Liturgia Diária 22 de Fevereiro

Dia 22 de Fevereiro de 2024 - Quinta-feira

CÁTEDRA DE SÃO PEDRO

(branco, glória, prefácio dos apóstolos, ofício da festa)



Antífona de Entrada

O Senhor disse a Simão Pedro: Eu rezei por ti, para que a tua fé não se apague. E tu, por uma vez convertido, fortalece teus irmãos (Lc 22,32).

 

Oração da Coleta

Concedei, ó Deus onipotente, que não sejam abalados por nenhuma perturbação aqueles que edificastes sobre pedra apostólica confissão de fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1 Pd 5,1-4 

Leitura da primeira carta de são Pedro: 

Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.

Palavra do Senhor.


Salmo Responsorial: Sl 23,1-3a.3b-4.5.6 (R: 1)

O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.


O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.


Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!


Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.


Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

 

Evangelho: Mt 16,13-19

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!

Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não 

rão derrotá-la (Mt 16,18)

Louvor e glória a ti, Senhor, Cristo, Palavra de Deus!

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Palavra da salvação.


Oração

Espírito de fé no testemunho apostólico, como Pedro, faze-me sensível para acolher a revelação do Pai e reconhecer Jesus como "o Cristo de Deus".


Sobre as Oferendas

Recebei, Senhor, este sacrifício, com o qual iniciamos solenemente a Quaresma, e fazei que, pela penitência e pela caridade, nos afastemos do caminho do mal, a fim de que, livres de todo o pecado,

nos preparemos para celebrar fervorosamente a paixão de Cristo, vosso Filho.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.


Antífona da Comunhão

Aquele que medita dia e noite na lei do Senhor dará fruto a seu tempo. (Sl 1, 2-3).


Depois da Comunhão

Senhor, fazei que este sacramento nos leve a praticar o verdadeiro jejum, que seja agradável a vossos olhos e sirva de remédio aos nossos males. Por Cristo nosso Senhor.


Oração de bênção sobre o povo

Para a despedida, o sacerdote, de pé, voltado para o povo, abre os braços e diz:

O Senhor esteja convosco. O povo responde: 

Ele está no meio de nós. O diácono, ou na sua falta, o sacerdote, exorta os fiéis com estas palavras: Inclinai-vos para receber a bênção. Em seguida, o sacerdote, estendendo as mãos sobre o povo, diz esta oração:


Infundi, Senhor, o espírito de arrependimento sobre os fiéis que se inclinam diante da vossa divina majestade e fazei que alcancem da vossa misericórdia a recompensa prometida aos penitentes.

Por Cristo nosso Senhor.

A bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. R. Amem.