Liturgia Diária 11 de Fevereiro

Dia 11 de Fevereiro de 2024 - Domingo

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
(verde, gloria, creio - II semana do saltério)



Antífona de Entrada

Sede para mim um Deus protetor e um lugar de refúgio, para me salvar. Porque sois minha força e meu refúgio e, por causa do vosso nome, me guiais e sustentais (Sl 30,3s).


Oração da Coleta

Ó Deus, que prometeis permanecer nos corações sinceros e retos e sinceros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal maneira, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 2R 5,9-14

Leitura do Segundo Livro dos Reis 

Naqueles dias, 9 Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no rio Jordão, que tua carne será curada e ficarás limpo”. 11Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’”. 14Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado. Sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 32,1-2.5.11 (R: 7)

Sois, Senhor, para mim, alegria e refugio.

 

Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!


Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.


Regozijai-vos, ó justos, em Deus, e no Senhor exultai de alegria! Corações retos, cantai jubilosos!


2ª Leitura: 1Cor 10,31-33; 11, 1

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios: 

10,31 Irmãos, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não sejais motivo de tropeço para ninguém – judeus, gregos ou a igreja de Deus –, 33como também eu me esforço por agradar em tudo a todos, buscando não o que é vantajoso para mim, mas o que é vantajoso para o maior número de pessoas, a fim de que sejam salvas.  

11,1Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Palavra do Senhor.

 

Evangelho: Mc 1,40-45.

Aleluia, aleluia, aleluia.

Um grande profeta surgiu, surgiu e entre nós se mostrou; é Deus que seu povo visita, seu povo, 

meu Deus visitou (Lc 7,16).


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

Naquele tempo,40 um leproso aproximou-se de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de purificar-me!” 41Jesus encheu-se de compaixão, e estendendo a mão sobre ele, o tocou, dizendo: “Eu quero, fica purificado”. 42Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. 43Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: 44“Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho”. 45Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar e a divulgar muito este acontecimento, de modo que Jesus já não podia entrar, publicamente, na cidade. Ele ficava fora, em lugares desertos, mas de toda parte vinham a ele.

Palavra da salvação.


Oração

Espírito de plenitude, que eu siga o exemplo de Jesus e faça bem todas as coisas, não me contentando com a mediocridade e a displicência no agir.


Sobre as Oferendas

Concedei, Senhor, que estes dons sagrados nos purifiquem e renovem, para que, obedecendo sempre à vossa vontade, alcancemos a recompensa eterna. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

O Senhor deu-lhes o pão do céu: comeram e ficaram saciados. (Sl 77,29-30).


Depois da Comunhão

Senhor, que nos alimentastes com o pão do céu, fazei que busquemos sempre

aquelas realidades que nos dão a verdadeira vida.Por Cristo nosso Senhor.