Liturgia Diária 11 de maio

Dia 11 de Maio de 2024 - Sábado

6ª SEMANA DA PÁSCOA*

(branco - ofício do dia)



Antífona de Entrada

Povo adquirido por Deus, anunciai os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas à luz maravilhosa, aleluia! (1Pd 2,9)

 

Oração da Coleta

Ó Deus, vosso Filho, antes de subir ao céu, se dignou prometer aos apóstolos o Espirito Santo. Nós vos pedimos, assim como lhes concedestes inumeráveis riquezas da sabedoria divina, derramai também sobre nós os dons do mesmo Espirito.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: At 18,23-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, 23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo e atravessou sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Entrementes, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e muito versado

nas Escrituras, chegou a Éfeso. 25Era instruído no caminho do Senhor, falava com fervor de espírito e ensinava com precisão a respeito de Jesus, embora conhecesse somente o batismo de João. 26Começou, pois, a falar na sinagoga com desassombro. Como Priscila e Áquila o ouvissem, levaram-no consigo, e expuseram-lhe mais profundamente o caminho do Senhor. 27Como ele quisesse ir à Acaia, os irmãos animaram-no e escreveram aos discípulos que o recebessem bem. A sua presença (em Corinto) foi, pela graça de Deus, de muito proveito para os que haviam crido, 28pois com grande veemência refutava publicamente os judeus, provando, pelas Escrituras, que Jesus era o Messias.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 47,2-3.8-9.10 (R: 8a)

O Senhor é o grande rei de toda a terra.

 

Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.


Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.


Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

 

Evangelho: Jo 16,23-28

Aleluia, aleluia, aleluia.

aí do Pai e vim para ao mundo, eu deixo o mundo e vou ao Pai (Jo 16,28).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo João.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa. 25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

Palavra da Salvação.


Oração

Espírito do Pai e do Filho, conduze-me a uma fé sincera em ambos, de modo que eu saiba contemplar, no rosto de Jesus, o rosto Pai.


Sobre as Oferendas

Santificai, Senhor, estes dons, que Vos oferecemos como sacrifício espiritual, e fazei de nós mesmos

uma oblação eterna para vossa glória. Por Cristo nosso Senhor.


Prefácio Pascal I-V.


Antífona da Comunhão

Eu quero, ó Pai, que estejam sempre comigo aqueles que Me deste,

para que vejam a minha glória. Aleluia. (Jo 17,24).


Depois da Comunhão

Depois de recebermos estes dons sagrados, humildemente Vos pedimos, Senhor: o sacramento que o vosso Filho nos mandou celebrar em sua memória aumente sempre a nossa caridade.

Por Cristo nosso Senhor.