Liturgia Diária 23 de Setembro

Dia 23 de Setembro de 2023 - Sábado

SÃO PIO DE PIETRELCINA PRESBÍTERO

(branco, pref. comum ou dos santos – ofício da memória)



Antífona de Entrada

Eu vos darei pastores segundo o meu coração, que vos conduzam com inteligência e 

sabedoria (Jr 3,15).


Oração do dia

Ó Deus, que enriquecestes são Pio de Pietrelcina com o espírito de verdade e de amor para apascentar o vosso povo, concedei-nos, celebrando sua festa, seguir sempre mais o seu exemplo, sustentados por sua intercessão. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


1ª Leitura:1Tm 6,13-16

Leitura da primeira carta de são Paulo a Timóteo: 

Caríssimo, 13diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo. 15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Sl 100, 2.3.4.5 (R: 2c)

Com canto apresentai-vos diante do Senhor!


Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!


Sabei que o Senhor, só ele é Deus. Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.


Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome


Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente.


Evangelho: Lc 8,4-15

Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que observam a Palavra do Senhor de reto coração e que produzem muitos frutos, 

até o fim perseverantes!


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Lucas

Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. 11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto com sua perseverança”.


Palavra da Salvação.


Oração

Senhor Jesus, eu quero seguir-te com sinceridade, com o único desejo de aderir ao Reino por ti anunciado e fazer-me teu discípulo.


Sobre as Oferendas

Ouvi, Senhor, com bondade as nossas súplicas e recebei estas ofertas dos vossos fiéis,

para que os dons oferecidos por cada um de nós, para glória do vosso nome,

sirvam para a salvação de todos. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Como é admirável, Senhor, a vossa bondade! 

À sombra das vossas asas se refugiam os homens. (Sl 35,8).


Depois da Comunhão

Concedei, Senhor, que este sacramento celeste nos santifique totalmente a alma e o corpo,

para que não sejamos conduzidos pelos nossos sentimentos, mas pela virtude vivificante do vosso Espírito. Por Cristo nosso Senhor.