Liturgia Diária 13 de Abril

Dia 13 de Abril de 2024 - Sábado

2ª SEMANA DA PÁCOA

(branco, ofício DO DIA)



Antífona de Entrada

Povo adquirido por Deus, anunciai os grandes feitos; daquele que vos chamou das trevas à sua luz maravilhosa, aleluia!  (1 Pd 2,9).

 

Oração da Coleta

Ó Deus, pelos mistérios pascais quisestes abrir para vossos fiéis a porta da misericórdia. Olhai para nós e tende compaixão para que, com vossa graça, possamos seguir o caminho da vossa vontade, sem jamais nos desviar nas veredas da vida.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: At 6,1-7

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”. 5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles. 7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 33,1-2.4-5.18-19 (R: 22)

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!


Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!


Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.


O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.


Evangelho: Jo 6,16-21

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ressurgiu Cristo, ó Senhor, que criou tudo; ele teve compaixão da humanidade.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles. 18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

Palavra da Salvação.


Oração

Senhor Jesus, torna cada vez mais verdadeira minha amizade por ti!

 

Sobre as Oferendas

Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmos uma oblação eterna para vossa glória. Por Cristo nosso Senhor.


Prefácio Pascal I-V.


Antífona da Comunhão 

Eu quero, ó Pai, que estejam sempre comigo aqueles que Me deste, para que vejam a minha glória. Aleluia. (Jo 17,24).


Depois da Comunhão

Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor:

o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória aumente sempre a nossa caridade. Por Cristo nosso Senhor.