Liturgia Diária 30 de Setembro

Dia 30 de Setembro de 2023 - Sábado

SÃO JERÔNIMO PRESBÍTERO E DOUTOR

(Branco, Pref Comum ou dos Pastores - Ofício da Memória)



Antífona de Entrada

Que as palavras da Escritura estejam sempre em teus lábios, para que, meditando-as dia e noite, te esforces para realizar tudo aquilo que ensinam, e terá sentido e valor a tua vida (Js 1,8).


Oração do dia

Ó Deus, que destes ao presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1ª Leitura: Zc 2,5-9.14-15a 

Leitura da profecia de Zacarias: 

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.
7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl (Jr) 31,10.11-12ab.13 (R: 10d)

O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.


Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!


Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:


Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.


Evangelho: Lc 9,43b-45

Aleluia, aleluia, aleluia.

Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida 

imperecíveis (2Tm 1,10).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Palavra da Salvação.


Oração

Espírito do bem, torna-me instrumento da ação misericordiosa do Pai, na história humana, de modo a ser capaz de neutralizar as forças do mal.


Sobre as Oferendas

Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios

os bens em que pela fé acredita. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Promulgastes, Senhor, os vossos preceitos para se cumprirem fielmente.

Fazei que os meus passos sejam firmes na observância dos vossos mandamentos. (Sl 118,4-5).


Depois da Comunhão

Sustentai, Senhor, com o auxílio da vossa graça, aqueles que alimentais nos sagrados mistérios,

para que os frutos de salvação, que recebemos neste sacramento, se manifestem em toda a nossa vida.

Por Cristo nosso Senhor.