A vocação é dom de Deus para a realidade humana. Deus sempre chama pessoas para o serviço do seu Reino no mundo e na Igreja. A resposta vem do ser humano diante do chamado.
Agosto, mês das vocações. Eu gostaria de refletir com vocês sobre o chamado fundamental do cristão que o Apóstolo Paulo define bem: “Portanto, se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. O que era antigo passou; eis que tudo se fez novo.” (2Cor 5,17).
Paulo deixa claro que a vocação do cristão consiste, antes de tudo, em reconhecer essa nova vida que Jesus adquiriu para nós e nos doou no batismo. Somente assim é possível experimentar na fé que nossa verdadeira pátria é o céu! (cf. Fl 3,20). Quando vivemos nossa vocação cristã, “buscamos as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus” (cf. Cl 3,1).
A grande crise de fé de nosso tempo resulta, em última análise, do fato de que muitas pessoas batizadas não acreditam realmente que são “filhas de Deus” e, portanto, também “herdeiras de Deus e coerdeiras de Cristo” (cf. Rm 8,16-17).
Um outro aspecto do chamado fundamental cristão consiste no mandato do Ressuscitado: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar a tudo o que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20). Esse mandato é parte essencial do cristão. Já pude constatar inúmeras vezes como a fé pessoal definha, quando Cristo não é testemunhado e anunciado. Do contrário, a alegria e a força da fé crescem quando esse mandato é observado.
Caros amigos, o Batismo e a Crisma são portas a todos os bens de salvação da Igreja. Estes sacramentos contêm a vida eterna e capacitam o fiel para o mandato missionário de Jesus. A nossa Obra promove – além dos sacerdotes e dos consagrados que servem a esse mistério de maneira especial – também o apostolado do povo de Deus, das mais variadas maneiras. Seja pela formação de catequistas na América do Sul e na África, seja por retiros para crianças e jovens na Síria e no Líbano ou ainda através do desenvolvimento da missão da Igreja nos meios de comunicação.
Para que o chamado cristão – um verdadeiro presente de Deus para a humanidade – seja uma oportunidade real na vida das pessoas, eu peço a vocês que ajudem com suas orações, com seu testemunho e com sua tão necessária doação.
Pe. Anton Lässer
Assistente Eclesiástico Internacional
Fundação Pontifícia ACN