Liturgia Diária 06 de Janeiro

Dia 6 de Janeiro de 2024 - Sábado

DEPOIS DA EPIFANIA

(branco, pref. da Epifania - ofício do dia)



Antífona de Entrada

Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, para que recebêssemos a filiação adotiva (Gl 4,4).

 

Oração do dia

Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda de vosso Filho unigênito, vos manifestastes em nova luz. Assim como merecemos que ele participasse de nossa humanidade, nascendo da virgem, possamos também participar de sua vida no reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

 

1ª Leitura: 1Jo 5,5-13 

Leitura da primeira carta de são João

Caríssimos:  5quem é o vencedor do mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? 6Este é o que veio pela água e pelo sangue: Jesus Cristo. (Não veio somente com a água, mas com a água e o sangue.) E o Espírito é que dá testemunho, porque o Espírito é a Verdade. 7Assim, são três que dão testemunho: 8o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes. 9Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior. Este é o testemunho de Deus, pois ele deu testemunho a respeito de seu Filho. 10Aquele que crê no Filho de Deus tem este testemunho dentro de si. Aquele que não crê em Deus faz dele um mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. 13Eu vos escrevo estas coisas a vós que acreditastes no nome do Filho de Deus, para que saibais que possuís a vida eterna.

Palavra do Senhor.

 

Salmo Responsorial: Sl 147B, 12-13.14-15.19-20 (R: 12a)

Glorifica o Senhor, Jerusalém!


Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.


A paz em teus limites garantiu e te dá como alimento a flor do trigo. Ele envia suas ordens para a terra e a palavra que ele diz corre veloz.


Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos, suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

 

Evangelho: Mc 1,7-11 

Aleluia, aleluia, aleluia.

Abram-se os céus, e fez-se ouvir a voz do Pai. Eis meu Filho muito amado, escutai-o, 

todos vós! (Mc 9,7).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.

Naquele tempo, João pregava, dizendo: 7 “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”. [Batismo de Jesus] 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João, no rio Jordão. 10Logo que saiu da água, viu o céu rasgar-se e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado; em ti está meu pleno agrado”.

Palavra da Salvação.


Oração

Senhor Jesus, que eu seja beneficiado por sua ação messiânica, e que o senhorio de Deus seja restaurado no meu coração.


Sobre as Oferendas

Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios

os bens em que pela fé acredita. Por Cristo nosso Senhor.


Antífona da Comunhão

Deus manifestou o seu amor por nós: enviou ao mundo o seu Filho unigénito para 

que n’Ele tenhamos a vida. (1Jo 4, 9)


Depois da Comunhão

Deus de infinita bondade, que vindes ao nosso encontro pela participação neste sacramento,

fazei-nos sentir os seus frutos de santidade, para que o dom recebido nos disponha a recebê-lo cada vez melhor. Por Cristo nosso Senhor.