Santo do Dia 12 abril

Dia 12 abril
São Vítor de Braga e São José Moscati

São Vítor de Braga


Dia 12 abril


São Victor de Braga, natural de Paços, perto de Braga, que no ano de 300, foi um cristão que foi martirizado por se ter recusado participar num cortejo para honrar a deusa Ceres. É comemorado a 12 de Abril.

São Victor foi um santo português, nascido numa aldeia chamada Paços, perto de Braga.

Ele se preparava para o batismo, quando ainda jovem se encontrou com um grupo de pagãos que prestava culto a um ídolo, e que o convidou a participar no culto. O jovem Victor se recusou a isso, confessando a sua fé e preparação para o batismo, tendo então o grupo decidido levar o jovem à presença do governador.


O governador romano Sérgio perguntou a Victor a razão por não adorar o ídolo que o império ordenava e este respondeu que Jesus Cristo era o único digno de adoração, sendo Jesus uma pessoa real e não uma ideia, ao contrário dos ídolos romanos.


São Victor foi então preso numa árvore e martirizado, queimado e decapitado, por volta do ano 300. Ficou para a posterioridade como um exemplo de fé e de conquista sobre as tentações. Os testemunhos da sua vida encontram-se nos escritos de Dom Rodrigo da Cunha, arcebispo de Braga e Lisboa.


São Vitor, rogai por nós!



Oração

Meu Senhor, eu hoje Vos entrego minha falta de coragem, meus medos, minhas inseguranças e tudo o que tem me impedido de prosperar. Pela intercessão de São Vitor, vos peço a graça de que tanto necessito (faça seu pedido). Amém!


Oração do dia

Concedei, ó Deus, que vejamos frutificar em toda nossa vida as graças do mistério pascal, que instituístes na vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São José Moscati


Dia 12 abril


Giuseppe Moscati foi um médico, cientista e professor universitário italiano observado tanto por seu trabalho pioneiro em bioquímica quanto pela sua piedade. Moscati foi canonizado pela Igreja Católica em 1987, sua festa é 12 de abril.

Nascimento: 25 de julho de 1880, Benevento, Itália

Falecimento: 12 de abril de 1927, Nápoles, Itália

José Moscati era de uma família ilustre e muito rica. Seu pai, Francisco, era presidente do Tribunal de Justiça e sua mãe, Rosa de Luca, pertencia à nobreza. Ele nasceu na cidade de Benevento, Itália, no dia 25 de julho de 1880, e foi batizado em casa num dia de festa, a de santo Inácio de Loyola.


Em 1884, seu pai foi promovido e mudou-se para Nápoles com a família. Lá, o pequeno José fez seu primeiro encontro com Jesus eucarístico, aos oito anos. Naquele dia, foram lançadas as bases de sua vida eucarística, um dos segredos da sua santidade. Devoto de Maria e da Eucaristia, com apenas dezessete anos obrigou-se ao voto de castidade perpétua. Ativo participante da vida paroquial, participava da missa e comungava diariamente. Sua generosidade e caridade eram dedicadas aos pobres e doentes, especialmente aos incuráveis.


Quando seu irmão Alberto passou a sofrer de epilepsia, José passava várias horas cuidando dele. Foi então que decidiu seguir os estudos de medicina. No ambiente universitário, Moscati destacou-se pelo cuidado e empenho e, em 1903, recebeu doutorado de medicina com uma tese brilhante. Desde então, a universidade, o hospital e a Igreja se tornaram um único campo para suas atividades. Tornou-se médico do Hospital dos Incuráveis, onde logo ganhou admiração e o prestígio no domínio científico. Mas o luto atingiu Moscati, quando, em 1904, seu irmão Alberto morreu.


A reputação de Moscati como mestre e médico era indiscutível. Por isso foi nomeado, oficialmente, médico responsável da terceira ala masculina do Hospital dos Incuráveis, justamente a ala daqueles doentes pelos quais ele se empenhava e trabalhava com afinco.


No dia 12 de abril de 1927, como de hábito, depois de ter participado da missa e recebido Cristo eucarístico, foi para o hospital. Voltou para casa à tarde e, enquanto atendia os pacientes, sentiu-se mal e pouco depois morreu serenamente. A notícia de sua morte espalhou-se imediatamente e a dor se espalhou pela cidade.


No dia 16 de novembro de 1975, o papa Paulo VI proclama José Moscati bem-aventurado. A devoção a Moscati vai aumentando cada dia mais. As graças obtidas por sua intercessão são muitas.


De 1o. a 30 de outubro de 1987, em Roma, houve a VII Assembléia do Sínodo dos Bispos, cujo tema era: "Vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, vinte anos após o Concílio Vaticano II". José Moscati foi um leigo que cumpriu sua missão na Igreja e no mundo. No Sínodo, após longos exames, a Igreja comunicou que ele seria canonizado, como um homem de fé e caridade, que assistia e aliviava os sofrimentos dos incuráveis.


No dia 25 de outubro de 1987, na praça São Pedro, em Roma, o papa João Paulo II colocou, oficialmente, José Moscati entre os santos da Igreja.

Sua festa litúrgica foi indicada para o dia 12 de abril. Seu corpo repousa na igreja do Menino Jesus, em Nápoles, Itália.


São José Moscati, rogai por nós!



Fonte:

paulinas.org.br