integração entre todas as Pastorais, Movimentos, Comunidades Terapêuticas, Casas de Recuperação para, através da pedagogia de Jesus-Libertador, resgatar e reinserir os excluídos, propondo uma mudança de vida através da conversão.

Pastoral é uma atuação especial da Igreja, diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social. Considerando que 30% da população brasileira está, direta ou indiretamente, ligada ao fenômeno das drogas, que cada vez mais cedo os adolescentes entram em contato com as drogas, carregando consigo, em média, quatro outras pessoas, chamadas de co-dependentes, membros da família e amigos.

A Pastoral da Sobriedade capacita aqueles, que de alguma maneira, se identificam com a causa e desejam lutar pela vida, tornando-se um Agente da Pastoral da Sobriedade.

A PS Nasceu em 1998, na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência química ou não, vícios, manias, compulsões ou pecados.


REUNIÃO:

As Terças-Feiras, 19 horas

Paróquia São Pedro e São Paulo

Rua Pe. Teodoro, 996 Quintino Cunha / Fortaleza 


COORDENAÇÃO:


Juliene e Marcelo

Informações:

Fone: 98786.2916 / 99707.0837

Email: juliene2017.1@gmail.com


Na Internet:

sobriedadefortaleza.blogspot.com


No Rádio: 

FM Dom Bosco, 96,1 Domingo às13:00hs.


A Igreja tem por missão transmitir a palavra do Evangelho que abre para a vida de Deus e de fazer descobrir o Cristo, Palavra de Vida, que oferece um caminho de crescimento humano e espiritual.

A exemplo de seu Senhor, e solidário com seus irmãos na humanidade, a Igreja vem em socorro dos menores e dos mais fracos, cuidando daqueles que estão feridos, fortalecendo aqueles que estão doentes, reforçando a promoção pessoal de cada um.

Por isso, às famílias tocadas pela provação, quero dizer: – – Não se desesperem! – – Ao contrário, – – rezem comigo, – – para que se multipliquem esses bons samaritanos que atuam na estrutura pública. Bem como os grupos de voluntariado, entre os cidadãos comuns e os responsáveis pelo povo, e que se forme assim uma frente compacta que se empenhe sempre mais não só na Prevenção e na Recuperação dos toxicodependentes, como também em denunciar e perseguir legalmente os traficantes da morte e em desbaratar as redes de desagregação moral e social”.

João Paulo II

Símbolos da Pastoral


Significado de cada parte do símbolo da PASTORAL DA SOBRIEDADE!!!

"Apesar de as vezes nos afastarmos dele, sempre seremos seus filhos,
pois nós somos do PAI, um PAI que nunca nos abandona"

Os  12 Passos da Pastoral da Sobriedade


1º ADMITIR

“Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome.” Lc 15, 17 Mesmo na dor e da vergonha, o filho pródigo admite que está no caminho errado. Senhor, ADMITO minha dependência dos vícios e pecados, e que sozinho, não posso vencê-los.  Liberta-me! 


2º CONFIAR

“Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti” Lc 15, 18 Porque eu confio no meu Pai, ele é bom. Jesus, eu confio em ti, ouve o meu clamor.Senhor, CONFIO em Ti, ouve o meu clamor.  Cura-me! 


3º ENTREGAR

Então ele partiu e voltou para seu pai. Diante do amor de Deus o homem se entrega. Ele, por vergonha, talvez nunca mais voltaria, mas ele voltou.Senhor, ENTREGO minha vida, minhas dependências, em tuas mãos. Espero em Ti.  Aceita-me! 


4º ARREPENDER

“Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos.” Lc 15, 20 Deus vem ao encontro do pecador! É um abraço de pai que restaura, traz de novamente a dignidade. Arrepender-se, significa não querer mais viver na vida de pecado. Senhor, ARREPENDIDO de tudo que fiz, quero voltar para a tua graça, para a casa do Pai.  Acolhe-me! 


5º CONFESSAR

“O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho”. 

Lc 15, 21 Senhor, CONFESSO meus pecados, e publicamente, peço teu perdão e o perdão dos meus irmãos.  Absolve-me! 


6º RENASCER

“Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado” No amor, o homem é chamado a ter uma vida nova, de ser um novo pai, uma nova mãe, um novo filho. Deus é carinhoso conosco e faz de nós homens cheios da graça de Deus. Senhor, RENASÇO no teu Espírito para a Sobriedade. O homem velho passou, eis que sou uma criatura nova.  Batiza-me! 


7º REPARAR

“Trata-me como a um de seus empregados.” Senhor, REPARO financeira e moralmente a todos que, na minha dependência, eu prejudiquei. Ajuda-me a resgatar minha dignidade e a confiança dos meus.  Restaura-me! 


