Liturgia Diária 30 de Agosto

Dia 30 de Agosto de 2023 - Quarta-feira

21ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde - ofício do dia)



Antífona da entrada

Inclinai, Senhor, o vosso ouvido e escutai-me, salvai, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro (Sl 85,1s).

 

Oração do dia 

Ó Deus, que unis os corações dos vossos fiéis num só desejo, dai ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos os nossos corações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: 1Ts 2,9-13 

Leitura da primeira carta de são Paulo ao Tessalonicenses: 

9Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos nossos trabalhos e fadigas. Trabalhamos dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vós. Foi assim que anunciamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de quão santo, justo, irrepreensível foi o nosso proceder para convosco, os fiéis. 11Bem sabeis que, como um pai a seus filhos, 12nós exortamos a cada um de vós e encorajamos e insistimos, para que vos comporteis de modo digno de Deus, que vos chama ao seu reino e à sua glória. 13Por isso agradecemos a Deus sem cessar por terdes acolhido a pregação da Palavra de Deus, não como palavra humana, mas como aquilo que de fato é: Palavra de Deus, que está produzindo efeito em vós que abraçastes a fé.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl: 139,7-8.9-10.11-12ab. (R: 1a)

Senhor, vós me sondais e me conheceis!

 

Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.


Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.


Se eu pensasse: “A escuridão venha esconder-me e que a luz ao meu redor se faça noite!” Mesmo as trevas para vós não são escuras, a própria noite resplandece como o dia.


Evangelho: (Mt 23,27-32)

Aleluia, aleluia, aleluia.

O amor de Deus se realiza em todo aquele que guarda sua Palavra fielmente (1Jo 2,5).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

Naquele tempo, disse Jesus: 27“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! 28Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. 29Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, 30e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas’. 31Com isso, con­fessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. 32Com­pletai, pois, a medida de vossos pais!”

Palavra da salvação.


Sobre as Oferendas

Senhor, que, pelo único sacrifício da cruz, formastes para Vós um povo de adoção filial,

concedei à vossa Igreja o dom da unidade e da paz. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Encheis a terra, Senhor, com o fruto das vossas obras.

Da terra fazeis brotar o pão e o vinho que alegra o coração do homem. (Sl 103, 13-15)


Depois da Comunhão

Realizai plenamente em nós, Senhor, a ação redentora da vossa misericórdia e fazei-nos tão generosos e fortes que possamos agradar-Vos em toda a nossa vida. Por Cristo nosso Senhor.