Liturgia Diária 16 de junho

Dia 16 de Junho de 2023 - Sexta-feira

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

(branco, glória, creio, prefacio próprio - ofício da solenidade)



Antífona de Entrada

Eis os pensamentos do seu coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria (Sl 32,11.19)

 

Oração do dia

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, alegrando-nos pela solenidade do Coração do vosso Filho, meditemos as maravilhas de seu amor e possamos receber, desta fonte de vida, uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

 

1ª Leitura: Dt 7,6-11

Leitura do livro do Deuteronômio: 

Moisés falou ao povo, dizendo:6'Tu és um povo consagrado ao Senhor teu Deus. O Senhor teu Deus te escolheu dentre todos os povos da terra, para seres o seu povo preferido.7O Senhor se afeiçoou a vós e vos escolheu, não por serdes mais numerosos que os outros povos- na verdade sois o menor de todos -8mas, sim, porque o Senhor vos amoue quis cumprir o juramento que fez a vossos pais. Foi por isso que o Senhor vos fez sair com mão poderosa, e vos resgatou da casa da escravidão, das mãos do Faraó, rei do Egito.9Saberás, pois, que o Senhor teu Deus é o único Deus, um Deus fiel, que guarda a aliança e a misericórdia até mil gerações, para aqueles que o amam e observam seus mandamentos; 10mas castiga diretamente aquele que o odeia, fazendo-o perecer; e não o deixa esperar: mas dá-lhe imediatamente o castigo merecido.11Guarda, pois, os mandamentos, as leis e os decretos que hoje te prescrevo, pondo-os em prática.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 103,1-4.6-8.10 (R: 17)

O amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre.


Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome!
Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!

Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vidae te cerca de carinho e compaixão.

O Senhor realiza obras de justiça e garante o direito aos oprimidos; revelou os seus caminhos a Moisés, e aos filhos de Israel, seus grandes feitos.

O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas.


2ª Leitura: 1Jo 4,7-16

Leitura da primeira carta de são João: 

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus.8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor. 9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele.10Nisto consiste o amor:não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filhocomo vítima de reparação pelos nossos pecados.
11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros.12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros,Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós.
13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.14 E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus.16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele.Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

Palavra do Senhor.


Evangelho: (Mt 11,25-30)

Aleluia, aleluia, aleluia. Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei, que sou manso
e humilde de coração (Mt 11,29).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25'Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos.26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado.27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso.30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Palavra da salvação.


Oração

Espírito de solidariedade e partilha, faze-me sensível à lição eucarística da partilha, movendo-me a manifestar minha solidariedade efetiva com os pobres deste mundo.


Sobre as Oferendas

Olhai, Senhor, para o inefável amor do Coração do vosso Filho, fazei que a nossa oferenda Vos seja agradável e sirva de reparação pelos nossos pecados. Por Cristo nosso Senhor.


Prefácio

O imenso amor de Cristo

V. O Senhor esteja convosco.

R. Ele está no meio de nós.

V. Corações ao alto.

R. O nosso coração está em Deus.

V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus.

R. É nosso dever, é nossa salvação.


Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação

dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por nosso Senhor Jesus Cristo.

Elevado sobre a cruz, com admirável amor deu a sua vida por nós e, do seu lado trespassado, fez brotar sangue e água, símbolo dos sacramentos da Igreja, para que todos os homens, atraídos ao Coração aberto do Salvador, possam beber, com alegria, nas fontes da salvação.

Por isso, com os anjos e os santos, proclamamos a vossa glória, dizendo (cantando) numa só voz:

Santo, Santo, Santo.


Antífona da Comunhão

Se alguém tem sede, venha a Mim e beba, diz o Senhor. Se alguém acredita em Mim,

do seu coração brotará uma fonte de água viva. (Jo 7,37-38).


Depois da Comunhão

Fazei, Senhor, que este sacramento do vosso amor nos una sempre mais a Jesus Cristo, vosso Filho,

de modo que, inflamados na caridade, saibamos reconhecê-l’O nos nossos irmãos.

Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.