Terço de São Miguel

Terço de São Miguel


Você já rezou o Terço de São Miguel?

Este Terço em particular foi supostamente ensinado pelo próprio Arcanjo Miguel durante uma revelação privada à freira carmelita portuguesa Antónia de Astónaco.


Antónia de Astónaco relatou que o Arcanjo Miguel a tinha incitado a honrar a Deus e a todos os anjos, recitando nove invocações especiais, uma para cada um dos coros celestes, juntamente com o Pai Nosso e uma sequência de Ave-Marias.


Assim nasceu o Rosário de São Miguel Arcanjo, que garante o apoio dos anjos para si e para os seus entes queridos, e depois da morte, a libertação do purgatório para a pessoa em cujo favor o Rosário é recitado.


Em 1851, o Papa Pio IX aprovou esta oração e concedeu uma série de indulgências àqueles que recitaram a capela:


Indulgência parcial para aqueles que recitam este Rosário com um coração contrito;

Indulgência parcial para aqueles que usam o Terço de São Miguel Arcanjo e beijam a medalha dos Santos Anjos que dele pendem;

Indulgência plena para aqueles que recitam o Terço de São Miguel Arcanjo uma vez por mês, desde que no dia escolhido para a devoção demonstrem verdadeira contrição, e rezem segundo as intenções do Sumo Pontífice (exaltação da Igreja Católica, propagação da fé, eliminação da heresia, conversão dos pecadores, verdadeira concórdia entre as nações);

Indulgência plena para aqueles que recitam o Terço nas festas da Aparição de São Miguel Arcanjo 

(8 de Maio); nas festas dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael (29 de Setembro) e na Festa dos Anjos da Guarda (2 de Outubro).


Capela de São Miguel Arcanjo

A Capela Angélica de São Miguel Arcanjo é composta por nove partes, cada uma delas composta de três contas para as Ave Marias e uma para o Pai Nosso. 

Abaixo da cruz estão quatro contas que simbolizam os quatro Pais Nossos a serem recitados após a invocação aos nove coros angélicos em honra dos quatro Arcanjos e do Anjo da Guarda.

A medalha pendente retrata de um lado São Miguel Arcanjo derrotando o diabo, como vemos frequentemente nas estátuas de São Miguel Arcanjo, do lado oposto, o Anjo da Guarda. 

Na verdade, uma das características deste Terço é que ele é muito poderoso para expulsar o Diabo e proteger o portador de suas tentações e armadilhas.


Aqui está como rezar o Terço de São Miguel:


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.


Ó Deus, vinde em nosso auxílio. Senhor, socorrei-nos e salvai-nos.

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém.



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Pai Nosso, três Ave Marias 



Ao final, reza-se:

Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.

Pai Nosso em honra de São Gabriel.

Pai Nosso em honra de São Rafael.

Pai Nosso em honra do nosso Anjo da Guarda.


Oração final:

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus.

Amém.


Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.

Para que sejamos dignos de suas promessas.


Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Amém.