8º PROFESSAR A FÉ

 “Na casa do meu pai tem pão com fartura.” É dizer com vida que vivo a partir de hoje, uma nova vida, tendo o meu coração mais perto de Deus. A profissão de fé faz-nos sentir mais irmãos, onde estamos na mesma casa de amor e oração. Senhor, PROFESSO que creio na Santíssima Trindade e peço a ajuda da Igreja, com a interceção de todos os santos.  Instrui-me na Tua Palavra!  


9º ORAR E VIGIAR

Orar e vigiar, para não cair em tentação, pois o mais difícil é perseverar. Nós precisamos de Deus, sozinhos não podemos. A perseverança se dá no caminhar diário, na intimidade com Deus. Senhor, ORANDO e VIGIANDO para não cair em tentação, seremos perseverantes nos Teus ensinamentos.  Dá-me a Tua Paz!


10º  SERVIR

‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés.” Lc 15, 22 Nós não podemos reter nada! De alguma forma, precisamos realizar o querer de Deus que é salvar a todos. Servindo, com Nossa Senhora, queremos fazer dos excluídos o seus escolhidos. Senhor, SERVINDO, a exemplo de Maria, nossa mãe e de todos, queremos, gratuitamente, fazer dos excluídos os nossos preferidos, através da Pastoral da Sobriedade. 


11º CELEBRAR

“Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos.” Lc 15, 23 Se não existir o celebrar tudo fica sem gosto. Todos nós precisamos desses passos para chegarmos cada vez mais perto de Deus, através da celebração da Santa Missa, celebrar é se unir a Cristo. Precisamos dar Cristo que está em nós. Senhor, CELEBRANDO a Eucaristia, em comunidade com os irmãos, teremos força e graça, para perseverarmos nesta caminhada.  Alimenta-nos no Corpo e Sangue de Jesus! 


12º FESTEJAR

Festejarmos a vida nova que Cristo nos deu. Senhor, FESTEJANDO os 12 passos para a Sobriedade Cristã, irmanados com todos, na mesma esperança, por um século sem drogas, queremos partilhar e anunciar Jesus Cristo Redentor, pelo nosso testemunho.

Grupo de Auto Ajuda


Pastoral da Sobriedade Arquidiocese de Fortaleza: 

 

Capela de São Vicente

Rua São Vicente de Paula, 300 Antônio Bezerra 

Segundas-Feiras às 19 horas

Santuário Nossa Senhora da Assunção

Av. Dom Aluísio Lorscheider - Nova assunção  

Terças-Feiras às 19 horas 


Paróquia São Pedro e São Paulo 

Rua Padre Teodoro, 699 - Quintino Cunha

Terças-Feiras às 19 horas 


Paróquia de São José do Ribamar (Centro de Formação Pe. Valdir) 

Av. Santos Dumont, 60 – Centro - Aquiraz - CE 

Terças-Feiras às 19:30 horas 


Paróquia Menino Jesus

Av. Contorno Sul, 42 - Conjunto Industrial Maracanaú - Ce 

Terças-Feiras às 19:30 horas 


Paróquia São José Operário

Conjunto Araturi - Caucaia 

Quartas-Feiras às 19 horas  


Projeto Volta Israel - Casa Santa Maria Madalena 

(Comunidade Católica Shalom): Rua Catão Mamede, 217 - Aldeota 

Quintas-Feiras às 15h 


Área Pastoral São Francisco de Assis (Comunidade Santo Expedito)

Rua Raimundo Cunha, 1397 - Vila Velha Barra do Ceará 

Quintas-Feiras às 19:30 horas


Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres

Centro - Caucaia 

Sextas-Feiras às 19 horas  


Paróquia Jesus, Maria e José 

Rua Sagrado Coração de Jesus, 216 - Centro Beberibe - Ce 

Sábados às 16 horas


Paróquia Nossa Senhora da Penha 

Rua Juscelino Kubitschek, S/N Pq. Santa Fé - Maranguape - CE 

Domingos às 15 horas


Capela Santo Antônio 

Av. Godofredo Maciel - Mondubim 

Domingos - 15:30 horas 

Oração da Sobriedade


Senhor, admito minha dependência. Sei que minha libertação não será imediata. Dependerá da minha perseverança na vivência do Programa de Vida Nova. 

Confio em Ti. Entrego minha vida em Tuas mãos. Arrependido, confesso os meus pecados para renascer no Teu Espírito sendo uma criatura nova.


Quero, reparar os males que causei, professar a fé, orar e vigiar para não cair em tentação. Servir gratuitamente para fazer dos excluídos os preferidos.

Celebrar a Eucaristia com os irmãos por uma vida plena, sem males e sem drogas. Festejar cada dia de sobriedade, só por hoje, graças a Deus. 


Amém. 


"Piedade Redentora de Cristo, dai-nos a Sobriedade." (3x) 


"Sobriedade e Paz, só por hoje, graças a Deus."